Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Tema escolhido pelo Inep aborda a valorização de comunidades de povos tradicionais; veja como a temática pode ser desenvolvida

O tema de redação do Enem 2022 é “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.

O tema foi divulgado por Victor Godoy, atual ministro da Educação, às 13h51. Os candidatos têm até às 19h para responder 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de produzir a redação dissertativa-argumentativa sobre o tema.

Para Celina Gil, professora de redação e Artes do Estratégia Vestibulares, o tema não é inesperado, já que o Enem tem o costume de trazer temas atuais e que estão em alta, e esta temática foi assunto muito comentado no Brasil por diversos motivos.

Sobre a facilidade para abordar o tema, Celina aponta que isso depende da coletânea de textos motivadores: “Depende muito da coletânea de textos para orientar o aluno. Mas se o aluno levar em consideração o termo ‘povos tradicionais’ e discutir a questão indígena no Brasil hoje, não teria dificuldades. É um assunto que foi muito falado nos últimos anos.”

Veja também:
Redação Enem 2022: veja quais são os povos tradicionais do Brasil
Gabarito Enem 2022: veja a correção da prova

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são Povos Tradicionais no Brasil?

“Segundo o Ministério da Cidadania, são considerados Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) do Brasil,  os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, os extrativistas, os ribeirinhos, os caboclos, os pescadores artesanais, os pomeranos, entre outros”, explica Celina Gil.

Como discutir o tema de valorização de comunidades e povos tradicionais?

Para a professora de redação do Estratégia Vestibulares, é fundamental que o candidato discuta estratégias para a reversão das opressões que povos originários sofrem desde o processo de colonização do Brasil.

“O aluno deveria focar principalmente em discutir estratégias para a reversão das opressões históricas, levando em consideração o nascimento colonial do Brasil e seu período escravocrata”, indica.

Além disso, Celina também relembra que o candidato poderia abordar em sua redação a importância da preservação da cultura dos povos tradicionais e a sua importância história para a também preservação do meio ambiente.

” [A redação pode abordar] a ausência de políticas públicas que garantam o direito à terra e à preservação cultural dos povos também deve ser discutida. É importante lembrar o histórico dos direitos dos povos indígenas, tendo em vista que apenas a partir do século XX essa população passou a ter mais atenção”, reforça a professora.

Alguns fatos que comprovam a importância de politicas públicas que garantam a preservação dos povos tradicionais: “histórico de demarcações de terra e direito à terra, frequentemente negado; o avanço do garimpo ilegal no brasil, que prejudicou as comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas; e a violência contra os povos tradicionais, que se encontram em situação de vulnerabilidade social”.

Tópicos que podem ser abordados na redação do Enem 2022

Veja quais são os assuntos que podem ser abordados no tema de redação, seja na discussão ou como repertório, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

  • A questão dos Yanomamis no Brasil;
  • Assassinato de Bruno Pereira e Dom Philipps;
  • Morte do último membro da tribo indígena Tanaru, também conhecido como “Homem do Buraco”;
  • Artigo 231 da Constituição de 1988
    • “A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, instituída pelo Decreto no 6.040, de 2007, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos”
  • Mudança do feriado do Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas

Confira abaixo a lista de artigos produzidos pelo Portal Estratégia Vestibulares e que poderia ser utilizado na redação do Enem 2022:

Veja o histórico de temas de redação do Enem

Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • Redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem Impresso 2020: O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem Digital 2020:
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

+ Confira: Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

Qual é o modelo de redação do Enem?

O candidato deve produzir um “texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.

Além disso, essa texto deve ter até 30 linhas, já o mínimo são 7 linhas. Caso o candidato não cumpra o determinado, a redação é anulada.

Quais são as competências utilizadas na correção da redação?

Para realizar a correção da redação de forma padronizada, o Inep determinou cinco competências para avaliação do texto. Veja abaixo quais são elas:

1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa

Na primeira competência, o candidato deve escrever dentro da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, é avaliado se a redação do participante está de acordo com as regras de ortografia, como acentuação, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação e crase.

2 – Compreender o tema e não fugir da proposta

Essa competência avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais. Dessa maneira, esse critério avalia as habilidades de leitura e escrita do participante, além da organização e delimitação de um assunto mais extenso.

3 – Organização das ideias

O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo que apresenta clareza em suas ideias e argumentos, justificando sua posição em relação ao tema proposto. Desse modo, essa competência avalia a coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização das ideias.

Essa competência também avalia a argumentação, ao passo que o candidato deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e convincente.

+ Saiba mais: Veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares para o tema de redação do Enem

4 – Coesão e coerência na redação

A quarta competência avalia o candidato a respeito da organização textual, em que os parágrafos e frases devem estar conectadas entre si, garantindo uma sequência coerente e interdependência na redação.

5 – Proposta de Intervenção

O candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto. Para a proposta de intervenção ser considerada completa, é preciso ter cinco elementos, sendo eles: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, além de estar de acordo com os direitos humanos.

O que pode zerar a redação do Enem?

Veja o que pode anular a redação, segundo o edital da prova:

  • Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
  • Apresentar até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente” ou apresente até 10 linhas escritas no sistema braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
  • Esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.

Além disso, “a redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.”

Calendário do Enem 2022

Solicitação de isenção e justificativa de ausência4 a 15/04/2022
Resultado do pedido de isenção do Enem 202222/04/2022
Inscrições do Enem 202210 a 21/05/2022
Pagamento da taxa de inscrição até27/05/2022
Atendimento Especializado – Solicitação10 a 21/05/2022
Atendimento Especializado – Resultado07/06/2022
Atendimento Especializado – Recurso07 a 12/06/2022
Atendimento Especializado – Resultado do Recurso22/06/2022
Tratamento pelo Nome Social – Solicitação23 a 28/06/2022
Tratamento pelo Nome Social – Resultado05/07/2022
Tratamento pelo Nome Social – Recurso05 a 10/07/2022
Tratamento pelo Nome Social – Resultado do Recurso15/07/2022
Aplicação Enem 202213 e 20/11/2022
Divulgação do gabarito oficialAinda sem data
Divulgação do resultado do Enem 2022Ainda sem data

Qual é o formato do Enem?

O Enem é aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame.

Enem – primeiro dia

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
  • 1 redação dissertativa-argumentativa.

O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.

Enem – segundo dia

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
  • 45 questões de Matemática e suas tecnologias.

No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.

Quando sai a nota da redação do Enem 2022?

Ainda não há uma data específica para a divulgação da nota da redação do Enem. Caso o Inep siga o cronograma utilizado nas últimas edições, o resultado da prova será publicado em meados de janeiro de 2022.

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000
CTA curso Enem
Você pode gostar também