UFRJ: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

UFRJ: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Confira mais detalhes sobre o processo seletivo da UFRJ, com acesso via Sisu e Enem, no Portal Estratégia Vestibulares

Quer ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de educação superior públicas do país? No Estratégia Vestibulares você tem todas as informações necessárias para entrar na UFRJ pelo Sisu, além de saber mais sobre a universidade. Confira!

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Sobre a UFRJ

A UFRJ foi a primeira universidade federal do Brasil, com data de criação em 1920. Algumas unidades — como a Escola Politécnica, fundada em 1792, Faculdade Nacional de Medicina, em 1808 e a Faculdade Nacional de Direito, criada em 1891 — já funcionavam à época, mas a unificação e criação da instituição veio apenas no século XX.

Presente entre as dez melhores instituições da América Latina em uma série de rankings, a instituição conta hoje com 176 cursos de graduação e 232 cursos de mestrado e doutorado. Ao todo, são mais de 65 mil estudantes e, dentre os ex-alunos, estão nomes de expressão como Osvaldo Aranha, Vinícius de Moraes, Oscar Niemeyer, Oswaldo Cruz, Clarice Lispector, Jorge Amado, Conceição Evaristo, Carlos Chagas e Cândido Portinari.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário UFRJ, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFRJ

O ingresso na Universidade Federal do Rio de Janeiro é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para qokue instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. É dentro do site do programa que se escolhe o curso e a instituição pela qual vai concorrer. A nota que compõe o Sisu é a nota do Enem do ano vigente.

Por conta disso, o desempenho do candidato no Enem é determinante para conquistar uma das vagas existentes na UFRJ. A adesão ao Sisu é opcional e, por conta disso, muitas outras instituições contam com processos seletivos próprios, que podem incluir, ou não, a nota do exame.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do programa.

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu.

Quais são as modalidades de concorrência?

São três as modalidades em que os candidatos podem se inscrever: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às outras ações afirmativas previstas pela instituição.

Assim, durante a chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma certa modalidade estará concorrendo somente com os candidatos que tenham escolhido a mesma opção. Assim, o sistema vai selecionar apenas dentro daquela categoria os que obtiveram as melhores notas no Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei de cotas nº 12.711/2012 foi atualizada (Lei 14.723/23) e a ordem das vagas de ampla concorrência é a principal alteração inserida. A partir de agora os candidatos que têm direito à reserva de vagas por cotas concorrem nas vagas de ampla concorrência e a reserva só será utilizada para os participantes que não atingirem nota suficiente para conseguir uma vaga na modalidade. Além disso, quilombolas foram incluídos na nova lei.

A Lei nº 12.711/2012 oferece 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de Ensino Superior a estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessas vagas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Por conta disso, é necessário estar atento aos trâmites de comprovação exigidos pelas instituições em cada uma das modalidades escolhidas. O candidato precisa conferir, geralmente no site da universidade, prazos e solicitações.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFRJ

As modalidades de ação afirmativa da UFRJ são destinadas a candidatos que cursaram de forma integral o Ensino Médio em sistemas públicos de ensino, com 50% das vagas. Dessas vagas, 50% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente e a outra metade para quem tem renda familiar superior a esse número.

Após a divisão, o percentual de 51,8% das vagas de ambos os grupos é destinado aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O valor corresponde à soma dessas populações no Estado do Rio de Janeiro, segundo o censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para os estudantes que ingressam na modalidade de ação afirmativa, a UFRJ disponibiliza também bolsas de acesso e permanência, equipamentos de informática em unidades de informação e laboratórios públicos, acompanhamento acadêmico, com ofertas de disciplinas suplementares, e meios de transporte gratuitos.

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos. A UFRJ conta com Prova de Habilidades Específicas nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. 

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

No cartão de confirmação o candidato encontra informações como local de prova (endereço, número e sala), número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso solicitados.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de prova, mas o documento traz informações de forma acessível para consulta rápida. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais.

O que levar no dia da prova?

Segundo o edital do Enem 2022, foi necessário levar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, documento oficial com foto e máscara de proteção contra a Covid-19 (caso a cidade ou o estado ainda a cobrem).

Como funciona a prova do Enem

A atual prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Como é calculada a nota do Enem?

Com o modelo de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota do Enem é calculada de forma mais complexa que os demais vestibulares, ao não levar em conta apenas a quantidade de erros e acertos. 

Cada área avaliada com o TRI tem uma média obtida que depende da dificuldade das questões e do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”. 

Como será o novo Enem

A partir de 2024, o Enem mudará seu formato, adequando-se à reforma do Ensino Médio. O exame será dividido em duas etapas: a primeira avaliará os conhecimentos gerais dos estudantes, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levará em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa é interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolhe as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o ensino médio. Saiba mais sobre o novo Enem e suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem deve ser feita em até 30 linhas, escrita à mão, sobre o tema proposto no ano e, como apoio, o exame disponibiliza textos base com informações, dados e reflexões sobre o assunto.

