Uerj 2023: “Niketche” e “Não me abandone jamais” são as obras de leitura obrigatória do vestibular

Uerj 2023: “Niketche” e “Não me abandone jamais” são as obras de leitura obrigatória do vestibular

Prova será aplicada em dezembro de 2022; veja quais foram as obras obrigatórias escolhidas para o vestibular Uerj 2023

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) divulgou as obras de leitura obrigatória do vestibular Uerj 2023, que seguirá com apenas uma fase de 60 questões objetivas e a produção de uma redação. O vestibular será aplicado em 04 de dezembro de 2022.

Assim como nas últimas edições, a banca escolhe duas obras, sendo uma para a prova de Língua Portuguesa e Literatura, já a outra é para a prova de Redação. Nesta edição, as escolhas da banca são:

Niketche“, de Paulina Chiziane (prova de Língua Portuguesa e Literaturas)

uerj 2023 obras
Resumo: Rami é uma esposa fiel e subserviente. Ela faz o que manda a tradição, mas nem assim consegue ser amada por Tony, com quem é casada há vinte anos. Certo dia, Rami descobre que o marido tem várias amantes – e filhos – por todo o Moçambique, e decide conhecê-las uma a uma. "Eu, Rami, sou a primeira-dama, a rainha mãe. [...] O nosso lar é um polígono de seis pontos. É polígamo. Um hexágono amoroso", diz. A partir desse encontro surpreendente, todas terão suas vidas completamente transformadas."

Não me abandone jamais“, de Kazuo Ishiguro (prova de redação)

uerj 2023 obras
Resumo: Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. No entanto esse internato idílico esconde uma terrível verdade: todos os "alunos" de Hailsham são clones, produzidos com a única finalidade de servir de peças de reposição. Assim que atingirem a idade adulta, e depois de cumprido um período como cuidadores, todos terão o mesmo destino - doar seus órgãos até "concluir". Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.

Como estudar para a Uerj?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Uerj 2023, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Uerj, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Uerj 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Curso Uerj 2022 Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também