UFMG: Sisu, vagas, como ingressar, cursos e muito mais
Foto: Foca Lisboa / UFMG

UFMG: Sisu, vagas, como ingressar, cursos e muito mais

Entenda mais sobre como entrar na UFMG pelo Sisu e Enem, além de conhecer mais detalhes sobre a universidade

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é considerada a melhor instituição de Ensino Superior do estado, segundo ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE). Saiba no artigo abaixo todas as informações da UFMG, como entrar na instituição pelo Sisu e o funcionamento do Enem.

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Sobre a UFMG

A UFMG é a instituição de ensino superior mais antiga do estado de Minas Gerais, e foi fundada em 1927. São, ao todo, 91 cursos de graduação, além de 90 programas de pós-graduação e centenas de núcleos de pesquisa, que reúnem mais de 70 mil pessoas em sua comunidade.

Atualmente, quatro cidades possuem instalações da instituição: Belo Horizonte, Montes Claros, Tiradentes e Diamantina. A universidade também tem como missões: “desenhar soluções para os problemas socioeconômicos dos municípios onde está instalada, de Minas Gerais, do Brasil e de países cooperantes” e “qualificar e oferecer educação permanente aos indivíduos e às comunidades das diferentes localidades que abrigam os inúmeros projetos e programas extramuros”.

Além de seus campi, a universidade conta também com uma rede de museus e espaços voltados à prática de ciência e tecnologia, rádio, TV (em parceria com outras instituições) e uma revista. 

Dentre as personalidades formadas na UFMG estão os políticos Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Dilma Rousseff, a jurista Cármen Lúcia, os escritores João Guimarães Rosa, Ziraldo e Carlos Drummond de Andrade, os músicos Samuel Rosa e Fernanda Takai e o cirurgião plástico Ivo Pitanguy.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário UFMG, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFMG

O ingresso na UFMG é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como funciona o Sisu?

O Sisu disponibiliza as vagas de todas as instituições cadastradas em uma mesma plataforma on-line. A partir disso, os candidatos preenchem seus dados e escolhem, dentro do sistema, o curso e universidade que pretendem concorrer.

O desempenho do candidato no Enem é determinante, já que a nota do Sisu é composta pela nota do exame no ano vigente. As instituições podem, ou não, aderir ao Sisu, o que faz com que muitas instituições optem por realizar um processo seletivo próprio, com suas regras.

Na hora de realizar a inscrição no Sisu, o candidato precisa ter o número de inscrição do Enem, além de utilizar a mesma senha para acessar ambos os sistemas (Sisu e Enem). A participação no programa é gratuita e não há cobrança de taxa além da inscrição no Enem.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os candidatos que optam pelo Sisu podem concorrer em três modalidades: ampla concorrência, vagas de Lei de Cotas e ações afirmativas, que são vagas previstas pela instituição por motivos diversos.

Após a opção ser feita, dentro da chamada regular, o candidato não poderá concorrer em outra modalidade, e concorrerá apenas com quem fez a mesma escolha. A partir disso, o sistema filtra as melhores notas e realiza a classificação final que permite o ingresso nas instituições cadastradas.

Lei de cotas Sisu

A Lei nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023 (Lei 14.723/23) e a partir de agora os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem juntos às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência. Além disso, estudantes quilombolas também estão incluídos na nova lei.

A lei de cotas permite que os estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas tenham 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 salário mínimo (anteriormente o valor era de 1,5) correspondem a metade dessas vagas.

Há também a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do Estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é, portanto, um número que varia de acordo com o Estado.

É necessário participar de uma série de trâmites que envolvem a documentação comprobatória para cada uma das modalidades. Portanto, os candidatos que optarem por tais formas de entrada precisam conferir os próximos passos de cada instituição de ensino.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFMG

A UFMG segue a determinação da Lei de Cotas e destina 50% das suas vagas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente. 

Dentro dos 50% de vagas destinadas à Lei de Cotas, 53,66% delas — seguindo a composição étnica do estado de Minas Gerais — são destinadas a pretos, pardos e indígenas. Além disso, 8,43% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

Como é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio conta com apenas uma única etapa, que é dividida em dois domingos seguidos. A edição de 2023 será realizada nos dias 05 e 12 de novembro. A UFMG conta com Prova de Habilidades Específicas nos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (Licenciatura), Design de Moda, Música (Bacharelado e Licenciatura) e Teatro (Bacharelado e Licenciatura).

