O que cai no vestibular da Uerj?

O que cai no vestibular da Uerj?

A seleção é feita por uma prova geral e uma específica por curso; confira os conteúdos cobrados e saiba como organizar os estudos

O Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) teve seu modelo tradicional de aplicação de provas suspenso durante as seleções para ingresso em 2021, 2022 e 2023, por conta da pandemia de Covid-19. Para os interessados em ingressar em 2024, o certame com dois exames classificatórios e um exame final voltará a ser aplicado.

O modelo de vestibular da Uerj aplica dois Exames de Qualificação por ano, e os candidatos precisam se classificar em pelo menos um deles para participar do Exame Discursivo, que é a avaliação final para ingresso nos cursos de graduação.

Pensando em apresentar ou relembrar o tipo de prova aplicado, o Portal Estratégia Vestibulares examinou o conteúdo programático dos Exames de Qualificação 2024 e compilou todas as informações sobre o que cai no vestibular da Uerj. Confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais são os conteúdos cobrados no vestibular Uerj 2024?

Nas aplicações do Exame de Qualificação a prova é composta por 60 questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas comum a todos os candidatos. Já na segunda etapa, no Exame Discursivo, o teste tem uma redação e duas provas específicas de acordo com o curso escolhido durante a inscrição.

O Exame Discursivo do vestibular 2024 será aplicado no dia 03 de dezembro de 2023. Entretanto, o edital ainda não foi divulgado, e até 2019 — último ano em que houve a aplicação — ele era publicado pela Uerj entre os meses de setembro e outubro.

Nesta etapa, em que há a aplicação da redação, o tipo de texto cobrado costuma ser o dissertativo-argumentativo. Nos últimos vestibulares aplicados com Exame Discursivo, os temas foram baseados em duas obras literárias diferentes.

No vestibular 2019 a obra explorada foi “O Seminarista”, com o tema “É justificável cometer um crime para vingar outro crime?”. E na edição 2020, foi a vez de “Vidas Secas”, com o tema “O que leva pessoas, em condições semelhantes às de Fabiano, a se considerarem inferiores às demais?”.

Conteúdo programático Vestibular Uerj 2024

O conteúdo é dividido por “eixos”, que determinam quais assuntos dentro de cada área do conhecimento serão abordados na prova. Por exemplo, “Matemática” é a área do conhecimento, enquanto que “Álgebra” é o eixo cobrado.

Confira, a seguir, o que o edital da universidade listou como conteúdos a serem explorados nas provas dos Exames de Qualificação:

Linguagens

A parte de Linguagens dos Exames de Qualificação abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira. A proposta da banca é avaliar principalmente a habilidade de leitura de textos de gêneros variados, relacionando-os a suas condições de produção.

Eixos da área: Construção do texto

TIPOLOGIASDescrição; narração; argumentação; e injunção.
GÊNEROSComposição típica dos enunciados; suportes; função social; e graus de formalidade.
PERSPECTIVAS ENUNCIATIVASQuem enuncia, a quem enuncia, espaço, tempo; vozes; e modalização. 
POLIFONIA E INTERTEXTUALIDADEReformulação, paráfrase, paródia, citação; e diálogo, discurso relatado; inferência, pressuposição e subentendido.
MÉTODOS DE ARGUMENTAÇÃOIndução e dedução; e dialética.
FORMAS DE ARTICULAÇÃO DE IDEIASFato, opinião; causalidade; conclusão; comparação; exemplificação; enumeração; generalização, particularização; gradação, ênfase; e contra-argumentação.
PROCEDIMENTOS DE COESÃO E COERÊNCIAAnáfora, catáfora, dêixis; substituição, designação, elipse; uso de conectores; condições de interpretabilidade; e relações entre as partes do texto.
RELAÇÕES SEMÂNTICASSinonímia, antonímia, ambiguidade, polissemia; metalinguagem; conhecimento lexical, expressões idiomáticas, formação de palavras; e metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, antítese, eufemismo, ironia.
USOS DO VERBOTempo, modo, aspecto, voz; e formas afirmativa, interrogativa e negativa.
ELEMENTOS NÃO VERBAISRelação entre o verbal e o não verbal; imagens; recursos gráficos e tipográficos; e sentidos da pontuação.

