Quais são as áreas de atuação da Medicina?

Quais são as áreas de atuação da Medicina?

Com mais de 50 especialidades reconhecidas, os médicos podem atuar nos mais diferentes ramos de cuidado com a saúde humana

A Medicina, como toda graduação que forma bacharéis, oferece diversas possibilidades de atuação diferentes. Logo que se forma, o médico pode atuar como generalista ou continuar os estudos na pós-graduação e se especializar em uma área específica da Medicina.

Atualmente, a Associação Médica Brasileira (AMB) reconhece 55 diferentes ramos nos quais um médico pode se tornar especialista. A lista vai de especializações tradicionais como a cardiologia e a pediatria, até algumas consideradas alternativas, como a acupuntura e a homeopatia.

No levantamento que você pode ver a seguir, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu todas as especialidades reconhecidas pela AMB, para que você possa saber quais são as áreas de atuação da Medicina. Confira:

Pacote Med Exclusive

Seja aprovado em Medicina

As 55 áreas de atuação da Medicina e suas funções

Conheça quais são cada uma delas e saiba como se dá a atuação do médico especialista de cada área:

Acupuntura

A Acupuntura é considerada uma área alternativa da Medicina, e o médico especialista usa de técnicas da Medicina Chinesa, com agulhas, para ativar pontos específicos do corpo humano e aliviar dores.

Alergia e Imunologia

O profissional da área de Alergia e Imunologia é especialista no sistema imunológico, sendo, assim, capaz de diagnosticar e tratar doenças alérgicas.

Anestesiologia

O anestesiologista é o responsável pelo controle da dor, através de anestésicos locais ou gerais, além de ser o encarregado de manter as condições vitais do paciente durante um procedimento cirúrgico.

Angiologia

Área da Medicina que se dedica ao tratamento de doenças que atingem vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

Cardiologia

A cardiologia é uma das áreas mais tradicionais da Medicina, e o cardiologista é o médico capacitado a diagnosticar e tratar doenças no coração e em todo o sistema circulatório.

Cirurgia cardiovascular

Já o cirurgião cardiovascular, por sua vez, é o profissional capacitado para fazer procedimentos cirúrgicos no tratamento de problemas cardíacos.

Cirurgia da mão

O nome é autoexplicativo, e o médico da área se dedica especificamente a operar cirurgias em lesões cutâneas, ósseas, musculares, ligamentares e/ou tendinosas nas mãos.

Cirurgia da cabeça e do pescoço

A especialidade cirúrgica é voltada para o tratamento de tumores, sejam eles benignos ou não, e de outras doenças relacionadas às áreas da cabeça, da face, da cervical e do pescoço.

Cirurgia do aparelho digestivo

Os médicos dessa especialidade são encarregados do tratamento cirúrgico das doenças que atingem todos os órgãos do aparelho digestivo.

Cirurgia geral

Apesar do nome, a área da cirurgia geral se dedica apenas às cirurgias das áreas abdominais e de traumas emergenciais, sejam leves ou graves. 

Cirurgia oncológica

Toda a área médica da oncologia é destinada ao tratamento de câncer. Na cirurgia oncológica, o médico se especializa em procedimentos cirúrgicos para a retirada de tumores cancerígenos.

Cirurgia pediátrica

Como a pediatria é a área voltada ao cuidado exclusivo de crianças e adolescentes, o cirurgião pediatra é o médico capacitado em operar intervenções cirúrgicas nesses pacientes.

Cirurgia plástica

A área da cirurgia plástica é muito famosa pela realização de procedimentos estéticos, mas a especialidade vai além desse tipo de atuação, e também é responsável por intervenções que reconstroem partes do corpo afetadas por doenças congênitas ou acidentes.

Cirurgia torácica

Especialidade que capacita o médico para o tratamento de doenças do pulmão e do tórax, através de procedimentos cirúrgicos.

Cirurgia vascular

O cirurgião vascular atua no tratamento cirúrgico de doenças que acometem vasos, artérias e veias em todo o corpo, exceto no cérebro e no coração.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Clínica médica 

O profissional da área de clínica médica é o clínico geral, e trabalha no tratamento de doenças em pacientes adultos, avaliando o quadro e encaminhando para o especialista necessário.

Coloproctologia

O coloproctologista é o médico especialista no tratamento de doenças do intestino grosso, reto e ânus, por meio de procedimentos cirúrgicos.

Dermatologia

A dermatologia é a especialidade que dedica seu trabalho ao tratamento e à prevenção de doenças que atingem a pele.