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado semanas antes do dia da prova. Em 2022, por exemplo, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

O Inep desenvolve o cartão de confirmação, documento em que o candidato encontra informações detalhadas sobre a prova: endereço, número e sala do local de prova, número de inscrição, datas e horários, opção de língua estrangeira feita pelo candidato e, caso solicitados, os atendimentos específicos e como eles funcionam.

Não há a obrigatoriedade de levar o cartão de confirmação na prova, mas o documento facilita a consulta rápida de informações sobre o exame. O local de prova e demais informações cadastrais não são alteradas depois de finalizada a inscrição.

O que levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem 2022, o candidato precisou levar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, documento oficial com foto e máscara de proteção contra a Covid-19 em cidades ou estados que ainda a cobrem de forma obrigatória.

Como funciona a prova do Enem

O Enem conta com uma prova de 180 questões, que são divididas em dois domingos com 90 questões cada. A duração é de 5 horas e 30 minutos no primeiro dia — entre 13h30 às 19h00 — e de 5 horas no segundo domingo — entre 13h30 às 18h30.

No primeiro dia são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de executar uma Redação. No segundo dia, as provas aplicadas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Como é calculada a nota do Enem?

A nota é calculada de acordo com o método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Essa forma de avaliação é mais complexa que muitos vestibulares, já que ele não conta apenas a quantidade de acertos e erros.

O TRI gera uma média que depende da dificuldade de cada questão, e do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso artigo: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”.

Como será o novo Enem

Em 2024 o Enem mudará de formato, em virtude da reforma do Ensino Médio, já em vigor no País. O exame terá duas etapas: a primeira avaliará os conhecimentos gerais dos estudantes, acompanhando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

A segunda etapa tem como base os Itinerários Formativos do Ensino Médio, tendo, portanto, uma composição diferente de acordo com cada itinerário. Saiba mais sobre o novo Enem e suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

O Enem escolhe todo ano um tema de redação voltado para uma problemática brasileira e pede uma proposta de intervenção, escrita em gênero dissertativo-argumentativo com até no máximo 30 linhas e escrita à mão. Para isso, a prova conta com textos base sobre o assunto, que trazem dados, reflexões e informações adicionais.

Como a redação é avaliada pela banca?

São cinco competências levadas em consideração na avaliação da nota da redação do Enem. A banca, com base nesses critérios, busca analisar os textos de forma padronizada, para que não haja prejuízos a nenhum candidato. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

Matriz de Referência é um documento que lista os conteúdos que podem cair na prova do Enem. Em outros vestibulares, o nome mais comum é Conteúdo Programático, mas a função é a mesma.

Os eixos e competências do Enem são referentes a todas as áreas do conhecimento e incluem cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Acompanhe as descrições delas:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFMG

Candidatos dos cursos de Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (Licenciatura), Design de Moda, Música (Bacharelado e Licenciatura) e Teatro (Bacharelado e Licenciatura) passam também por uma prova escrita e prática de habilidades específicas. Para mais informações, consulte o edital.

Como se matricular na UFMG

A UFMG disponibiliza um documento com todas as informações necessárias para se matricular na instituição. É necessário realizar uma matrícula on-line, com upload de uma série de documentos, validar condições previstas em edital presencialmente em um segundo momento e aguardar o comprovante de matrícula enviado pela instituição.

Notas de corte UFMG

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFRJ no Sisu 2022:

  • Medicina: 811,06
  • Engenharia Aeroespacial: 782,30
  • Ciência da Computação: 774,30
  • Direito (Matutino): 769,68
  • Engenharia Química: 767,06
  • Biomedicina: 764,44
  • Engenharia Mecânica (Matutino): 757,18
  • Psicologia: 756,58
  • Odontologia: 755,46
  • Direito (Noturno): 755,18
  • Ciências Econômicas: 754,28
  • Jornalismo (Matutino): 750,02
  • Arquitetura e Urbanismo (Matutino): 748,32
  • Relações Econômicas e Internacionais: 747,34
  • Engenharia de Produção: 746,40