Eixos da área: Aspectos literários

NATUREZA DOS TEXTOSO poético; o narrativo; o dramático.
LITERATURA E SOCIEDADEContextos sócio-históricos de produção e recepção dos textos; relações com movimentos estético-culturais; e diálogos entre a literatura e as artes em geral.
REPRESENTAÇÕES DA REALIDADEEfeito de real; e verossimilhança externa e interna. 
ELEMENTOS DA NARRATIVAConstrução de personagens; narrador, foco narrativo, índices narrativos; e representações do tempo e do espaço.
RECURSOS ESTILÍSTICOSSeleção e combinação de palavras; formas dos vocábulos; efeitos sonoros; figurações e imagens; representações da variabilidade linguística; e efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem.

Obras literárias

O edital do Vestibular Uerj 2024 indica quatro livros de literatura como leitura necessária para realizar as provas. São eles: “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga (1º Exame de Qualificação); “Anos de chumbo”, de Chico Buarque (2º Exame de Qualificação); “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco (Prova de Língua e Literaturas no Exame Discursivo); e “O menino do pijama listrado”, de John Boyne (Prova de Redação no Exame Discursivo).

Nas questões, tanto dos Exames de Qualificação, quanto no Exame Discursivo, as obras indicadas avaliarão o domínio do candidato a respeito dos conceitos e procedimentos próprios da representação artística.

Já na prova de redação do Exame Discursivo, o romance escolhido pela banca norteará a situação-problema a ser resolvida no texto.

+ Uerj 2024: confira a lista de obras literárias

Matemática

Nas questões de Matemática, os Exames de Qualificação exigem que o candidato consiga demonstrar pensamento lógico na interpretação e representação matemáticas para identificar e analisar fenômenos naturais ou sociais em um dado domínio do conhecimento ou da vida cotidiana.

Eixos da área: Aritmética

SISTEMA DECIMALRepresentações e operações.
NÚMEROS NATURAISDivisibilidade; MMC; e MDC. 
NÚMEROS REAISOperações; representações; e intervalos de números reais.
GRANDEZAS DIRETAMENTE OU INVERSAMENTE PROPORCIONAISRazões; proporções; divisão em partes proporcionais; regra de sociedade; regra de três simples; regra de três composta; e porcentagem, representação gráfica.
CONJUNTOSRelações de pertinência e inclusão; união; interseção; diferença; e complementar.

Eixos da área: Álgebra

EXPRESSÕES ALGÉBRICASOperações; identidades; equações; e inequações.
FUNÇÕESAfim; quadrática; exponencial e logarítmica; trigonométricas; representações gráficas; e características e operações.
SUCESSÕESAritméticas; geométricas; e por recorrências, juros simples e compostos.
PROBLEMAS DE CONTAGEMPrincípios de contagem; análise combinatória simples e com repetição; e binômio de Newton.
MATRIZES Representações; operações; e determinantes até 3ª ordem.
SISTEMAS DE EQUAÇÕESLineares de duas ou três incógnitas; e não lineares.

Eixos da área: Geometria e trigonometria

FIGURAS NO PLANOCongruências; simetrias e homotetias; polígonos, circunferências e círculos; relações métricas; razões trigonométricas; e distâncias, ângulos, áreas, perímetros.
FIGURAS TRIDIMENSIONAISCongruências; simetrias e homotetias; características dos poliedros; poliedros regulares; áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas. Troncos de prismas, pirâmides, cilindros e cones.
GEOMETRIA DE POSIÇÃO NO PLANO E NO ESPAÇOParalelismo, perpendicularismo; e projeções ortogonais.
CÍRCULO TRIGONOMÉTRICO Linhas trigonométricas, relações fundamentais; identidades; equações e inequações trigonométricas; lei dos cossenos; e lei dos senos.
RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICASDa adição e subtração de arcos; do arco duplo; e do arco metade.

Eixo da área: Estatística

REPRESENTAÇÕESTabulações; pictográficos; gráficos de setores; histogramas; e gráficos cartesianos.
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRALMédia aritmética, geométrica e harmônica; moda; e mediana.
MEDIDAS DE DISPERSÃOVariância e desvio padrão.
PROBABILIDADEConceito e cálculo; probabilidade da união de eventos; probabilidade da interseção de eventos; probabilidade condicional; e distribuição binomial de probabilidades.

Ciências da Natureza

A área de Ciências da Natureza abrange as disciplinas de Física, Química e Biologia, e por isso as provas dos Exames de Qualificação pretendem realçar o aspecto interdisciplinar de seus conteúdos básicos. 

Os eixos da área possibilitam que a banca faça uma avaliação do conhecimento que não se restrinja, apenas, ao conteúdo disciplinar especializado. Sendo assim, as questões formuladas não constituem o programa integral do Ensino Médio, mas sim o conteúdo mínimo necessário para as aplicações fundamentais das Ciências.