O gênero exigido no Enem é o dissertativo-argumentativo, e o tema gira em torno de questões sociais, políticas, culturais ou científicas relevantes e sobre o ponto de vista do Brasil. 

Como a redação é avaliada pela banca?

A avaliação da banca do Enem nas redações leva em conta cinco competências, para facilitar a padronização das notas para todos os concorrentes. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é o que outros vestibulares chamam de Conteúdo Programático, que é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e inclui cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente; e
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFRJ

Candidatos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música passam também por uma prova escrita e prática de habilidades específicas. Para mais informações, consulte o edital.

Como se matricular na UFRJ

A primeira etapa após aprovação no Sisu é realizar a pré-matrícula on-line no site da instituição nos horários e dias determinados na página de acesso à UFRJ no dia de divulgação dos resultados e da lista de espera. O envio dos documentos deve ser feito seguindo rito proposto na pré-matrícula.

Notas de corte UFRJ

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFRJ no Sisu 2021:

  • Medicina (Rio de Janeiro): 828,24
  • Medicina (Macaé): 817,36
  • Odontologia: 799,59
  • Ciências Econômicas (Praia Vermelha/Integral): 796,35
  • Engenharia de Computação e Informação: 792,77
  • Engenharia de Produção: 790,1
  • Ciências Econômicas (Praia Vermelha/Noturno): 780,93
  • Direito (Integral): 779,14
  • Engenharia Química: 777,34
  • Psicologia: 773,84
  • Direito (Noturno): 772,24
  • Engenharia Eletrônica e de Computação: 770,09
  • Ciências Biológicas Modalidade Médica: 766,13
  • Jornalismo: 765,94
  • Relações Internacionais: 764,98

Cursos UFRJ

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

  • Administração
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais – Escultura
  • Artes Visuais – Gravura
  • Astronomia
  • Bacharelado em Letras
  • Bacharelado em Psicologia
  • Bacharelado em Química – Macaé
  • Biblioteconomia e Gestão de Unid Informação
  • Biblioteconomia Gestão
  • Ciência da Computação
  • Ciências Atuariais
  • Ciências Atuariais / Estatística (Básico)
  • Ciências Biológicas (Básico)
  • Ciências Biológicas (Básico) – Macaé
  • Ciências Biológicas – Macaé
  • Ciências Biológicas – Modalidade Médica
  • Ciências Biológicas: Biofísica
  • Ciências Biológicas: Biofísica – Xerém
  • Ciências Biológicas: Biotecnologia – Xerém
  • Ciências Biológicas: Microbiol e Imunologia
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Contábeis – Cid Univ
  • Ciências Contábeis – EAD
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Matemáticas e da Terra
  • Ciências Sociais
  • Complexo de Formação de Professores
  • Comunicação Social (Básico)
  • Comunicação Visual Design
  • Conservação e Restauração
  • Dança
  • Defesa e Gestão Estratégica Internacional
  • Design de Interiores
  • Design Industrial
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Enfermagem – Macaé
  • Engenharia (Básico)
  • Engenharia (Ciclo Básico
  • Engenharia (Núcleo Comum)
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia de Computação e Informação
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia Matemática
  • Escola de Química (Núcleo Comum)
  • Estatística
  • Farmácia
  • Farmácia – Macaé
  • Filosofia
  • Filosofia (Básico)
  • Física
  • Física Médica
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Gastronomia
  • Geografia
  • Geologia
  • Gestão Pública Desenvolvimento Econômico e Social
  • História
  • História
  • História da Arte
  • Jornalismo
  • Letras
  • Letras – Libras
  • Licenciatura em Artes Visuais
  • Licenciatura em Ciências Biológicas
  • Licenciatura em Ciências Biológicas – EAD
  • Licenciatura em Ciências Biológicas – Macaé
  • Licenciatura em Ciências Sociais
  • Licenciatura em Dança
  • Licenciatura em Educação Física
  • Licenciatura em Expressão Gráfica
  • Licenciatura em Física
  • Licenciatura em Física – EAD
  • Licenciatura em História
  • Licenciatura em Matemática
  • Licenciatura em Música
  • Licenciatura em Química
  • Licenciatura em Química – EAD
  • Licenciatura em Química – Macaé
  • Matemática
  • Matemática Aplicada
  • Medicina
  • Medicina – Macaé
  • Meteorologia
  • Música
  • Musicoterapia
  • Nanotecnologia
  • Nanotecnologia – Xerém
  • Nutrição
  • Nutrição – Macaé
  • Odontologia
  • Paisagismo
  • Pedagogia
  • Pintura
  • Psicologia
  • Química
  • Química – Atribuições Tecnológicas
  • Relações Internacionais
  • Saúde Coletiva
  • Serviço Social
  • Teoria da Dança
  • Terapia Ocupacional

Campi e estruturas da UFRJ

A UFRJ possui quatro campi, dois na cidade do Rio de Janeiro, um em Duque de Caxias e um em Macaé. Soma-se a isso escolas, centro de arte, maternidade, museu e o observatório do Valongo. Veja abaixo mais detalhes sobre as estruturas da instituição.

