Veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares para o tema de redação do Enem
palpite-tema-redacao-enem

Veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares para o tema de redação do Enem

Os professores do Estratégia Vestibulares entraram na brincadeira e palpitaram alguns temas de redação do Enem 2021. Confira!

Um dos assuntos que sempre rendem comentários e discussões antes de qualquer vestibular que tenha redação é tentar adivinhar o tema. E, é claro que no Enem isso não seria diferente. 

Com mais de 20 assuntos abordados, o tema no ano passado foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Já em 2019, o tema foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Outros assuntos foram abordados como controle de dados na internet, padrões de beleza, publicidade infantil, violência contra a mulher, poder de transformação da leitura e até mesmo direito ao voto. 

Saiba mais: 
+ Gabarito Enem 2022: veja a correção da prova
+ Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Conversamos com os professores do Estratégia Vestibulares e pedimos para eles levantarem um palpite sobre qual vai ser o tema do Enem de 2021. Quem sabe a gente não acerta, né? Assim, sua redação nota mil fica ainda mais próxima de acontecer. Confira abaixo!

Alê Lopes — Sociologia e História

O esporte na transformação da juventude

“Tivemos olimpíadas e é um tema que faz parte da vida dos jovens.”

Liberdade de expressão

“O ministro da educação disse que o tema seria mais aberto. Esse tema é um dos mais abertos (e polêmicos) desde a ascensão das ideias iluministas.”

Tecnologia e sociedade

“É bem livre, aberto e cabem vários argumentos e exemplos de repertório da vida cotidiana dos alunos.”

Queridas e queridos! A trajetória e o tempo de cada um não cabe em um Enem. Não esqueça isso, respira fundo e vai!!! Sorriso no rosto, coração leve, vai lá e arrasa! Já deu tudo certo!!! Confia no processo. Beijocas, Boa prova e abraço apertado.

Celina Gil — Redação e Artes

Educação domiciliar

“Já vinha sendo um tema muito discutido nos últimos tempos, mas se tornou mais tocante no período da pandemia. Acredito que caiba a discussões sobre acesso à internet, desigualdade social, responsabilidade dos pais, entre outras.” 

Boa prova, meu amô! Confie no seu processo e tenha calma na hora da prova! Estamos aqui torcendo ?

Fernando Andrade — Filosofia e Redação

Doação de leite materno

“O governo iniciou essa campanha.”

Galera, fazer uma redação é como viajar de moto, você começa e faz o percurso. Pode haver percalços, faz parte da história. Bora escrever sem medo e com tranquilidade.

Luana Signorelli — Literatura

Educação financeira

“Sugestão dos próprios alunos, tema da atualidade e especialmente um conteúdo com abrangência ampla: a tese poderia argumentar sobre crise, problemas individuais/psicológicos, inflação etc.”

Confiem em vocês e no nosso material! O momento agora é o da coroação de todo o nosso trabalho. Treino árduo, guerra fácil. Viver é lutar!

Lucas Costa — Física

As criptomoedas e a economia pós-pandemia

CPI da Covid

Marco Túlio — História

Direitos dos idosos

“Ainda não caiu! O Estatuto do Idoso foi aprovado em 2003, com o intuito de assegurar certas garantias às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, incluindo o atendimento preferencial, medicamentos gratuitos e transporte público.”

Priscila Lima — Atualidades e Geografia

O avanço tecnológico e a educação no mundo globalizado

“Por ser um tema mais amplo (agora temos certeza que eu seria uma péssima professora de redação ?)”

Pessoal, agora é o momento de se orgulhar da sua trajetória. Evite carregar pesos desnecessários: o Enem é uma baita oportunidade de ingressar no ensino superior? SIM!!! Mas a sua vida é muito maior do que isso! Então, observe os seus avanços e continue escrevendo a SUA história.

Wagner Damazio — Diretor do Estratégia Vestibulares

Saúde Mental

“Pandemia, enclausuramento, violência doméstica, doenças psíquicas, isolamento, solidão…“

O segredo do sucesso é a constância no objetivo! Não desista jamais!

Wagner Santos — Literatura, Português e Redação

Tráfico de animais

“A contemporaneidade do tema e a possibilidade menos ideológica de tratamento dele.”

Meu Bola de Fogo! Confio plenamente na sua preparação e preciso que você faça o mesmo. É a hora de chegar por lá e detonar. Sei que a vitória vem com esforço e vocês se esforçaram demais. Bora que só bora que a vaga é sua (e nossa)!

Busque a nota mil com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que temos pacotes exclusivos para redação e que todas elas são corrigidas de forma rápida e completa? Pois bem, acompanhe nossos conteúdos nas redes e videoaulas exclusivas em nosso canal do YouTube! Temos materiais exclusivos, banco de questões, simulados e cursos diversos, focados nas suas necessidades.

Você pode gostar também