Marvel: como usar os filmes na redação?

Marvel: como usar os filmes na redação?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com filmes de Marvel que podem ser usados como repertório sociocultural na sua redação

O Universo Marvel é um dos maiores fenômenos do cinema na atualidade, com produções que alcançam números impressionantes e são sucesso de bilheteria. Com mais de 25 obras cinematográficas, além de séries disponibilizadas em plataformas de streaming, os filmes já foram usados em diversas redações como repertórios socioculturais.

A seguir, saiba como usar os filmes da Marvel na redação e ideias de repertórios socioculturais para argumentação e contextualização. Com eles, é possível desenvolver argumentos com temas atuais e reais da sociedade, como cultura africana, armamento, mudanças de comportamento, puberdade, desafios da adolescência, violência de gênero, feminismo, tráfico, configurações familiares e busca pelo corpo ideal.

ATENÇÃO! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS

Pantera Negra

O filme “Pantera Negra”, lançado em fevereiro de 2018 e estrelado por Chadwick Boseman, apresenta diversos aspectos relacionados à cultura africana, além de contar com o elenco majoritariamento negro. Talvez seu principal foco seja na forma como esta cultura é retratada. Diferentemente de outros filmes, Pantera Negra apresenta um país com diversas histórias, cores e paisagens apaixonantes. 

Não obstante, retratando as mulheres como protagonistas, e não coadjuvantes, em Wakanda, cidade onde se passa Pantera Negra, as mulheres ocupam cargos importantes e que impactam ao longo de toda a produção. 

Portanto, essa temática poderia ser utilizada como argumentação e contextualização em propostas de redação que envolvam cultura africana, racismo, condição da mulher e colonização da África.

Homem de Ferro

Sendo um dos filmes mais aclamados da Marvel, “Homem de Ferro” já conta com três filmes e diversas referências em outros filmes do universo. Durante as três produções, é abordada a questão do armamento, principalmente por parte dos terroristas. 

Com o desenvolvimento da tecnologia, e consequentemente das armas, vemos os impactos na vida dos cidadãos e da “Stark”, empresa de manufatura fundada por Howard Stark, o pai de Tony Stark, mais conhecido como Homem de Ferro. Além disso, com o desenvolvimento de robôs e Inteligência Artificial, há o conflito entre nações e impactos sociais devido ao uso indiscriminado desses recursos.

Esta narrativa poderia ser usada na argumentação de temas de redação que envolvem armamento, terrorismo, robõs e desenvolvimento de tecnologia bélica.

Hulk

Já o filme “Hulk” aborda temas ainda mais presentes à nossa volta. De forma descontraída, telespectadores observam em  Bruce certa mudança de comportamento, como sua raiva repentina e transformação de sua outra identidade.

Dessa maneira, o filme é uma ótima oportunidade para correlacionar com a bipolaridade, que se dá na alteração de depressão e obsessão. Entretanto, mesmo este não sendo o motivo de sua mudança de humor, pode ser uma personificação da mesma ao apresentar transtornos de personalidade. 

Essas situações da série podem ser usadas como repertório sociocultural para temas que envolvem bipolaridade e mudanças de comportamento e humor.

Homem Aranha

Já em seu oitavo filme, “Homem Aranha” é um dos queridinhos da Marvel. Com suas diferentes produções protagonizadas por Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland, os filmes são sucesso de bilheteria.

Abordando a puberdade e os desafios da adolescência, diversos estudantes se identificam com os conflitos apresentados durante a trama, e são uma ótima forma de explicar a passagem da adolescência para a vida adulta e as transformações do corpo humano.

Ainda em Homem Aranha, um dos colegas de Peter Parker publica tudo o que faz em suas redes sociais. De forma singela, o enredo mostra como este menino compartilha tudo em busca de aprovação dos outros, e sofre com a falta de sua família presente em sua vida.

Capitã Marvel

Sendo um dos únicos filmes da Marvel voltados à uma heroína, o filme “Capitã Marvel” é uma releitura dos quadrinhos da década de 80. Neste contexto, observamos a construção da mulher que ainda enfrente violência de gênero e sofre com a discriminação por parte dos demais. 

Além disso, a super-heroína é considerada um marco extremamente importante para a Marvel e extinção de paradigmas. Dentro e fora dos filmes, a Capitã Marvel inspirou diversas garotas a buscarem seus objetivos mesmo em meio a uma sociedade machista e em um universo tão masculino como a Marvel.

A produção poderia ser usada para argumentação ou contextualização em proposta de redação com os temas de assédio, traumas, violência, e feminismo.

Viúva Negra

Com diversas problemáticas tratadas ao longo dos filmes, “Viúva Negra” foi mais um sucesso lançado pela Marvel. Abordando desde o tráfico e abuso de mulheres, até o laço familiar, o trama apresenta diversos traumas e arrependimentos que os personagens desenvolveram ao longo de suas histórias e vivências. 

Assim, poderia ser referência para propostas de redação que envolvam questões sociais como problemas familiares, tráfico e abuso de mulheres e configurações familiares.

Capitão América

A produção “Capitão América” conta a história de Steve Rogers que, ao se alistar no exército, é descartado devido sua aparência e aptidão física considerada fraca para ingressar. Após participar de um experimento científico, sua estrutura física é completamente alterada e assim é aceito para participar. 

Esse acontecimento do filme pode ser usado como contextualização para redações que envolvam busca pelo corpo ideal, estética, corpo saudável e ditadura da beleza. 

Estude com o Estratégia Vestibulares 

E aí, você também é fã das produções da Marvel? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos! Clique abaixo e confira textos, cursos e simulados preparatórios.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também