7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação

7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação

Tema recorrente em propostas de redação e questões dos vestibulares, o Portal Estratégia Vestibulares trouxe uma seleção de frases que vão te ajudar nas provas

Estar preparado para um assunto tão importante, que já foi tema de redação nas edições 2018 do vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), é mais do que fundamental. Por isso, o Portal da Coruja listou 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Prova Enem 2022: veja o que levar, horários e instruções

1- “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença.” — Organização Mundial da Saúde (OMS)

Criada em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma instituição intergovernamental que integra a Organização das Nações Unidas (ONU). Sua função é fomentar pesquisas na área da Saúde e formular normas sanitárias internacionais.

Seu trabalho é feito de várias formas: com a produção de guias e materiais técnicos em prevenção e controle de doenças, manuais de boas práticas, pela criação e implementação de programas de controle e erradicação de doenças,  promoção de assistência técnica a países, formulação de relatórios de situação e análises de risco.

+ Varíola dos macacos: o que é a doença, quais seus sintomas e como o tema pode cair no vestibular

2- “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.” — Constituição Federal do Brasil de 1988

Promulgada após 20 meses de trabalho da Assembleia Constituinte, a Constituição Federal de 1988 apresenta o Artigo 196, que determina que o Estado deve utilizar-se das políticas necessárias para garantir o direito à saúde de todos os cidadãos. Além disso, também define que é de obrigação da União fornecer os serviços de recuperação para os indivíduos que adoecerem.

+ Constituição Federal: conheça as 7 que o Brasil já teve

3- “O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma revolução.” — Drauzio Varella

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), Drauzio Varella (1943) é um médico especializado em oncologia, que também já atuou em outras áreas da medicina e trabalha na divulgação de cuidados médicos para a saúde em colunas de portais de notícias, televisão, YouTube e outros meios de comunicação.

Um dos trabalhos mais famosos de Drauzio foi na Casa de Detenção de São Paulo — o Carandiru — onde atuou no combate e prevenção da contaminação pelo vírus HIV, responsável pela Aids. Sua passagem pelo Carandiru ainda rendeu três livros sobre o sistema prisional: Estação Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras.

+ 9 filmes sobre segurança pública para usar como repertório sociocultural na redação

4- “A cura está ligada ao tempo e às vezes também às circunstâncias.” — Hipócrates

Hipócrates (460 a.C – 370 a.C)  viveu no período clássico da Grécia Antiga e é considerado o pai da Medicina, inspirando, inclusive, o Juramento de Hipócrates, proferido pelos médicos durante a formatura. No juramento, os novos profissionais afirmam, entre outras coisas, que “A saúde do meu doente será a minha primeira preocupação”.

O título foi atribuído a Hipócrates porque, diferentemente dos outros pensadores de sua época, que se dedicavam mais à Política, ele passou a estudar e trabalhar o funcionamento do organismo humano. E também, porque ele buscava explicações racionais e científicas para os males que atingem o corpo, deixando de lado as costumeiras justificativas místicas e baseadas na fé. 

+ 11 citações sobre ciência para usar na redação

5- “Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia.“ — Nelson Mandela 

Símbolo da luta contra o regime racista e segregacionista do apartheid, que vigorou entre as décadas de 1940 e 1990 na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela (1918 – 2013) também foi um advogado e o primeiro presidente negro a ser eleito em seu país, governando de 1994 a 1999.

Mandela passou 27 anos preso pelo regime do apartheid, condenado primeiramente por participar de protestos e fazer viagens consideradas ilegais para o exterior, e mais tarde, foi condenado à prisão perpétua sob acusação de traição e sabotagem. O líder político só foi liberto após o fim da ditadura segregacionista.

+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano

6- “É impossível dar saúde a quem veste trapos e trabalha com salários que não permitem condições mínimas  de subsistência. É impossível dar saúde a um povo se não o libertarmos de sua dependência econômica para que ele mesmo tome suas decisões.” — Salvador Allende

Salvador Guillermo Allende Gossens (1908 – 1973) foi o último presidente do Chile antes do golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet em 1973. Além disso, Allende era médico e fundador do Partido Socialista do Chile, sendo o primeiro marxista a se eleger como presidente no continente americano.

Sua posição política estava bastante ligada a sua profissão, uma vez que Salvador trabalhou como médico legista e declarou que a partir disso “conheceu de perto a miséria chilena e os males pelos quais morria o povo”.

+ Marxismo: conceitos e características!

7- “Proteger a vida é reivindicar um sistema social que promova saúde e bem-estar.” — Campanha Setembro Amarelo 2021 do Conselho Regional de Psicologia do Paraná

De acordo com a Lei 5766/71 que cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia a função típica dos Conselhos de Psicologia é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão do Psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios da Ética e disciplina de classe. 

Na campanha do Setembro Amarelo de 2021, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná abordou o tema do suicídio sob a perspectiva não individualização do sofrimento psíquico, propondo o mote “Proteger a vida é reivindicar um sistema social que promova saúde e bem-estar. Em defesa do SUS e das garantias de direitos a todas as pessoas“.

+ Psicologia: curso, carreira, mercado, salários e mais

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também