Faculdade de Museologia: como é, carreira, grade curricular e mais
Foto: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP)

Faculdade de Museologia: como é, carreira, grade curricular e mais

Saiba tudo sobre a graduação que forma profissionais para trabalhar com o fenômeno museu

Você sabia que um museólogo pode atuar em vários lugares além do museu? No Dia Internacional do Museu, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo sobre a faculdade de Museologia para te ajudar a entender tudo sobre ela.

Confira a seguir mais sobre a grade curricular, onde estudar, e o que esperar da graduação. Além disso, entenda melhor o mercado de trabalho e as profissões parecidas com Museologia.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é Museologia?

A palavra mouseion, surgiu na Grécia, no século V a.C, e é um termo usado para se referir ao local destinado às “musas”, que na mitologia grega eram as nove filhas do deus Zeus com a deusa da memória, Mnemosine.

Além de templo, o lugar também funcionava como uma espécie de instituição voltada ao saber filosófico, às artes e à ciência. Sabendo a etimologia da palavra, é possível compreender de forma mais clara o papel da Museologia.

A Museologia é a ciência responsável pelos estudos das relações das sociedades com seu patrimônio cultural. É uma área ligada ao estudo, preservação e divulgação de obras culturais, e é o museólogo que relaciona o ser humano com o “fenômeno museu”.

Como funciona o curso de Museologia?

Se você tem paixão por acervos históricos e culturais, além de querer entender contextos, memórias e grupos sociais, o curso de Museologia pode ser o que você procura. A professora Anna Paula da Silva, coordenadora do curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), explica que, apesar dessa ser uma ideia muito comum, o curso não se trata do estudo de museus.

“Museologia estuda o fenômeno museu, como também estuda os patrimônios — bens culturais —, as memórias, as pautas sociais, questões sobre identidade, processos de musealização e patrimonialização e etc”.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Museologia, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC), não determinam uma carga horária mínima para a graduação, entretanto, normalmente o curso tem duração de quatro anos. O curso de Museologia da UFBA, por exemplo, é composto por uma carga horária de 2.006 horas obrigatórias, divididas em quatro anos, com aulas no período diurno.

As Diretrizes do MEC são documentos que as instituições de ensino superior precisam considerar durante a criação de um curso. No caso da Museologia, elas não exigem estágio obrigatório ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Apesar disso, o curso da UFBA prevê as disciplinas de Estágio I e II na sua grade curricular, além de TCC I, II e III. 

Grade curricular de Museologia

As Diretrizes Curriculares do MEC também norteiam as disciplinas que devem ser abordadas pelas universidades durante a formação de bacharéis em Museologia, dividindo-as em gerais e específicas. Veja algumas presentes na grade curricular da UFBA:

Conteúdos básicos:

  • História da Arte;
  • História da civilização brasileira;
  • Cultura brasileira;
  • Antropologia;
  • Introdução à Sociologia;
  • Introdução à Filosofia. 

Conteúdos específicos:

  • Museologia;
  • Museologia contemporânea;
  • Pesquisa museológica;
  • Exposição museológica;
  • Conservação de acervos;
  • Gestão museológica;
  • Concepção de espaços museológicos.

Áreas de atuação e mercado de trabalho de Museologia

A maior demanda do mercado de trabalho por museólogos está na área de preservação de acervos, mas esses profissionais concluem a faculdade prontos para atuarem também em ações culturais e exposições, por exemplo. Conheça algumas possibilidades da profissão:

  • Centros de memória e memoriais;
  • Galerias de arte e museus;
  • Centros culturais e educacionais;
  • Bibliotecas; e
  • Instituições de ensino.

Carreira acadêmica

Além das atuações como bacharéis, os museólogos podem optar por seguir uma carreira acadêmica, sendo professores universitários — após a conclusão do mestrado e do doutorado — ou pesquisadores científicos.

“Muitos dos estudantes que optam por realizar o mestrado, por exemplo, é por terem atuado como bolsistas na iniciação científica ou porque estão atuando em instituições e desejam entender alguns processos e estabelecer reflexões sobre algumas áreas da Museologia”, conta a professora Anna Paula.

Ainda na área de pesquisa, a professora relata que com a extinção do Ministério da Cultura — em 2019, durante o primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) —, órgãos como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Instituto de Preservação Ambiental e Cultural (Ipac) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), tiveram seus recursos cortados.

“Todavia, nós resistimos, a pesquisa não para e a nossa insistência é eterna, afinal a Museologia é uma área que provoca e debate questões fundamentais sobre contextos, memórias, grupos sociais e patrimônios”, afirma.

A professora Anna Paula explica que, diferente de algumas profissões, não são esperadas aptidões prévias dos estudantes de Museologia. “[A Museologia] é uma área ‘desconhecida’ para alguns deles, portanto, se fossemos pensar em algo como aderência, talvez o gosto pelo patrimônio e por equipamentos culturais”, explica ela.

Já de acordo com o Projeto Pedagógico do curso de Museologia da UFBA, ao concluir o curso, o bacharel em Museologia deve ser um profissional “capaz de preservar, investigar e comunicar, através de exposições e ações culturais e educativas, referenciais sócio-culturais dos diversos grupos que compõem uma sociedade, utilizando conceitos e técnicas apreendidos a partir da formação”. 

Também é importante lembrar que para se tornar, de fato, um museólogo, os bacharéis formados nos cursos de Museologia precisam de registro nos Conselhos Estadual e Federal de Museologia. 

Expectativas e realidades da Museologia

Uma expectativa em comum dos novos estudantes de Museologia é a ligação do curso com os museus. Entretanto, a professora Anna Paula, que tem um contato próximo com os aspirantes a museólogos nas aulas e na coordenação do curso, conta que a realidade da graduação é mais abrangente:

“Eles descobrem que a Museologia é muito maior do que a ideia de estudar museus, tendo em vista as especificidades da área, englobando conhecimentos mais técnicos que precisam de pesquisa, a exemplo da documentação museológica, que não é apenas preenchimento de ficha catalográfica, é também muita pesquisa sobre objetos e obras”.

Principais universidades que oferecem o curso de Museologia

Conheça algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem a graduação em Meteorologia:

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro  (Unirio);
  • Universidade Federal da Bahia (UFBA);
  • Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG);
  • Universidade Federal de Brasília (UnB);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Cursos próximos a Museologia

História

A relação de História com Museologia se dá, principalmente, no papel de entender sociedades por meio de sua cultura e patrimônio. Ambas as profissões lidam com documentos, fontes e registros históricos e podem atuar em museus.

Arquivologia

Os arquivistas trabalham com gestão, preservação e restauração de documentos importantes, e é neste ponto em que a profissão se aproxima da Museologia. 

Um profissional da Arquivologia pode atuar com diversos tipos de registros como livros, fotos, filmes, documentos históricos ou não, mídias digitais e mais.

Leia também:

Conquiste sua aprovação com o Estratégia Vestibulares

Além das aulas gratuitas que vão te ajudar na preparação para o vestibular, o Estratégia oferece cursos focados nas bancas que elaboram provas de diversos processos seletivos. 

Estude com quem leva sua aprovação a sério e tenha acesso a uma plataforma completa com tudo o que você precisa para conseguir a vaga dos sonhos. Vem ser Coruja!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também
famosos-que-estudaram-usp
Leia mais

19 famosos que estudaram na USP

O Portal Estratégia Vestibulares listou 19 personalidades, entre elas cantores, escritores, atores e políticos que são uspianos; confira