Eixos da área: Os constituintes fundamentais da matéria

ÁTOMOSPartículas subatômicas e configuração eletrônica.
ELEMENTOS QUÍMICOSMassa atômica, número atômico, isotopia; e classificação periódica e propriedades periódicas.
ÍONS E MOLÉCULASLigações químicas; geometria molecular; e interações intermoleculares.
BASES MOLECULARES DA VIDAÁcidos nucleicos; proteínas; lipídios; e carboidratos.

Eixos da área: A matéria em equilíbrio e em movimento 

EXPERIMENTOS, HIPÓTESES E LEIS DA NATUREZAGrandezas, medições, ordens de grandeza; tabulação e representação gráfica de dados; e média e desvio padrão.
LEIS DE NEWTONMassa, velocidade, aceleração, força; e movimento uniforme e uniformemente variado.
LEIS DE CONSERVAÇÃOEnergia cinética, força-peso, trabalho, energia potencial, energia mecânica; momentum linear, colisões unidimensionais elásticas e totalmente inelásticas.
EQUILÍBRIO DE CORPOS RÍGIDOSCentro de gravidade, momento de força, alavancas, roldanas simples, balanças; plano inclinado e forças de atrito.
HIDROSTÁTICAPressão atmosférica; princípio de Arquimedes; princípio de Pascal; e lei de Stevin.
FENÔMENOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOSCarga, corrente, potência, campo e potencial elétricos; resistores, lei de Ohm, circuitos elétricos; indução eletromagnética, campo magnético, fluxo, lei de Faraday; geradores e transformadores.

Eixos da área: As substâncias e suas transformações

SUBSTÂNCIA PURA E MISTURASConceitos, propriedades, classificações; e processos de separação de misturas
SOLUÇÕESUnidades de concentração expressas em percentagem, em g.L-1 e em quantidade de matéria; diluição e misturas.
GASES IDEAIS Transformações; equação geral dos gases; e misturas gasosas.
FUNÇÕES QUÍMICAS Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas e inorgânicas; e isomeria.
REAÇÕES QUÍMICASSíntese, decomposição, deslocamento, dupla-troca; balanceamento, ocorrência; e oxirredução.
CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICOSimples: fórmula percentual, mínima e molecular; e quantidade de matéria, de massa e de volume nas condições normais.
CINÉTICA REACIONAL Taxa de reação; fatores de interferência; e reações enzimáticas.
EQUILÍBRIO QUÍMICOPerturbações; acidez e basicidade.
FENÔMENOS TÉRMICOSTemperatura, calor, dilatação térmica; e calor específico, calor latente, mudanças de estado, calorimetria.
TRANSFORMAÇÕES ENERGÉTICAS NOS SERES VIVOSCadeia respiratória e fosforilação oxidativa na mitocôndria; e fases da fotossíntese nos cloroplastos.

Eixos da área: Os seres vivos e sua relação com o ambiente

BIODIVERSIDADECaracterísticas gerais dos principais grupos de seres vivos; teorias e conceitos de evolução.
INTEGRAÇÃO ENTRE SERES VIVOS E MEIO AMBIENTEEcossistemas, cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos; poluição e desequilíbrio ecológico.
A CÉLULAFunções das estruturas e organelas; e fases da divisão celular.
AS BASES DA GENÉTICA Genes; código genético; cromossomos; hereditariedade e doenças hereditárias.
DOENÇAS PARASITÁRIASCiclos de vida de parasitas, modos de transmissão; e profilaxia.
SISTEMAS VITAIS DOS ANIMAIS E VEGETAISDigestão e absorção dos alimentos; respiração; circulação; excreção; metabolismo de carboidratos, de lipídios e de proteínas; funções dos hormônios no metabolismo; sistemas reprodutores; produção de óvulos e espermatozoides na reprodução humana; atuação dos hormônios sexuais; e fotossíntese.

Ciências Humanas

As questões de Ciências Humanas tocarão as disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Assim como nas Ciências da Natureza, esta parte da prova terá itens interdisciplinares, em busca de uma análise dos fenômenos sociais, por meio da articulação entre experiências históricas, conceitos e dinâmicas culturais de forma contextualizada.

