Gabarito UEL 2020 – Artes – Resolução Comentada

Gabarito UEL 2020 – Artes – Resolução Comentada

Olá, pessoal… Tudo bem? Sou o prof. Celina, do Estratégia Vestibulares, e escrevo este artigo para lançar o Gabarito UEL 2020, da disciplina de Artes. Nesta página, você vai conferir a resolução comentada completa. Vamos nessa??

Veja também: UEL 2022: relação candidato/vaga

Navegue pelo conteúdo

UEL 2020

Questão 01

Museus são espaços de produção e difusão de conhecimento. Em suas diversas manifestações, promovem exposição, documentação e preservação dos patrimônios naturais, culturais e científicos, os quais, ao longo do tempo, se transformaram em instituições sociais e educativas. São espaços de conhecimento e se destacam pela arquitetura executada em determinado contexto histórico, social e geográfico.

Com base nos conhecimentos sobre arte arquitetônica, relacione as figuras a seguir com suas respectivas características arquitetônicas.

(A) Retomada dos modelos clássicos, buscava a perfeição e a beleza por meio do uso de formas equilibradas, proporcionais e harmoniosas, que visavam à simetria e à ordem. Uso de arcos, abóbadas, cúpulas e colunas.

(B) Valorização do passado histórico e baseada nos ideais iluministas, busca o racionalismo e o academicismo. Uso da proporção e da clareza, da simplicidade e do equilíbrio das formas, visando à harmonia e à beleza estética.

(C) Uso de materiais de alta tecnologia, valorização da população usuária na elaboração dos projetos, contribuindo para uma arquitetura mais humana e ambiental, preocupada com a preservação de recursos naturais.

(D) Mistura de várias tendências, utilizando formato irregular, incomum, pisos abertos, grandes dimensões e diversidade de materiais, privilegiando a funcionalidade, o conforto, o design orgânico e a economia verde.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) I-A, II-C, III-B, IV-D

b) I-A, II-D, III-B, IV-C

c) I-B, II-D, III-A, IV-C

d) I-B, II-C, III-A, IV-D

e) I-D, II-C, III-A, IV-B

Resolução Comentada

  • A imagem I refere-se à descrição (A). É possível identificar na imagem as seguintes características elencadas: os arcos, na parte inferior do prédio; a cúpula no topo do prédio, possivelmente abrigando uma abóbada na parte interna; e as colunas, tanto junto aos arcos quanto junto às janelas.
  • A imagem II refere-se à descrição (C). É possível identificar na imagem as seguintes características elencadas: os materiais tecnológicos, como os metais e a iluminação. Seria preciso que o aluno tivesse algum conhecimento sobre o Museu do Amanhã – representado na figura – e soubesse que o museu utiliza energia solar captada em painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do edifício. Um dos pilares desse museu é a sustentabilidade.
  • A imagem III refere-se à descrição (B). É possível identificar na imagem as seguintes características elencadas: a proporção, uma vez que o prédio possui construção simétrica dos dois lados a partir do ângulo da foto; e simplicidade e equilíbrio de formas. Comparando-se a imagem com as outras, fica mais fácil perceber como este prédio é o que possui formas mais claras e menos rebuscamento.
  • A imagem IV refere-se à descrição (D). É possível identificar na imagem as seguintes características elencadas: formato irregular, incomum, o que se percebe na construção em branco que corta a imagem ao meio; grandes dimensões, o que se comprova pela foto aérea que indica o tamanho do espaço; design orgânico, pela tentativa de adequar-se ao espaço dado pela natureza.

Gabarito: A

Leia a charge (figura 2) e o texto I a seguir e responda às questões 11 e 12.

Texto I

Assim como […] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. […] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá-lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.

CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mario de Andrade. 2. ed. Chapecó: Argos, 2015. v. 1.

Questão 11

Com base na charge (figura 2), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.

I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas.

II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma cultura em detrimento da sociedade contemporânea.

III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a outras narrativas, permitindo abordar a história de forma objetiva.

IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e as identidades públicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

  • O item I está correto, pois o que o texto indica é que qualquer processo de arquivamento ou preservação envolve seleção. Selecionamos baseados em algum critério ou com algum objetivo. Toda seleção implica também em exclusão. Não é possível preservar toda a memória ou todas as narrativas de determinado assunto em um museu.
  • O item II está incorreto, pois em nenhum momento se afirma que devemos olhar apenas para o passado. Tanto é assim, que as obras mais antigas – a saber, a Monalisa, de Leonardo Da Vinci, e O Pensador, de Auguste Rodin – dialogam sobre o absurdo de vetar uma exposição nos dias de hoje.
  • O item III está incorreto, pois o que o texto afirma é que não é possível ser completamente inclusivo, pois ao decidir o que iremos ou não colocar num museu, já estamos decidindo o que vale a pena ou não ser preservado ou exposto.
  • O item IV está correto, pois com o incêndio do Museu Nacional, perdemos também pesquisas e experiências. Além disso, os objetos ali expostos e guardados também traziam uma história ligada à construção da nossa memória.

