Medicina e Biomedicina: qual é a diferença entre os cursos?

Medicina e Biomedicina: qual é a diferença entre os cursos?

Quer conhecer mais sobre Medicina e Biomedicina, saber suas diferenças e mercado de trabalho? Confira essas e outras respostas no artigo abaixo

Se você quer saber qual é a diferença entre Medicina e Biomedicina para escolher o curso ideal na hora de se inscrever para os vestibulares que deseja, veio ao lugar certo. O Portal Estratégia Vestibulares reuniu as informações mais importantes sobre as duas graduações e comparou suas diferenças. Confira e saiba tudo.

Pacote Med Exclusive

Seja aprovado em Medicina

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina conta com aulas em período integral e possui duração de seis anos, o que consiste na maior carga horária do Brasil entre as graduações. Além disso, a titulação é oferecida apenas na modalidade de bacharelado.

O curso de Medicina geralmente é dividido em três ciclos: básico, clínico e internato. Os primeiros dois anos são chamados de ciclo básico e contam com aulas teóricas e laboratoriais, com contato com cadáveres, por exemplo. É nesse momento que os alunos entram em contato com disciplinas como Fisiologia e Anatomia.

Já no ciclo clínico, que também tem duração de dois anos, permite que os alunos tenham contatos com pacientes, aplicando os conhecimentos adquiridos no ciclo básico, mas com boa parte da carga horária seguindo com aulas teóricas.

Por fim, é no internato que os estudantes passam os últimos dois anos da graduação em uma espécie de estágio, com praticamente toda a carga horária sendo utilizada para atividades práticas em unidades de saúde, com supervisão de professores e atuação em cinco áreas da Medicina: Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria e Medicina da Família e Comunidade/Medicina Preventiva.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), não exigem obrigatoriedade na apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Entretanto, existem instituições que preveem o trabalho na grade, com entrega geralmente feita ao final do ciclo clínico.

Veja algumas disciplinas comuns nos cursos de Medicina no Brasil:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Farmacologia;
  • Patologia;
  • Imunologia;
  • Bioquímica.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como é o curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina também conta apenas com nível de bacharelado, e sua duração média é de quatro anos. Os alunos são ensinados a atuar com pesquisa de enfermidades, prevenção e diagnósticos médicos, além de desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

A Biomedicina conta com 38 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Dentre elas estão: acupuntura, análises bromatológicas, banco de sangue, bioinformática, biomedicina estética, citologia oncótica, docência e pesquisa, fisiologia do esporte, genética, imunologia, microbiologia, parasitologia, reprodução humana, saúde pública, suplementos alimentares e visagismo.

Com estágio e monografia obrigatórios, a maior parte do currículo da graduação envolve Ciências Biológicas, com áreas como microbiologia e fisiologia, por exemplo. Mas há também disciplinas de humanas e exatas como administração laboratorial, estatística e comunicação.

Confira algumas das disciplinas comuns na graduação de Biomedicina:

  • Bioestatística;
  • Biologia Molecular;
  • Farmacologia Aplicada à Saúde;
  • Hematologia Clínica;
  • Imunologia Aplicada;
  • Ética na Saúde; e 
  • Diagnóstico por Imagem.
Curso técnico em Biomedicina

A formação técnica em Biomedicina não é a mesma coisa que uma graduação na área. O profissional formado em um curso técnico é habilitado para suprir necessidades do mercado de trabalho, com disciplinas mais práticas e menos teóricas, sem a amplitude oferecida nas graduações de ensino superior.

Principais diferenças entre Medicina e Biomedicina

A Biomedicina tem como principais responsabilidades a examinação de amostras e atuação laboratorial, que resulta na cura direta de doenças e prevenção de enfermidades. 

Um biomédico utiliza dados práticos que são levantados pelo trabalho dos médicos para fundamentar suas pesquisas, enquanto o médico é o responsável pela investigação do quadro de enfermidade apresentado pelo paciente. É ele quem vai determinar um diagnóstico e receitar tratamentos ou intervenções cirúrgicas.

A função da Biomedicina, portanto, é colher informações médicas e desenvolver, em laboratórios diversos, soluções para os problemas, que vão desde encontrar a enfermidade até mesmo desenvolver vacinas e tratamentos.

