Uece anula questão sobre Holocausto no vestibular 2024/2

Uece anula questão sobre Holocausto no vestibular 2024/2

Após pressão de entidades israelitas, Universidade do Estado do Ceará (Uece) anula questão que aborda Holocausto; outras duas estão sendo analisadas

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) anulou uma questão da prova do vestibular 2024/2 da instituição. O item 29 da prova de História foi alvo de questionamentos da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que atuou em conjunto com a Sociedade Israelita do Ceará e anunciaram que entrarão com um ofício sobre o tema no Ministério Público do Estado.

A questão foi questionada pelas instituições como “um teste para aferir o nível de antissemitismo” (confira a pergunta abaixo). A resposta apontada como correta dizia que: “O extermínio dos judeus foi uma decisão antieconômica na medida em que sua mão de obra escrava poderia ter sido mais bem explorada pelos alemães”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

uece-anula-questão-29-história-vestibular-2024/2-antissemitismo-holocausto

Em nota, a Conib afirmou que “A resposta à questão 29 ofende e desumaniza, de forma flagrante e irreparável, a memória das vítimas do Holocausto, na medida em que normaliza as atrocidades cometidas contra o povo judeu pelo regime Nazista e aplica um cálculo de custo-benefício para avaliar o genocídio de seis milhões de pessoas”.

Em nota para o Diário do Nordeste, a Uece confirmou a anulação da questão pela Comissão Executiva de Vestibular (CEV), responsável pela execução da prova, após análise.

“A CEV já constatou inconsistência na elaboração dessa questão e, após consultar a banca de elaboração das questões, a CEV concluiu que os itens propostos para análise deixam margem para diversas interpretações e, portanto, nenhuma dessas respostas corresponde à realidade”, afirmou a Uece sobre o caso.

Outras questões em análise

As questões 27 e 35 também estão sendo analisadas pela CEV, e podem ser anuladas. Sobre a questão 27, a Conib afirmou que a pergunta “deturpa de forma maliciosa o texto bíblico” ao tentar “apagar os laços milenares do povo judeu com a Terra de Israel” (veja as questões abaixo).

Já sobre a questão 35, a confederação afirmou que ela “foi construída de maneira tendenciosa e carente de respaldo histórico, distorcendo a definição de Sionismo e instigando preconceitos e estereótipos contra a comunidade judaica”.

A questão 27 também está no caderno de História da prova, enquanto a questão 35 é de Geografia. Segundo o gabarito oficial, divulgado no dia 28 de abril, as respostas certas eram: 27-B e 35-C.

uece-anula-questão-27-história-vestibular-2024/2-antissemitismo-holocausto
uece-anula-questão-35-história-vestibular-2024/2-antissemitismo-holocausto

Estude com o Estratégia Vestibulares!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares mais concorridos do país, nossa plataforma também oferece simulados com questões inéditas, mapas mentais, fórum de dúvidas e aulas com professores especialistas, além de outros diversos benefícios.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Black November Lote 1
Você pode gostar também