Gabarito: B

Questão 14

Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.

Com base nos conhecimentos sobre as características gerais da escultura, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) As esculturas gregas são estáticas e têm função decorativa; baseiam-se em cânones religiosos, na valorização da nobreza, despreocupadas com a beleza física e com o realismo em suas representações.

( ) As esculturas renascentistas apresentam a beleza absoluta, características da escultura clássica, expressando o pensamento humanista e a tridimensionalidade profunda.

( ) As esculturas impressionistas rompem com os padrões estabelecidos, desvalorizam o aspecto externo de acabamento e deixam as obras em estado bruto dando a impressão de figuras surgindo naquele momento.

( ) As esculturas concretas rompem com as propostas das vanguardas artísticas, trazendo uma tridimensionalidade estática, sem movimento ou interferência do espectador.

( ) As esculturas contemporâneas possibilitam o abandono de suportes tradicionais, liberdade e subjetividade na produção, efemeridade das obras e mesclam diferentes estilos e materiais.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a) V, V, F, F, V.

b) V, F, V, F, F.

c) F, V, V, V, F.

d) F, V, V, F, V.

e) F, F, F, V, V.

Resolução Comentada

As alternativas são, respectivamente:

  • ( F ) “As esculturas gregas (…)”- Falsa, pois a estatuária grega apresenta muita noção de movimento, além de uma busca pela beleza ideal e perfeição nos detalhes, com o objetivo de representar de maneira realista.
  • ( V ) “As esculturas renascentistas (…)” – Verdadeira, pois a escultura renascentista se inspira na tradição da antiguidade clássica, buscando uma representação da beleza ideal, priorizando o homem – que é o centro da arte.
  • ( V ) “As esculturas impressionistas (…)” – Verdadeira, pois o impressionismo trabalha com contornos menos nítidos, produzindo esculturas que deveriam poder ser vistas de qualquer ângulo. Além disso, a ideia de “obra inacabada” norteava a estatuária, pois era vista como expressão do processo criativo do artista.
  • ( F ) “As esculturas concretas (…)” – Falsa, pois a escultura concreta, principalmente a obra de Hélio Oiticica, coloca o espectador no papel de participador, podendo caminhar por dentro das obras e interferir nelas.
  • ( V ) “As esculturas contemporâneas (…)” – Verdadeira, pois a arte contemporânea se caracteriza também pelas possibilidades de experimentar formas e conteúdos menos tradicionais, garantindo maior liberdade de produção ao artista.

Gabarito: D

Analise a figura 3 a seguir e responda às questões 20 e 21.

Questão 20

A obra “Lama Lâmina” (figura 3) apresenta uma leitura de interação entre ecologia ambiental e arte, resultando na escultura/instalação, em que os planos interior e exterior são elementos fundamentais.

Com base na obra e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.

I. Utiliza a especificidade de relação entre o objeto artístico e o espaço arquitetônico, preservando a mensagem estética da escultura/instalação em que o objeto e o espaço são fundidos numa realidade significativa.

II. Apresenta uma escultura/instalação complexa que agrega procedimentos técnicos e manifestações artísticas no espaço. O trabalho é a essência da própria obra e a intenção do artista passa pelo contexto da arte conceitual.

III. Traz o espaço e seus elementos, como a máquina e a árvore, na composição escultórica, congelando um instante de instabilidade do movimento, de modo a relacionar espaço e forma com a ideia.

IV. Transmite noção de realismo, busca aproximar-se ao máximo da natureza e contém recursos e detalhes hiper-realistas, como a materialidade, cenários, objetos e a bidimensionalidade da matéria no espaço.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Resolução Comentada

  • A afirmativa I está correta, pois a obra consiste em um domo de vidro e metal, no meio da mata. Dentro dessa construção, há um trator segurando uma árvore branca. O contraste entre a mata – acessada visualmente através do vidro do domo – e do trator, indicam a ação humana sobre a natureza e o dualismo entre preservação e destruição.
  • A afirmativa II está correta, pois a arte conceitual pressupõe a ideia de que a arte deve se pautar em conceitos e reflexões, suscitando a atitude mental. A obra em questão também sugere a reflexão visual, principalmente a partir do contraste entre o espaço da obra e sua própria construção.
  • A afirmativa III está correta, pois vemos o trator como uma imagem estática: ele não está trabalhando, mas sim segurando no ar uma árvore, como se tivesse havido o congelamento do momento da atividade da máquina.
  • A afirmativa IV está incorreta, pois a bidimensionalidade, ou seja, a exploração apenas de duas dimensões, não é característica da instalação. Aqui, principalmente, é um ambiente que o espectador pode entrar e explorar. Além disso, os detalhes não são hiper-realistas, basta ver a árvore de cor branca.

