A estudante Milena Neves, nascida e criada em Brasília, sempre cultivou interesse em muitas áreas, como Astronomia e Exatas, mas seu coração bate mesmo é pela Medicina. Desde pequena, pedia para que a mãe comprasse livros infantis sobre anatomia para folhear, aprender e se divertir.
Aos 22 anos, viu seu maior sonho tornar-se realidade: foi aprovada no curso de Medicina em diversas universidades conceituadas, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em 1° lugar na Universidade de Brasília (UnB), onde estuda atualmente.
Durante entrevista para o Estratégia Vestibulares, Milena contou sobre sua experiência com o curso preparatório da Coruja, suas ferramentas favoritas, rotina de estudo, o motivo para escolher Medicina e deu dicas aos vestibulandos. Acompanhe a trajetória da brasiliense!
Navegue pelo conteúdo
Estudando com o Estratégia Vestibulares
Milena conheceu o Estratégia Vestibulares por uma aula do Youtube sobre Histologia Animal, ministrada pela professora de Biologia, Bruna Klassa. Ela explica que, como passava por um período difícil em sua vida pessoal, iniciou a aula bem desanimada, mas a didática da professora a envolveu tanto que ficou duas horas estudando o assunto, sem nem perceber.
“Uma aula assim tão completa, tão rica em detalhes, que passaram duas horas e eu nem tinha percebido. E eu já estava ali cheia de anotação, cheia de post-it na parede do meu quarto. E eu falei, gente, será que isso aqui é um cursinho de todas as matérias ou é só biologia?”, relembra.
Ao pesquisar sobre o Estratégia Vestibulares, descobriu que era uma plataforma com cursos preparatórios para diversas bancas de vestibulares do país. Assinou, então, o curso extensivo da Fuvest, já que, na época, a UnB estava sem realizar o vestibular por conta da pandemia da Covid-19.
Inclusive, a estudante afirma que o curso preparatório da Fuvest foi suficiente também para sua preparação para a UnB e para o Enem, mesmo sendo bancas e estilos de prova diferentes. Isso porque, segundo Milena, a Fuvest é “prova conteudista”, e tais conteúdos estudados serviram de base sólida para os outros vestibulares dos quais ela prestou.
Durante a preparação, suas ferramentas de estudo favoritas eram o aplicativo do Estratégia Vestibulares, o Banco de Questões, as videoaulas, as provas antigas e o fórum de dúvidas. A futura médica explica que quando sentia um domínio do conteúdo, partia direto para as questões. Já quando necessitava aprofundar mais na disciplina, assistia às aulas e depois realizava os exercícios.
“Mas não era muito comum eu pegar a apostila em si para ler, porque eu já achava as aulas tão completas que, para o meu caso, realmente (as videoaulas) já eram suficientes”, acrescenta.
A estudante ainda expôs que o diferencial do Estratégia Vestibulares, para ela, são os vídeos das resoluções de questões e provas feitas pelos professores de forma destrinchada e detalhada, sempre disponíveis no Youtube.
Ao ser questionada sobre como definir o Estratégia Vestibulares, Milena declara: “Eu diria que o Estratégia Vestibulares foi uma escadinha para aprovação, sabe? Você chegou na frente de um muro, que parece que esse muro não vai ser derrubado, porque você não passa, você não consegue, parece que as coisas não estão andando. Aí, chega um professor, uma equipe bem grande, com uma escadinha, você sobe essa escadinha e passa para o outro lado”.
A experiência com o estudo online
Milena afirma que estudar online foi muito vantajoso para ela. A otimização do tempo, a possibilidade de montar seu próprio cronograma e rever aulas e a facilidade de acesso foram os principais pontos para essa opinião.
“Outra coisa também é que no aplicativo do Estratégia, a gente pode baixar as aulas para assistir elas offline, né? Então, eu me programava quando eu ia viajar, quando eu ia para a academia, quando eu ia correr, quando eu ia fazer outras atividades, cozinhar, etc. Eu botava, às vezes, baixava ela e deixava rodando ali, ouvindo, para aproveitar, otimizar o tempo.”, explica Milena.