Veja as principais diferenças entre os dois cursos de graduação:

MedicinaBiomedicina
Duração6 anos4 anos
TitulaçãoSomente bachareladoSomente bacharelado
Modalidade de ensinoSomente presencialPresencial ou semipresencial
TurnoExclusivamente integralIntegral, matutino, vespertino ou noturno

Mercado de trabalho de Medicina

O profissional formado em Medicina termina os seis anos de formação com o título de médico generalista, que permite sua atuação em atendimentos de emergência nos prontos-socorros, consultas via telemedicina e também trabalho em unidades de Saúde da Família.

A maioria das áreas específicas da Medicina ou até mesmo a docência exige mais tempo de estudos. Na área acadêmica, por exemplo, será necessário cursar mestrado e doutorado em áreas como Ciências Biológicas, Medicina ou Saúde.

Para atuar como especialista, é necessário fazer uma residência médica, que consiste em uma pós-graduação com prática e remuneração, com orientação de médicos especialistas. 

Outra opção é realizar a prova de título, que consiste em um exame em que o profissional comprova ter tais aptidões, mas esse caminho é mais incomum. É a partir dessas duas alternativas que os médicos se tornam psiquiatras, cirurgiões, cardiologistas e dermatologistas, por exemplo.

Há também a atuação em outros espaços como centros de pesquisa, organizações como Médicos sem Fronteiras e Cruz Vermelha, área militar e policial e clubes esportivos de atividades variadas.

Em todas as áreas de atuação profissional, os médicos estão sob orientações e responsabilidade do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina (CRM)

Catálogo nomeado 'Medicina' não encontrado.

Mercado de trabalho de Biomedicina

O profissional formado em Biomedicina pode atuar como docente no ensino superior, se optar trilhar o mesmo caminho necessário para médicos, que é fazer mestrado e doutorado em áreas correlatas.

Há trabalhos na iniciativa privada e órgãos públicos, além do terceiro setor, pesquisas variadas que incluem o caminho acadêmico e participar de políticas públicas na área da saúde, geralmente também por meio de cargos públicos.

A principal atuação de um biomédico é compor equipes de profissionais em unidades de saúde variadas como clínicas, laboratórios, hemocentros e hospitais, realizando diagnósticos, pesquisando enfermidades e buscando por soluções para situações que surgem no cotidiano da unidade. 

Por fim, há também a atuação como consultor e assessor em projetos que possam envolver a biomedicina e trabalhos em indústrias alimentícias, que possuem profissionais que trabalham com análise de qualidade de alimentos.

Os graduados em Biomedicina respondem ao Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e aos Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBM), que são divididos em seis regiões. 

Melhores cursos de Medicina e Biomedicina no Brasil

Anualmente, o MEC avalia os cursos de graduação em instituições públicas e privadas, e atribui uma nota de 1 a 5, com base no Conceito Preliminar de Curso (CPC). 

O cálculo do CPC é feito a partir do desempenho dos estudantes na prova do Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), e informações do Censo Superior sobre o número de doutores no corpo docente e seu regime de trabalho, além das informações do questionário dos estudantes que prestam o Enade sobre sua formação.

Veja os dez cursos de Medicina e de Biomedicina com as melhores notas* no CPC em 2021: 

Cursos de Medicina

  • Universidade de Franca (Unifran);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG);
  • Centro Universitário de Anápolis (Unievangélica);
  • Universidade Federal de São Paulo (Unifesp);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade de Vassouras;
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);
  • Centro Universitário de Maringá (Unicesumar);
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

+ 50 melhores cursos de Medicina do Brasil, segundo o MEC

Cursos de Biomedicina

  • Universidade Paulista (Unip) — Bauru;
  • Centro Universitário Unifas ;
  • Universidade Paulista (Unip) — São Paulo;
  • Universidade Paulista (Unip) — Araraquara;
  • Universidade do Oeste Paulista (Unoeste);
  • Centro Universitário Sociesc;
  • Faculdade Maria Milza (Famam);
  • Centro Universitário Christus (Unichristus);
  • Universidade Franciscana (UFN); e
  • Universidade do Sagrado Coração (USC).

+ 50 melhores cursos de Biomedicina do Brasil, segundo o MEC

*A Universidade de São Paulo (USP) não participa do Enade, por isso não aparece nas listas de melhores cursos.

Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares 

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Banco de Questões;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também