Cursos UFMG

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

  • Administração
  • Administração/Noturno
  • Agronomia
  • Antropologia
  • Aquacultura
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Arquivologia
  • Artes Visuais
  • Biblioteconomia
  • Biomedicina
  • Ciência da Computação
  • Ciências Atuariais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências do Estado
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Sociais
  • Ciências Socioambientais
  • Cinema de Animação e Artes Digitais
  • Comunicação Social
  • Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
  • Controladoria e Finanças
  • Curso Superior de Tecnologia em Radiologia
  • Dança
  • Design
  • Design de Moda
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Sistemas
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Metalúrgica
  • Engenharia Química
  • Estatística
  • Farmácia
  • Filosofia
  • Física
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Formação Intercultural para Educadores Indígenas
  • Geografia
  • Geologia
  • Gestão de Serviços de Saúde
  • Gestão Pública
  • História
  • Jornalismo
  • Letras
  • Letras Libras
  • Licenciatura em Educação do Campo
  • Matemática
  • Matemática Computacional
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Museologia
  • Música
  • Nutrição
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda
  • Química
  • Química Tecnológica
  • Relações Econômicas Internacionais
  • Relações Públicas
  • Sistemas de Informação
  • Teatro
  • Terapia Ocupacional
  • Turismo
  • Zootecnia

Campi e estruturas da UFMG

São três campi em cidades distintas — Belo Horizonte e Montes Claros —, além de instalações em Diamantina e Tiradentes e unidades separadas em outros espaços da capital mineira como museus, escolas e observatórios. Veja mais detalhes abaixo:

Campus Pampulha

O Campus Pampulha recebe este nome por ser próximo da lagoa de mesmo nome, localizada em Belo Horizonte. A unidade fica próxima ao estádio Mineirão e conta com hospital veterinário, teatro, restaurante universitário, praça de serviços, colégio técnico (Coltec) e escolas diversas como a de Belas Artes, de Engenharia, de Música, de Odontologia e de Educação

Campus Saúde

Próximo ao bairro Savassi se encontra o Campus Saúde, que recebe a Faculdade de Medicina, a Escola de Enfermagem e o Hospital das Clínicas. O prédio conta com sete ambulatórios e é considerado centro de referência do Brasil, recebendo mais de 2 mil alunos de diversos cursos de saúde, além de milhares de pacientes por dia.

Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros

Montes Claros recebe os cursos relacionados às Ciências Agrárias como Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de ter um curso de Administração. No local também tem um ginásio poliesportivo, moradia, horto e diversos laboratórios, funcionando como uma fazenda-escola.

Outras instalações

A UFMG conta também com diversas instalações como o campus cultural de Tiradentes, escolas de Arquitetura e Direito, conservatório, centro cultural e o “Espaço do Conhecimento”, localizadas em Belo Horizonte, o instituto Casa da Glória, em Diamantina, e o Observatório Astronômico da universidade, que fica em Caeté.

Além disso, a instituição conta também com a “Rede de Museus e Espaços de Ciências e Tecnologias”, que integra oito espaços, como o Jardim Botânico, Museu de História Natural e o próprio Observatório, citado acima.

Oportunidades da UFMG

São diversas escolas, institutos, observatórios e espaços culturais que fazem da UFMG uma universidade multicultural e capaz de formar profissionais de excelência para o Brasil todo. Espaços como hospitais e centros de desenvolvimento agrícola mostram sua versatilidade e dinamismo.

Há também planos institucionais que visam aumentar a transparência e relacionamento com sua comunidade e sociedade afetada pela instituição nos próximos anos, aliadas às missões já inseridas nesse artigo.

Auxílios e permanência estudantil

Na UFMG os estudantes contam com uma série de auxílios que oferecem suportes variados para atender às necessidades de seus alunos e sua comunidade. Veja alguns deles:

  • Ônibus interno gratuito: linhas são disponibilizadas no Campus Pampulha de forma gratuita para livre circulação no espaço. Estudantes que moram nas moradias universitárias da instituição contam com linhas exclusivas, também gratuitas;
  • Restaurantes Universitários: São quatro restaurantes, oferecendo mais de 13 mil refeições por dia, e com valores diferentes a depender de uma série de fatores;
  • Espaços de cultura, esporte e lazer: o Centro Esportivo Universitário (CEU), a rede de museus e mais espaços de cultura são disponibilizados para a comunidade da UFMG;
  • Programas de assistência financeira: diversos programas são disponibilizados pela Assistência Estudantil da UFMG (Fump), dentre eles auxílio transporte, moradia, e manutenção, bolsa permanência e auxílio a estudantes com filhos;
  • Assistência à saúde: alunos que participam da Fump I, II e III contam com atendimento médico, odontológico e psicológico gratuitos; e
  • Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI): o núcleo tem como objetivo eliminar ou reduzir diversas barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência em sua vida acadêmica e profissional.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos para o Enem e outros diversos vestibulares brasileiros, todos pensados para se adequar às bancas de cada edital. Confira mais detalhes e seja mais um aprovado!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também