A relação com os professores nunca foi um problema. Diferente do que muitos pensam, apesar de ser online, ela afirma que os professores do Estratégia são muito atenciosos, empáticos e carinhosos com os alunos, o que garante uma conexão entre eles. Além disso, ela relata que eles percebiam os seus erros e a alertavam:
“Eles sabem quem é você, eles conhecem, mesmo sendo online. E já vai direcionado, entendeu? Então, por exemplo, eu que estava ali sempre perguntando para a Lê, para a Bruna Klassa, para você, eu ia muito nos detalhes da questão. E às vezes vocês falavam, ‘Milena, eu sei que você gosta de ver os detalhes, mas tenta ver mais o geral da questão, porque às vezes você acaba caindo muito em picuinha, muito detalhezinho, que às vezes não é o interessante da questão’”.
Por que Medicina?
Para Milena, a Medicina sempre esteve em seus planos. Ao longo de sua infância, passou por seis cirurgias para remoção de um hemangioma que tinha na cabeça. Esse tumor benigno aparece quando os vasos sanguíneos se proliferam além do normal e se agrupam em alguma parte do corpo.
No caso da estudante, a cirurgia para remoção total seria muito complexa e invasiva e, por isso, precisou realizá-la em seis etapas. A primeira foi aos dois meses de idade e a última aos sete anos.
Ela conta que o medo e a insegurança estavam sempre presentes, mas a calma e o carinho dos médicos a tranquilizavam. “Eles faziam com que eu me sentisse em paz no colo deles. Então, me dava essa admiração e essa mesma vontade de cuidar das pessoas, retribuir o que eu recebia”, expõe Milena.
Além dessa admiração pela profissão, a brasiliense cultiva uma curiosidade em relação ao corpo humano desde muito jovem: “Toda vez que eu ia nas lojinhas de livraria, quando eu era criança, eu pedia pra minha mãe comprar os livrinhos de anatomia e eu achava o máximo!”.
Seja aprovado em Medicina
Pacote Medicina FUVEST
Saiba mais
Pacote Medicina UNICAMP
Saiba mais
Pacote Medicina UNESP
Saiba mais
Pacote Medicina UERJ
Saiba mais
As dificuldades até a aprovação
Milena conta que, dois anos antes de ser aprovada, passava por uma situação difícil. Sentia-se frustrada por não conseguir a sonhada aprovação e triste porque havia acabado de perder suas três cachorrinhas.
Com o psicológico abalado, a então vestibulanda estava desmotivada e desfocada. Muitas vezes, passava mal durante as provas. Sua estratégia para voltar aos trilhos foi retornar aos estudos por disciplinas e áreas nas quais sentia apreço, como histologia, anatomia e outros assuntos da Biologia.
Felizmente, após muita determinação e esforço, sua ansiedade e medo foram superados e a aprovação foi conquistada. “De dois anos para cá, foi quando eu realmente senti que eu me desenvolvi bem. Fiquei mais forte, comecei realmente a ter uma rotina de esporte, de sono, de cuidar da vida mesmo, né?”, admite Milena.
Dica de ouro
Milena ainda deixou aos vestibulandos algumas dicas e palavras de apoio. Ela aconselha que os atuais estudantes criem um planejamento semanal, resolva diversas questões e tenha foco nas aulas, para não desviar a atenção com coisas fúteis.
A preparação para Medicina é mais complexa, já que é um dos cursos mais tradicionais e concorridos do Brasil. Por isso, a estudante revela, por experiência própria, que a aprovação não depende somente do conhecimento adquirido ao longo da preparação, mas também de um psicológico e uma mentalidade fortes e resilientes.
As dúvidas podem surgir, mas ela pede para que os vestibulandos não tenham medo de sonhar. Para finalizar, a futura médica incentiva: “Você também pode passar, você vai passar, você vai conseguir. Fale isso para você mesmo. Pense assim, não é uma questão de se, é uma questão de quando. E vai acontecer”.
Como conquistar sua vaga em Medicina?
Se você, assim como Milena, está focado em montar seu próprio cronograma de estudos para garantir uma vaga em Medicina, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversas bancas do país, com professores especialistas na prova e com muitos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!