12 fatos históricos que fazem aniversário em 2023

12 fatos históricos que fazem aniversário em 2023

Relembre os acontecimentos históricos que podem aparecer na sua prova e entenda a importância de não esquecer deles na hora dos estudos

O início do ano é uma boa hora para relembrar efemérides, ou seja, aqueles fatos históricos que fazem aniversário de 50, 100, 200 anos em 2023 e são uma ótima oportunidade para os vestibulares explorarem. 

Passando por acontecimentos culturais e literários até guerras e ditaduras, o Portal Estratégia Vestibulares listou os acontecimentos mais importantes para você lembrar esse ano. Vem com a gente!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Bicentenário de Gonçalves Dias (1823)

Grande poeta indianista — termo que refere-se aos autores que idealizavam as populações indígenas, por vezes retratado-os como míticos heróis nacionais — da Primeira Geração Romântica, Antônio Gonçalves Dias nasceu no Maranhão, há quase 200 anos, no dia 10 de agosto de 1823. 

Por ter participado de movimentos de independência no Brasil, Gonçalves Dias exilou-se em Portugal, onde escreveu uma de suas obras mais famosas, a “Canção do Exílio”, de 1843. O escritor ainda é o Patrono da cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras.

+ Literatura brasileira: panorama histórico das principais escolas

Centenário da Escola de Samba Portela (1923)

Fundada em 11 de abril de 1923, no bairro de Oswaldo Cruz, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, a Escola de Samba Portela é a agremiação mais antiga em atividade permanente e a única a participar de todos os desfiles do carnaval carioca.

Graças aos seus 100 anos de história, a Escola ajudou a moldar os desfiles atuais, e com isso construiu uma grande contribuição ao samba e à cultura brasileira. Ao todo, a Portela possui 22 títulos de campeã do carnaval. 

Centenário de morte de Ruy Barbosa (1923)

Nome importante na história da proclamação da República do Brasil, Ruy Barbosa nasceu em 1849 em Salvador (BA) e morreu em 1º de março de 1923, em Petrópolis (RJ). Ao longo de sua vida, Barbosa trabalhou como advogado, político, escritor e diplomata.

Atuando nos Ministérios da Fazenda e da Justiça, Ruy Barbosa foi o responsável pela elaboração da primeira Constituição da República, promulgada em 1891, além de ter sido o propositor da criação do Supremo Tribunal Federal (STF).  

Ainda à frente dos ministérios, Ruy Barbosa determinou a queima dos arquivos sobre a escravidão negra no Brasil, e o apagamento de um importante momento da História do País. A medida foi tomada para que tanto ex-escravizados quanto ex-senhores de escravos não reivindicassem indenizações do Estado.

+ Constituição Federal: conheça as 7 que o Brasil já teve

Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont (1873)

Há 150 anos, Alberto Santos Dumont, que é considerado o Pai da Aviação, nascia em Minas Gerais. Um dos inventores brasileiros mais conhecidos, Dumont projetou, construiu e voou nos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, além de ter sido a primeira pessoa a levantar voo em um veículo — o 14 Bis — mais pesado que o ar sem precisar de um objeto propulsor para decolar. 

Oriundo de uma família rica, com avós franceses, Alberto era engenheiro de formação, trabalhou na construção de  estradas de ferro e no cultivo de café, depois de comprar terras no interior de São Paulo.

Sesquicentenário da Convenção de Itu (1873)

Realizada em 18 de abril de 1873, há quase 150 anos, a Convenção de Itu reuniu representantes republicanos conservadores e liberais de várias cidades paulistas para a criação de uma assembleia de representantes republicanos que se reuniria na cidade de São Paulo com certa periodicidade.

Da assembleia surgiria o Partido Republicano Paulista (PRP), primeiro partido republicano organizado no Brasil. Mais tarde, o PRP aliou-se aos partidos republicanos fluminense e mineiro, aos militares e à Igreja Católica, em um movimento que resultou na Proclamação da República do Brasil em 1889.

+ República Oligárquica: contexto histórico, política, características 

Setentenário da Greve dos 300 mil  (1953)

Setenta anos atrás a cidade de São Paulo viveu a chamada “Greve dos 300 mil”, iniciada na indústria têxtil, se espalhou por outros setores rapidamente. Em março de 1953, os trabalhadores cruzaram os braços reivindicando reajuste que acompanhasse o custo de vida na capital paulista e um ministro do trabalho ligado aos interesses trabalhistas.

Comandada pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), contando também com militantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Progressista (PSP) e Partido Social Democrático (PSD), a greve conseguiu 32% de reajuste salarial aos trabalhadores e a nomeação de João Goulart, pelo presidente Getúlio Vargas, para o Ministério do Trabalho.

+ Era Vargas: três momentos importantes para entender o período

Setentenário da Criação da Petrobrás (1953) 

Fundada em 3 de outubro de 1953, a Petróleo Brasileiro S/A (Petrobrás) completará 70 anos em 2023. A empresa estatal foi criada durante o governo de Getúlio Vargas para garantir o monopólio e a soberania do Estado brasilero no setor petrolífero.

A partir de 1997, houve a abertura do mercado brasileiro para a atuação de outras empresas do ramo, rompendo o monopólio. Atualmente, a Petrobrás possui economia mista ou capital aberto, ou seja, não é mais uma empresa estatal, conta com acionistas, ainda que o Estado seja seu principal acionista. 

Tricentenário de Adam Smith (1723)

Em 5 de junho de 2023, o nascimento de Adam Smith, considerado o fundador da economia liberal moderna e um filósofo iluminista, completará 300 anos. Smith ingressou no curso de Filosofia, na Universidade de Glasgow ainda aos 14 anos, onde mais tarde se tornaria reitor. Sua trajetória acadêmica também incluiu uma passagem pelo Balliol College, da Universidade de Oxford.

Adam Smith baseava seu pensamento no também filósofo escocês David Hume. Segundo Hume, havia uma relação entre a moral natural, baseada no impulso egoísta e no altruísmo. Ou seja, mais do que a bondade, o que levava o ser humano a agir corretamente era a sobrevivência. 

Smith também foi o criador de um dos mais famosos conceitos da economia liberal, a “mão invisível”. Segundo ele, a “mão invisível” leva os seres humanos a preferirem consumir produtos da indústria nacional e não da estrangeira.

Bicentenário da proclamação da “Doutrina Monroe”  (1823)

A “Doutrina Monroe” ficou conhecida dessa forma por ter sido estabelecida pelo presidente dos Estados Unidos, James Monroe, em 2 de dezembro de 1823. A política tinha como objetivo barrar a interferência e domínio dos países europeus em suas colônias e ex-colônias do continente americano. Inclusive, o slogan adotado pela Doutrina Monroe era “América para os americanos”.

No território dos Estados Unidos, esse ideal também serviu como motivador da expansão para o oeste, em direção ao Oceano Pacífico, dando origem ao “Destino Manifesto”, política que estabeleceu a colonização, bem como a imposição cultural e religiosa aos povos nativos indígenas e não estadunidenses que viviam no território.

Nonagenário da nomeação de Adolf Hitler a Chanceler (1933) 

Há 90 anos, em janeiro de 1933, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler, ou seja, Primeiro Ministro da Alemanha, pelo presidente Paul von Hindenburg. O contexto em que sua ascensão acontece envolvia o fracasso, diante da opinião pública, da chamada República de Weimar, que foi instaurada na Alemanha após a derrota na Primeira Guerra Mundial, e era um sistema de governo representativo semipresidencialista.

Além disso, na década de 30 o Partido Nazista já havia conquista grande popularidade na Alemanha, tendo saltado de 2,8% dos votos na eleição de 1928 para 47,5%, no pleito de 1932, ocupando quase metade do Parlamento. Hitler só deixaria o poder em 1945, quando Berlim foi tomada pelo exército soviético, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

+ Partido nazista: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

Cinquentenário dos Acordos de Paz de Paris (1973)

Os Acordos de Paz de Paris, que completarão 50 anos em 27 de janeiro de 2023, foram assinados devido à Guerra do Vietnã, que se estendeu de 1959 a 1975. O contexto do conflito se deu no pós independência do Vietnã do Norte — que havia sido separado em dois durante a guerra de independência contra a França.

Os Estados Unidos, que exercia influência sobre o Vietnã do Sul, não aceitava que a maior potência socialista da época, a União Soviética, exercesse o mesmo papel na porção norte do país asiático. É importante lembrar que o período do conflito corresponde também à Guerra Fria.

Com a resistência dos Vietcongues, os exércitos socialistas no norte, até mesmo aos ataques mais intensos dos estadunidenses e com o enfraquecimento do governo do presidente Richard Nixon, os Acordo de Paris foram assinados prevendo, entre outras coisas, a retirada gradual das tropas estadunidenses do território vietnamita. Em 1975, os exércitos do norte conquistaram a capital do sul e reunificaram o país.

+ Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

Cinquentenário do Golpe Militar no Chile

Nas eleições de 1970, o médico Salvador Allende, do partido Unidade Popular, foi eleito presidente do Chile com um programa de governo intitulado “via chilena para o socialismo”. Uma vez no poder, Allende concretizou políticas como a nacionalização de  bancos, empresas estrangeiras e minas de cobre, além de dar início à reforma agrária no país.

Seu governo não agradou as burguesias nacionais e estrangeiras — sobretudo a dos Estados Unidos — , e Allende sofreu um golpe militar, liderado pelo general Augusto Pinochet, em setembro de 1973, há quase 50 anos. A partir disso, iniciou-se a ditadura militar chilena, uma das mais violentas da América Latina, que durou até 1990.

Garanta a vaga dos seus sonhos estudando com a Coruja

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga no vestibular dos seus sonhos no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares e no Enem, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a instituição que você deseja entrar, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também