Cidade Universitária

Localizada na Ilha do Fundão, o campus fica na Baía de Guanabara, perto do aeroporto do Galeão, que fica na Ilha do Governador e do Complexo da Maré. Dentro das instalações do local tem hospital universitário, alojamento estudantil, centros de pesquisa, incubadora de empresas, escola de Educação Física e Esportes e a reitoria da instituição.

Duque de Caxias

O campus de Duque de Caxias fica em Xerém, na rodovia Washington Luiz. O espaço é focado em biotecnologia e conta com auditórios, restaurantes, laboratórios e outras instalações, divididas em três blocos.

Macaé

A unidade tem foco em cursos relacionados à saúde, além do instituto Politécnico e de um curso de Química. Possui nove cursos de graduação e mais duas pós-graduações em seu espaço. Uma curiosidade é que há um prédio destinado à Universidade Federal Fluminense (UFF).

Praia Vermelha

Localizado no bairro de Botafogo, o campus da Praia Vermelha abriga a Editora e Livraria UFRJ, o Instituto Philippe Pinel, que é um hospital psiquiátrico, além do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e do Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ.

Outras instalações

A instituição possui também algumas instalações que não se localizam em um dos quatro campi citados acima. São elas:

  • Centro de Arte Hélio Oiticica
  • Colégio Brasileiro de Altos Estudos
  • Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Escola de Música
  • Faculdade Nacional de Direito
  • Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (Hesfa)
  • Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs)
  • Maternidade Escola
  • Museu Nacional
  • Observatório do Valongo
  • Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade – NUPEM/UFRJ

Oportunidades da UFRJ

Como pontuamos acima, os campi da UFRJ contam com cursos diversos, hospital universitário, observatórios, museu, maternidade e muitos outros aparatos que são vistos como oportunidades de desenvolver capacidades acadêmicas, profissionais e pessoais.

A UFRJ conta também com um plano diretor voltado para 2030, que visa “preservar o passado, gerir o presente, edificar o futuro”. Nele, é possível encontrar detalhamentos sobre análises, sínteses e diretrizes para os próximos anos.

Auxílios e permanência estudantil

A instituição oferece uma série de auxílios para dar suporte a alunos que necessitam de apoio e instrumentos que permitam sua permanência como aluno da universidade. Veja quais são:

  • Auxílio alimentação: refeições gratuitas nos restaurantes universitários;
  • Auxílio Transporte: são três modalidades (intermunicipal, para estudantes de cursos presenciais, que residam em municípios distintos do campus em que estão matriculados, municipal 1, destinado a estudantes de cursos presenciais do Campus Caxias e municipal 2, destinado a estudantes de cursos presenciais do Campus Macaé);
  • Auxílio Educação Infantil: destinado a estudantes que comprovem possuir dependentes com idade inferior a 06 (seis) anos, tendo por objetivo suprir parcialmente as despesas decorrentes da maternidade/paternidade;
  • Auxílio Material Didático: visa contribuir com as despesas para aquisição de material didático e pedagógico;
  • Residência estudantil: são 504 quartos, distribuídos igualmente em dois blocos – feminino e masculino. 
  • Auxílio Moradia: destinado a estudantes não contemplados com vaga em Residência Estudantil, para custear parcialmente as despesas com habitação;
  • Auxílio Permanência: auxilia na permanência de estudantes com matrícula regular, ingressantes pela modalidade de renda da Política de Ações Afirmativas, com renda familiar de até 0,5 (meio) salário mínimo per capita;
  • Divisão de Saúde do Estudante (DISAE): planeja, acompanha, gerencia e promove ações em saúde do(a) estudante, promovendo uma série de ações e projetos que envolvem o assunto;
  • Apoio a Eventos de Estudante:  tem como finalidade estimular o protagonismo estudantil a partir de iniciativas criativas, pensadas, produzidas, organizadas e realizadas por discentes, contribuindo para a construção da autonomia e para a integração à universidade; e
  • Programa Esporte e Lazer (PEL): tem como objetivo disseminar a prática da atividade física, do esporte e do lazer, voltada para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, além de aspectos positivos de socialização.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares oferece cursos específicos para o Enem, desenvolvido de forma exclusiva e voltada para a banca do exame.Saiba mais detalhes sobre o que oferecemos para que você seja mais um aprovado na universidade dos seus sonhos!

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também