O Conselho de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou nesta sexta-feira, 12 de dezembro, mudanças no formato do vestibular para ingresso nos cursos de graduação da instituição, que entrarão em vigor na edição de 2026 do processo seletivo.
As alterações incluem a diminuição de dias de aplicação e mudanças no conteúdo cobrado na segunda fase do vestibular. Entenda a seguir:
Veja também:
+ Vestibular UFU: notas de corte da universidade
+ Pouco tempo, muito foco: veja a trajetória de Isabel Trindade, aprovada em 1° lugar em Engenharia Química na UFU
Navegue pelo conteúdo
O que muda no Vestibular UFU?
A partir de 2026, as duas fases do Vestibular UFU serão aplicadas no mesmo dia, com as provas tendo duração de 5h30, no total. A primeira fase será composta por questões objetivas englobando as áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A segunda fase, por sua vez, fica mais enxuta, contando apenas com a prova de redação.
“O vestibular em apenas um dia será muito mais atraente, mais dinâmico e mais inclusivo”, destacou o pró-reitor de graduação, Waldenor Barros Moraes Filho.
O edital e mais informações sobre a próxima edição do Vestibular UFU ainda não foram divulgadas.
Como estudar para a UFU?
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Universidade Federal de Uberlândia, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a UFU, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



