7 séries sobre a sociedade brasileira para aumentar seu repertório sociocultural

7 séries sobre a sociedade brasileira para aumentar seu repertório sociocultural

Saiba sete séries que retratam a sociedade brasileira e que podem ser usadas como repertório sociocultural

Sintonia, Cidade Invisível e Coisa Mais Linda são algumas das séries do momento que retratam diversos aspectos da sociedade brasileira, e apresentam um outro lado da produção nacional.  

Pensando nisso, o Estratégia Vestibulares preparou essa lista com dicas de séries com temas atuais e reais da nossa sociedade para você usar em repertórios socioculturais de redações que abordam propostas como, questões socioeconômicas, desigualdade, criminalidade, meio ambiente, relações sociais, violências, racismo, cultura, religião, funk e crenças populares.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

3% (2019)

A série “3%” possui quatro temporadas disponíveis na Netflix, e conta a história de um futuro pós-apocalíptico em que todos os jovens de 20 anos passam por um processo seletivo para viver em Maralto, onde somente 3% da população vive. Este processo consiste em provas intelectuais e físicas, que nem sempre são justas, mas que acabam sendo decisivas para o futuro desses jovens.

O seriado da Netflix pode ser usado para argumentação e contextualização em propostas de redação com os temas de relações sociais, questões socioeconômicas e desigualdade.

Aruanas (2019)

Disponível na plataforma de streaming Globoplay, a série “Aruanas” apresenta três amigas ativistas ambientais e líderes da ONG Aruana. Enquanto lutam pela proteção do meio ambiente, ao investigarem uma quadrilha de crimes ambientais na Amazônia, ainda enfrentam uma epidemia silenciosa.

Este contexto do seriado pode ser usado para argumentação e contextualização em propostas de redação com temas relacionados à meio ambiente, questões socioeconômicas, epidemia e relações sociais. 

Coisa Mais Linda (2019)

Contando com duas temporadas disponíveis na Netflix, a série “Coisa Mais Linda” conta a história de uma paulistana que se muda para o Rio de Janeiro, nos anos 1950, com seu marido, que posteriormente rouba todo seu dinheiro e foge sem dar mais explicações. Assim, com o intuito de seguir sua vida sem sofrer com o abandono do marido, a jovem conhece duas amigas e resolve abrir um clube noturno de bossa nova.

A série pode ser usada como repertório sociocultural em redações que envolvam machismo, violências, racismo e cultura brasileira.

Irmandade (2019)

A série “Irmandade”, disponível na Netflix, conta a história de uma advogada que enfrenta um dilema moral após descobrir que seu irmão é líder de uma facção criminosa. Entretanto, mesmo tentando salvar seu irmão das situações que o mesmo enfrentava no presídio, ela é forçada pela polícia a se infiltrar na facção e trabalhar contra seu irmão. 

A temática pode ser usada como repertório sociocultural para propostas de redação que envolvam violência policial, pobreza, racismo, questões sociais e dilemas éticos.

Segunda Chamada (2019)

Atualmente, a série “Segunda Chamada” conta com duas temporadas disponíveis no Globoplay. Em uma escola pública de ensino noturno, diversos professores trabalham pela transformação social da Educação em prol de jovens e adultos da instituição. Ao longo da trama, são apresentadas diversas realidades que os estudantes carregam consigo, como a situação socioeconômica difícil e histórias de vida. A atriz e cantora Linn da Quebrada, atual participante do BBB22, é uma das protagonistas da história.

Veja também: Big Brother Brasil: como usar na redação?

Assim, poder ser referência para propostas de redação que envolvam educação, pobreza, discriminação, questões socioeconomicas, preconceito e violências. 

Sintonia (2019)

Um queridinho dos telespectadores brasileiros, a série “Sintonia”, original da Netflix, possui duas temporadas disponíveis na plataforma de streaming. O drama apresenta a vida de um grupo de amigos que cresceram em uma favela e buscam realizar seus sonhos no funk.

Essas situações da série podem ser usadas como repertório sociocultural para temas relacionados a música, funk, favelas, drogas, religião e relações sociais.

Cidade Invisível (2021)

A série “Cidade Invisível”, estrelada por Marco Pigossi, está disponível na Netflix e conta com uma temporada disponível até o momento. Conta a história de um detetive que, após a morte da esposa, encontra-se atordoado e com dificuldades de continuar sua vida cotidiana. Com isso, envolve-se em uma louca batalha entre o mundo real e um reino subterrâneo, onde encontra personagens do folclore brasileiro.

Esta narrativa pode ser usada na argumentação de temas que envolvem folclore, cultura brasileira, crenças populares, violência ambiental e meio ambiente.

Veja também: 7 livros para entender a sociedade brasileira

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe como usar as séries brasileiras na sua redação, que tal conferir os demais benefícios que o Estratégia Vestibulares tem a oferecer? Aqui você encontra cursos, simulados e correção de redações que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também
Erros Redação Enem
Leia mais

Como é a redação do Enem?

Você sabe como funciona a redação do Enem? O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações