Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

A Guerra do Vietnã foi um dos conflitos mais marcantes da Guerra Fria. Caracterizado pelo embate entre o socialismo e o capitalismo, o território vietnamina foi palco da batalha entre exércitos de ambos os sistemas. 

Neste resumo, você entenderá melhor o contexto histórico, os eventos relevantes e principais características da Guerra do Vietnã. Conhecer esse tema, além de ser importante para a compreensão sócio-histórica, é interessante para os estudos pré-vestibular — uma vez que ele tem aparecido nas questões, em diferentes disciplinas. Continue lendo e saiba mais!

Contexto e antecedentes históricos da Guerra do Vietnã 

A Guerra do Vietnã aconteceu entre 1959 e 1975, com origem em conflitos do país vietnamita, na ocasião de sua independência. 

Algum tempo antes, no século XX, os países europeus dominavam os outros continentes, no período conhecido como neoimperialismo. A França, por exemplo, comandava a colônia da Indochina Francesa, formada por Vietnã, Laos e Camboja.

No ano de 1946, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países coloniais se opuseram ao colonialismo francês. Assim, iniciou-se a Guerra da Indochina, em que as nações dominadas buscavam a independência da Europa.

Ao fim do conflito, os países conquistaram seus direitos e foi determinado que o Vietnã seria dividido em duas entidades distintas: o Vietnã do Sul, de orientação capitalista; e o Vietnã do Norte, mais compactuante com o comunismo

Cada uma das nações seria governada por um líder diferente e sofreriam influência, respectivamente, dos Estados Unidos da América (EUA – capitalista) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – comunista).

Nesse sentido, já podemos observar a influência do cenário da Guerra Fria. O mundo passava por um período de intensa polarização, que ficou conhecido como bipolaridade mundial. Assim, uma parte das nações estava aliada ao capitalismo americano, enquanto outros países eram mais associados ao comunismo soviético. 

De fato, essa época é chamada de Guerra Fria porque nunca houve um conflito direto entre as duas principais nações: EUA e URSS. Mas, como veremos a seguir, ambos os países financiaram, incentivaram e até mesmo participaram de batalhas nos territórios alheios, tentando provar qual sistema sociopolítico era melhor. 

+ Veja também: Corrida Espacial: Guerra Fria e nos dias de hoje

O que foi a Guerra do Vietnã?

Durante a reordenação e independência do Vietnã, ficou acordado que as nações poderiam ser unificadas em uma eleição.

Apesar disso, os governantes que ficaram no Vietnã do Sul e do Norte possuíam características ditatoriais e a porção capitalista não aceitou as eleições vindouras. Para garantir que seus desejos fossem cumpridos, os líderes do Sul (capitalistas) decidiram atacar os comunistas do Norte. Assim, iniciou-se a Guerra do Vietnã, no ano de 1959.

Envolvimento americano

Diante desses eventos, os americanos encontraram espaço para defenderem o capitalismo: ao financiar e fornecer instrumentos bélicos para os sul-vietnamitas, os estadunidenses incentivaram a guerra. Nessa época, então, o envolvimento foi completamente indireto, sem atividade de exércitos capitalistas nas batalhas.

Entretanto, observou-se que o exército do Vietnã do Sul não era suficientemente eficiente para conter o avanço do comunismo. A partir disso, o presidente americano Lyndon Johnson permitiu a participação direta e ativa de tropas americanas no conflito.

Não se sabe ao certo a veracidade dos fatos, mas houve um evento no Golfo de Tonquim: este golfo é um braço de mar que fica na região Sul da China. 

Na época, espalhou-se a notícia de que uma embarcação estadunidense teria sido atacada por armamentos do Vietnã do Norte. A ocasião foi utilizada como pretexto para justificar o movimento americano.

Fato é que a Guerra do Vietnã, a partir da chegada das tropas dos EUA, mudou de cenário. Massacres violentos, envolvimento de civis em lugares afastados e batalhas desproporcionais foram criadas, o que dividiu a opinião pública.

Para muitos críticos, as tecnologias utilizadas pelos americanos eram injustas com os vietnamitas, como armas químicas que alteram o ambiente e as florestas ou a provocação de incêndios.

Com o passar do tempo, até mesmo a população estadunidense se indignou com a guerra. Muitos soldados estavam morrendo e o conflito não parecia se encaminhar para o fim. Além disso, a divulgação de imagens que mostravam as atrocidades que ocorriam no outro continente, gerou grande insatisfação popular. 

Foi nesse momento que surgiram as primeiras manifestações contra a Guerra do Vietnã, que se intensificaram a partir do movimento da contracultura. A ideia era ir contra padrões sociais que já não faziam mais sentido, se opor às regras e adicionar novas formas de enxergar o mundo e a sociedade. 

Com a crescente pressão social, o presidente americano, Richard Nixon se viu obrigado a negociar a saída da guerra. Então, em janeiro de 1973, foi assinado um cessar-fogo com o governo do Vietnã do Norte.

Quem ganhou a Guerra do Vietnã?

O fim do conflito se deu, principalmente, a partir da saída dos Estados Unidos. Nessa ocasião, o Vietnã do Sul não tinha mais recursos para fortalecer-se e combater eficientemente a guerra. Ao mesmo tempo, os comunistas do Norte aumentaram seus ataques. 

Como resultado deste processo, os sulistas foram dominados pelo Vietnã do Norte. Assim, concluiu-se a Guerra do Vietnã e o processo de unificação do território vietnamita. A partir de 1976, então, a nação aderiu ao sistema comunista.

Consequências da Guerra do Vietnã

De todas as consequências da Guerra do Vietnã e sua relevância no cenário da Guerra Fria, o efeito mais importante foi humanitário. Acredita-se que aproximadamente 60 mil soldados americanos foram abatidos durante os combates.

Se o número de estrangeiros mortos foi tão expressivo, você já deve imaginar que muitos vietnamitas morreram. Os dados apontam para o massacre de quatro milhões de vietcongues, além da baixa em indivíduos do Camboja e Laos, os outros países que fizeram parte da Indochina Francesa. 

Nas Américas, o custo da guerra foi extremamente expressivo: além de toda a perda sentimental e familiar, devido à morte de tantos militares, o gasto do governo estadunidense com a Guerra do Vietnã alcançou a casa dos bilhões de dólares — um custo muito considerável para qualquer nação.

Aprenda mais sobre acontecimentos históricos com a Coruja!

Quer saber mais sobre eventos históricos importantes? Conheça os cursos preparatórios do Estratégia Vestibulares. Neles você encontrará aulas didáticas e direcionadas sobre os tópicos mais relevantes da História Mundial. Todo esse conhecimento é um diferencial para a sua aprovação. Clique no banner abaixo e fique mais perto de conquistar seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Veja também:

Você pode gostar também