Eixos da área — Sociedade, tempo e espaço

ESPAÇO E TEMPO NAS CIÊNCIAS HUMANASA relação espaço geográfico/espaço social e os conceitos de território, região, fronteira, rede e lugar; os diferentes ritmos, percepções e concepções de tempo histórico, calendários, cronologias e poder; representações do espaço, orientação espacial, linguagem e escala cartográficas, coordenadas geográficas e o sistema de fusos horários.
A RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA E SUAS DINÂMICASFundamentos dos processos físicos-naturais e suas espacialidades; atores sociais, interferências econômicas e disputas políticas na apropriação e uso dos recursos naturais e das fontes de energia; organismos internacionais, movimentos sociais, atividades econômicas, técnica e sustentabilidade ambiental na sociedade contemporânea; e interferência social sobre os fatores naturais.
EXPANSÃO URBANA NO MUNDO E NO BRASIL CONTEMPORÂNEODimensões sociológicas e econômicas e impactos ambientais do fenômeno urbano; processos espaço-temporais de formação da região metropolitana do Rio de Janeiro; redes, hierarquias, territorializações, formas espaciais e dinâmicas sociais da urbanização.
DINÂMICA POPULACIONAL NO MUNDO E NO BRASIL AO LONGO DO PROCESSO HISTÓRICOMigrações e seus impactos socioculturais; crescimento demográfico; crescimento populacional, teorias demográficas e transformações sociais; inter-relação entre dinâmica social e estrutura populacional; Estado e políticas demográficas.

Eixos da área — Política, cidadania e cultura

RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA, CIDADANIA E CULTURAIdentidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, multiculturalismo; patrimônio, políticas de memória e questões identitárias; tradição e modernidade; ideologia, ciência, ética; nação, nacionalismo, globalização, soberania, democracia e representação política, Estado e governo.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEOConflitos políticos, revoltas e revoluções liberais e socialistas; imperialismo, neocolonialismo e guerra fria; movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico-culturais, disputas territoriais e organização política na formação de Estados nacionais; Estado, território e fronteira nas políticas nacionais; globalização/fragmentação territorial, política, social e cultural na contemporaneidade; a construção de uma nova ordem geopolítica mundial e o papel das organizações internacionais multilaterais; os ritmos e modalidades de inserção internacional de países da Ásia, da África e da América Latina, em especial, o Brasil.
PROCESSO SÓCIO HISTÓRICO DE CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRAHeranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais; conflitos e negociações políticas na formação, consolidação e transformações da organização do Estado; dependência e desenvolvimento econômico; interesses sociais e práticas culturais na formação da identidade nacional; indústria cultural e sociedade de consumo; movimentos sociais e a organização de trabalhadores urbanos e rurais; autoritarismo, resistência política e características e impasses da ordem democrática.

Eixo da área — Economia, trabalho e tecnologia

RELAÇÕES ENTRE ECONOMIA, TRABALHO E TECNOLOGIADesenvolvimento, dependência, capitalismo, socialismo; ciência, técnica, modernidade e globalização.
AGENTES ECONÔMICOS DO CAPITALISMO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇOO processo histórico de industrialização, modelos produtivos/padrões de consumo do capitalismo e as configurações espaciais da produção contemporânea de bens; Estado, planejamento e regulação da economia; redes técnicas, fluxos de pessoas e bens e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado; organização socioespacial da agropecuária e as novas interações urbano-rurais.
RELAÇÕES DE TRABALHO NO MUNDO MODERNOProcessos de produção, desenvolvimento técnico-científico e as formas de organização do trabalho; relações trabalhistas e mercado de trabalho no mundo globalizado, informalidade, marginalidade social e formação profissional na contemporaneidade; a transição do trabalho escravo para o trabalho livre na sociedade brasileira; os conflitos sociais, as estruturas agrária e fundiária e a modernização no campo.

Calendário Uerj 2024

1º Exame de Qualificação

  • Inscrições: 11 a 25/04/2023;
  • Solicitação de isenção da taxa: 15 a 17/03/2023;
  • Pagamento da taxa: até 26/04/2023;
  • Locais de prova: a partir de 14/05/2023;
  • Prova: 04/06/2023;
  • Gabarito oficial: 04/06/2023;
  • Resultado: 15/06/2023.

2º Exame de Qualificação

  • Inscrições: 10 a 24/07/2023;
  • Solicitação de isenção da taxa: 14 a 16/06/2023;
  • Pagamento da taxa: até 25/07/2023;
  • Locais de prova: a partir de 12/08/2023;
  • Prova: 03/09/2023;
  • Gabarito oficial: 03/09/2023;
  • Resultado: 14/09/2023.

Exame Discursivo

  • Prova: 03/12/2023.

Como estudar para a Uerj?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Uerj, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Uerj 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UERJ
Você pode gostar também