Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol: qual é a diferença?

Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol: qual é a diferença?

Conheça as mudanças que a locução sofreu com o Novo Acordo Ortográfico, seu sinônimo e plural

Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol, você já ficou em dúvida de como escrever? A confusão é normal, já que desde que o Novo Acordo Ortográfico foi adotado, no ano de 2009, essa locução passou por algumas mudanças.

No texto a seguir, o Estratégia Vestibulares trouxe mais uma dica de Português que vai sanar todas as suas dúvidas e te ajudar na hora de escrever bem no vestibular. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Pôr do sol, por do sol, pôr-do-sol ou por-do-sol?

A forma correta, segundo o Novo Acordo Ortográfico, é pôr do sol, com acento circunflexo e sem o hífen entre cada palavra, que era usado antes. 

O desuso do hífen se deve à regra do Novo Acordo que extinguiu esse tipo de pontuação em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, conjuncionais e prepositivas.

Já o acento circunflexo permaneceu para diferenciar a locução “pôr” do verbo “por”, que recebe o mesmo acento quando usado como sinônimo de “colocar”.

Pôr do sol: exemplos

Uso correto:

  • Saí do trabalho a tempo de contemplar o pôr do sol.
  • O pôr do sol acontece mais cedo durante o inverno.
  • Volte para casa antes do pôr do sol, à noite é perigoso.

Sinônimo de pôr do sol

A palavra “poente”, quando usada como substantivo, tem como um dos significados o momento em que o Sol desaparece no horizonte. Sendo assim, pode ser usada como sinônimo de pôr do sol. Veja:

  • Saí do trabalho a tempo de contemplar o poente do Sol.
  • O poente do sol acontece mais cedo durante o inverno.
  • Volte para casa antes do poente do sol, à noite é perigoso.

Plural de pôr do sol

Por ser considerada uma palavra composta, pôr do sol segue a regra de formação do plural de palavras que são unidas por preposição e que só o primeiro termo é flexionado para o plural. Sendo assim, o plural correto é pores do sol.

Mais dicas de Português

Confira mais dicas de como escrever e vá para a prova sem dúvidas:

Melhor que contemplar o pôr do sol é ser aprovado no vestibular, né?

O Estratégia Vestibulares tem tudo o que você precisa para conquistar a vaga dos seus sonhos. Além das dicas de Português, você fica informado sobre tudo o que acontece no mundo dos vestibulares aqui no Portal da Coruja e tem ainda mais vantagens com os nossos cursos: professores especializados nas bancas, vídeo aulas, PDFs, Banco de Questões, correções ilimitadas de redações, aulas sobre obras obrigatórias, monitorias e muito mais!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também