Endocrinologia e metabologia

Na área de endocrinologia e metabologia, o médico cuida do funcionamento de glândulas do corpo e trata doenças relacionadas a distúrbios hormonais ou metabolização que as acometem.

Endoscopia

O endoscopista é o médico capacitado para a realização de exames de endoscopia e colonoscopia, que são utilizados para investigar doenças no aparelho digestivo.

Gastroenterologia

O médico gastroenterologista é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do sistema digestivo. Diferente do coloproctologista, este profissional não é um cirurgião.

Genética médica

Também chamada de “genética clínica”, a área é especializada em diagnóstico e tratamento de problemas genéticos hereditários. Seu trabalho não foca apenas no paciente, mas também em seus parentes biológicos.

Geriatria

A área da geriatria forma médicos especialistas no estudo e tratamento de doenças e condições relacionadas exclusivamente com o processo de envelhecimento do corpo humano.

Ginecologia e obstetrícia

Na ginecologia, o médico trata do sistema reprodutor feminino e das mamas da adolescente até a terceira idade. Já na obstetrícia, esse acompanhamento ocorre apenas durante a gestação e no pós-parto.

Hematologia e hemoterapia

A hematologia investiga, detecta e trata distúrbios do sangue, enquanto a hemoterapia é a área responsável pelo uso terapêutico do sangue e dos seus componentes através da transfusão sanguínea. 

Homeopatia

Assim como os acupunturistas, os médicos homeopatas trabalham com formas alternativas de Medicina. O homeopata estuda formas de cura de doenças baseadas na diluição e dinamização da mesma substância que causa a enfermidade.

Infectologia

Os médicos infectologistas estudam e tratam de doenças causadas por patógenos como vírus, bactérias, fungos, protozoários, príons e zoonoses.

Mastologia

A mastologia forma profissionais que se dedicam ao tratamento de doenças que atingem as mamas, de modo geral, e de doenças relacionadas.

Medicina de emergência

Área focada no atendimento do paciente com problemas e lesões causadas por situações imprevistas, acidentais e de emergência.

Medicina da família e comunidade

Também conhecida como “Medicina Familiar” ou “Medicina Geral e Comunitária”, a especialidade cuida dos pacientes do início ao fim da vida, independente de gênero ou idade. Os médicos prestam atendimento integral, de forma contínua e ampla, focados na na Atenção Primária à Saúde

Medicina do trabalho

O profissional da medicina do trabalho cuida da relação entre trabalhador e seu posto de trabalho, prevenindo acidentes, identificando problemas de saúde causados pela função e realizando exames de admissão e demissão.

Medicina de tráfego

A área atua no cuidado e manutenção do bem-estar físico, psíquico e social dos indivíduos que se deslocam por meios rodoviários, ferroviários, aquáticos e aeroespaciais, sendo responsável pelos exames de aptidão dos condutores.

Medicina esportiva

O ramo da medicina esportiva estuda a influência da prática da atividade física, treinamento e esporte na prevenção, tratamento e reabilitação de doenças. Além disso, o médico do esporte também atua no cuidado com a performance e no tratamento de lesões de atletas.

Medicina física e reabilitação

A área também é chamada de “fisiatria” e atua na prevenção e tratamento de problemas relacionados a traumas físicos e doenças que tenham tornado o paciente fisicamente  incapacitado de maneira temporária ou permanente.

Medicina intensiva

O médico intensivista atua especificamente no cuidado intensivo e suporte à vida de pacientes que se encontram em estado crítico de saúde.

Os especialistas da área trabalham diretamente com a Justiça, que seu trabalho é elucidar acontecimentos através dos conhecimentos técnico-científicos da área da saúde.

Medicina nuclear

Na medicina nuclear, o médico faz uso de substâncias radioativas para diagnosticar e tratar doenças e detectar anomalias nos órgãos.

Medicina preventiva e social

O trabalho de um especialista em medicina preventiva e social é atuar na prevenção de doenças, por meio da identificação precoce e estudos epidemiológicos dessas patologias.

Nefrologia

A nefrologia se dedica ao diagnóstico e aos tratamentos clínicos de doenças de todo o aparelho urinário, mas em especial dos rins.

Neurologia

A área da neurologia é a responsável pelo tratamento clínico de doenças que afetam os sistemas nervoso central, o periférico e o autônomo, de pacientes de todas as idades.

Neurocirurgia

O neurocirurgião é o médico da área da neurologia que é capacitado para tratar as doenças dos sistemas nervoso central, periférico e autônomo através de procedimentos cirúrgicos.