Gabarito: D

Questão 37

Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”. Um dos elementos que compõem a obra e que são captados pelo olhar são as cores. A palavra “cor” vem do latim color e significa cobrir, ocultando a superfície e definindo a forma.

Sobre as manifestações artísticas, no que se refere ao elemento visual “cor”, assinale a alternativa correta.

a) A arte egípcia antiga possui como principais características as paisagens de fundo, as figuras humanas e o uso de cores próximas da realidade, por meio da tinta a óleo, a centralização das imagens e a ilusão de profundidade.

b) A arte contemporânea surgiu na França e nela a cor reflete a qualidade e a intensidade da luz, sem a utilização do contorno-linha. As sombras são luminosas e coloridas e as misturas, feitas diretamente na pintura.

c) A arte medieval foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas são plenas em luminosidade e em cores puras, além do ouro, da prata e do branco.

d) A arte impressionista surgiu no pós-primeira guerra e, neste contexto, a cor remete as expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, priorizando acima do objeto artístico a ideia e o conceito.

e) A arte renascentista caracterizava-se pelo racionalismo na qual a maior parte das suas esculturas e pinturas eram coloridas e presentes no interior dos templos. Nela as cores apresentavam não apenas uma função decorativa, mas eram carregadas de simbolismo.

Resolução Comentada

  • A arte produzida na idade média é fortemente influenciada pela religião Católica. Os temas são sempre religiosos, retratando principalmente santos e passagens bíblicas. As pinturas possuem cores puras e detalhes em ouro e prata principalmente. Assim, a alternativa correta é alternativa C.
  • A alternativa A está incorreta, pois a pintura egípcia tem como principais características a ausência de tridimensionalidade e sombras, além de ser bastante estática, marcada pela lei da frontalidade.
  • A alternativa B está incorreta, pois essa descrição se aproxima mais do impressionismo do que da arte contemporânea.
  • A alternativa D está incorreta, pois o impressionismo surge na segunda metade do século XIX e busca registar momentos cotidianos e as impressões sobre a realidade.
  • A alternativa E está incorreta, pois a escultura renascentista não era colorida, mas sim majoritariamente produzida em mármore. Tanto pintura quanto escultura detalhavam construções arquitetônicas de modo geral, não apenas templos.

Gabarito: C

Questão 44

Algumas vanguardas artísticas europeias criadas na primeira metade do século XX foram manifestações artístico-literárias que criticavam uma concepção tradicional de museu, introduzindo uma estética marcada pela experimentação e pela subjetividade, que influenciaria fortemente diversas manifestações culturais em todo o mundo.

Sobre as principais correntes vanguardistas e suas respectivas características, assinale a alternativa correta.

a) O Surrealismo apresentava a exaltação da tecnologia, das máquinas, da velocidade e do progresso.

b) O Expressionismo evidenciava a decomposição e a fragmentação das formas geométricas, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos.

c) O Cubismo valorizava a subjetividade e buscava transmitir ao mundo a situação do homem, com seus vícios e horrores.

d) O Futurismo defendia a criação por meio das experiências nascidas no imaginário e na atmosfera onírica, sem interferências da razão.

e) O Dadaísmo surgiu como oposição à guerra e ressaltava a espontaneidade da arte pautada na liberdade de expressão, no absurdo e na irracionalidade.

Resolução Comentada

  • A alternativa A está incorreta, pois o Surrealismo se liga ao sonho e ao onírico, não à tecnologia. A descrição da alternativa se aproxima mais do Futurismo.
  • A alternativa B está incorreta, pois o Expressionismo se caracteriza por tratar de temas trágicos ou dramáticos, produzindo obras de gestos violentos e abruptos. A descrição da alternativa se aproxima mais do Cubismo.
  • A alternativa C está incorreta, pois o Cubismo evidencia a decomposição e a fragmentação das formas geométricas. A descrição da alternativa se aproxima mais do Expressionismo.
  • A alternativa D está incorreta, pois o Futurismo exalta a tecnologia, as máquinas, a velocidade e o progresso. A descrição da alternativa se aproxima mais do Surrealismo.

Gabarito: E

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido a resolução da prova de Artes do vestibular UEL 2020. Sigam-me nas redes sociais. Têm muitas dicas lá. Mande uma mensagem, caso tenha tido alguma dúvida. Qualquer dúvida, entre em contato conosco através do nosso Fórum de Dúvidas ou das redes sociais.

Instagram: @professoracelinagil

Leia mais…

Você pode gostar também
arcadismo
Leia mais

Arcadismo: características e autores

Conheça o Arcadismo, um movimento literário do século XVIII que esteve presente no Brasil e muito influente em Minas Gerais!