Nutrologia

O médico especialista em nutrologia estuda a relação entre os alimentos, seus nutrientes e a saúde humana. Um nutrólogo não é a mesma coisa que um nutricionista, pois apenas o primeiro é formado em Medicina. 

Oftalmologia

Na oftalmologia, o médico trabalha exclusivamente no cuidado e tratamento de doenças relacionadas aos olhos.

Oncologia clínica

O oncologista trabalha com o diagnóstico e o tratamento clínico, através de técnicas como quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, de tumores e neoplasias.

Ortopedia e traumatologia

Os cuidados com o sistema musculoesquelético (formado por ossos, músculos,tendões, ligamentos, articulações, cartilagem e outros tecidos conjuntivos do corpo) são encarregados de diagnosticar e tratar doenças e acidentes que acometem essa parte do corpo.

Otorrinolaringologia

Esta área da Medicina é a responsável pelo cuidado, seja ele clínico ou cirúrgico, das doenças relacionadas ao ouvido, nariz, laringe, faringe, cabeça e pescoço.

Patologia

Chamada também de “Anatomia patológica”, a área usa de biópsias, citopatologia e autópsias, por exemplo, para emitir laudos sobre as patologias que alteram o funcionamento do organismo.

Patologia clínica/medicina laboratorial

O patologista clínico ou médico laboratorial analisa exames laboratoriais de fluidos biológicos (sangue, fezes, urina e etc.) para estabelecer um tipo de tratamento ao paciente e manter o monitoramento da doença.

Pediatria

O médico pediatra é o que se especializa em todos os tipos de cuidados com a saúde de pacientes crianças, pré-adolescentes e adolescentes.

Pneumologia

O pneumologista atua no cuidado com o sistema respiratório, tratando de doenças que atingem as vias respiratórias, brônquios e pulmões.

Psiquiatria

Na área da Medicina que se dedica à saúde mental, psiquiatra é especializado no diagnóstico, tratamento e reabilitação de pessoas que sofrem de distúrbios e transtornos mentais. 

Radiologia e diagnóstico por imagem

O médico que escolhe essa especialização é o responsável por investigar doenças através do uso de Raio-X, ultrassonografia, ressonância magnética e outros exames de imagem.

Radioterapia

A radioterapia também é chamada de “radio-oncologia”, e nessa área o médico trabalha com  radiação ionizante para o tratamento de pacientes com câncer e com neoplasias benignas.

Reumatologia

Na reumatologia, o profissional atua no tratamento de doenças que atingem os tecidos conjuntivos, tendões, ligamentos, articulações e ossos do corpo.

Urologia

A atuação mais conhecida do médico urologista é a do cuidado com o sistema reprodutor masculino. Mas, além disso, o profissional também é capacitado para tratar os aparelhos urinários masculino e feminino.

Qual é a área de atuação mais procurada da Medicina?

De acordo com a Demografia Médica no Brasil 2023, estudo produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), oito especialidades médicas representam mais da metade (55,6%) do total de registros de especialistas no Brasil. Dentre elas, a área de atuação mais procurada é a Clínica Médica. Veja as mais buscadas pelos médicos:

Especialidade/área de atuaçãoNúmero de médicos
Clínica Médica56.979
Pediatria48.654
Clínica Geral41.547
Ginecologia e Obstetrícia37.327
Anestesiologia29.358
Ortopedia e Traumatologia20.972
Medicina do Trabalho20.804
Cardiologia20.324

Como se tornar um médico especialista?

Depois de formado na faculdade, o médico pode escolher seguir carreira como generalista ou como especialista. Para se tornar um especialista, é necessário cursar a Residência Médica, que é um curso de pós-graduação exclusivo para os médicos, com duração de dois a cinco anos.

Na Residência Médica, os profissionais exercem atividades médicas sob orientação e supervisão de médicos especialistas já formados e são remunerados por isso. O valor atual da remuneração, válido desde 2022, é de R$ 4.106,09 mensais, por 60 horas semanais de trabalho.

Como conquistar uma vaga no curso de Medicina?

Seja em uma instituição pública ou particular, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar a conseguir sua sonhada vaga em um curso de Medicina.

Nossa plataforma oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos outros vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos para ingresso em cursos de Medicina, com professores especialistas nas provas e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Black November Lote 1
Você pode gostar também
qual é o salário de um médico?
Leia mais

Qual é o salário de um médico?

Especialização, área de trabalho, tipo de contratação e região de trabalho são fatores que influenciam na remuneração destes profissionais