13 questões sobre o sistema endócrino que já caíram nos vestibulares e Enem

13 questões sobre o sistema endócrino que já caíram nos vestibulares e Enem

Pratique e prepare-se para os vestibulares e Enem com algumas questões sobre o sistema endócrino que já apareceram nas provas em anos anteriores

O sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que produzem e liberam hormônios diretamente na corrente sanguínea, com o objetivo de regular diversas funções do organismo. Algumas delas são: controle de temperatura, crescimento das crianças, produção de gametas, metabolismo e secreção de leite.

As principais glândulas do sistema endócrino incluem a hipófise, pineal, hipotálamo, tireoide, paratireoides, adrenais, pâncreas e as glândulas sexuais (testículos e ovários). A comunicação entre essas glândulas é essencial para manter a homeostase do corpo, ou seja, o equilíbrio interno necessário para o funcionamento adequado de todos os sistemas corporais.

O sistema endócrino e suas funções são frequentemente cobrados nos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por isso, o Portal Estratégia Vestibulares separou 13 questões sobre o assunto que já caíram em diversas dessas provas. Confira abaixo e se prepare!

+ Sistema endócrino: o que é, órgãos e funções
+ Fisiologia animal: sistemas, integração e suas funções
+ 11 questões sobre sistema digestório que caíram no Enem e em vestibulares
+ 13 questões sobre sistema circulatório que já caíram nos vestibulares e Enem
+ 11 questões sobre sistema nervoso que já caíram nos vestibulares e Enem

Banco de Questões

Conheça o maior banco de questões do Brasil

Uerj (2025)

O hormônio cortisol, liberado pelas glândulas suprarrenais, atua em processos fisiológicos associados às situações de estresse, como as vivenciadas pelos animais selvagens mencionados no texto. Para liberação desse hormônio, são necessários estímulos de outras glândulas. Uma dessas glândulas é:

A timo

B pineal

C tireoide

D pituitária

Resposta: Para que o cortisol seja liberado é necessário que as glândulas suprarrenais sejam estimuladas pelo ACTH (hormônio adrenocorticotrófico ou corticotrofina), liberado pela pituitária ou hipófise (mais especificamente, hipófise anterior), que é, por sua vez, estimulada pelo CRH (hormônio liberador de corticotrofina), liberado pelo hipotálamo.

Alternativa correta: D

Uece (2024)

Relacione, corretamente, os hormônios a algumas das suas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Paratormônio;

2. Antidiurético;

3. Glucagon;

4. Testosterona.

(    ) É responsável por aumentar a quantidade de cálcio no sangue.

(    ) Atua reduzindo o volume de urina produzido, ao aumentar a reabsorção de água.

(    ) Promove o aumento da concentração de glicose no sangue.

(    ) É responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características sexuais secundárias masculinas.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A 1, 2, 3, 4.

B 1, 4, 3, 2.

C 4, 3, 2, 1.

D 3, 2, 1, 4.

Alternativa correta: A

Uece (2024)

São exemplos de glândulas endócrinas:

A hipófise, tireoide e adrenais.

B adrenais, sebáceas e tireoide.

C sudoríparas, sebáceas e hipófise.

D tireoide, sudoríparas e adrenais.

Resposta: Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas, que produzem e lançam secreções em um sistema de dutos que se abrem em superfície externa ou interna. 

Alternativa correta: A

Unichristus (2024)

De acordo com as atividades e a alimentação do indivíduo, podem ocorrer situações de hipoglicemia e hiperglicemia. O esquema apresentado a seguir relaciona a atuação dos hormônios na regulação nessas duas situações.

Disponível em: https://www.coladaweb.com. Acesso em: 17 set. 2023 (adaptado).

No esquema, as letras X, Y, W e Z podem ser substituídas, respectivamente, por

A fígado e vesícula biliar; sangue; glucagon; insulina.

B fígado e músculos; sangue; insulina; glucagon.

C sangue; fígado e músculos; glucagon; insulina.

D pâncreas e fígado; sangue; insulina; glucagon.

E sangue; pâncreas e fígado; glucagon; insulina.

Alternativa correta: B

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Uerj (2024)

A doença de Addison, que normalmente possui progressão lenta, culmina com a insuficiência de todos os corticoides suprarrenais, dentre eles o cortisol. A deficiência desse hormônio no organismo provoca o aumento do processo de:

A inflamação

B catabolismo

C hiperglicemia

D gliconeogênese

Resposta: A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse e a reduzir inflamações. Além disso, o cortisol age como um antagonista fisiológico da insulina, por promover a quebra das moléculas de carboidratos, lipídeos e proteínas (catabolismo), mobilizando as reservas energéticas, o que aumenta a glicemia e a produção de glicogênio pelo fígado. Assim, sua deficiência provoca o aumento de inflamações no corpo e reduz a atividade catabólica. 

Alternativa correta: A

UCS (2024)

Na década de 1950, o Brasil adotou uma estratégia de adicionar iodo no sal de cozinha, com o intuito de prevenir e controlar as deficiências do nutriente e, dessa forma, evitar o comprometimento do desenvolvimento físico e intelectual de crianças. Ao longo dos anos, a Agência Brasileira de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem revisto a faixa de adição desse nutriente em virtude das mudanças no padrão de alimentação dos brasileiros, pois o excesso desse nutriente também pode trazer danos à saúde. O iodo é um importante constituinte do hormônio ____________, produzido pela glândula __________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima:

A insulina; pâncreas

B glucagon; fígado

C tiroxina; tireoide

D adrenalina; suprarrenal

E prolactina; hipotálamo

Resposta: O iodo está na composição dos hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Alternativa correta: C

UniRV (2023)

As funções e atividades do organismo são coordenadas pelos sistemas nervoso e endócrino. Esse último é composto por diversas glândulas que são comandadas pelo sistema nervoso e também influenciadas umas pelas outras. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para a alternativa:

As glândulas do sistema endócrino são classificadas em cordonais, onde as células organizam-se em cordões celulares que podem ter ou não algum tipo de organização, ou vesiculares, onde as células organizam-se em folículos ou vesículas, cuja parede é constituída pelo epitélio secretor endócrino.

C Certo.

E Errado.

Alternativa correta: C

Enem (2023)

As anfetaminas são drogas sintéticas utilizadas como moderadores de apetite no tratamento de obesidade. Essas drogas atuam sobre receptores celulares estimulando a produção de adrenalina, um hormônio catabólico responsável por várias funções fisiológicas no organismo. Entretanto, a produção exagerada desse hormônio pode gerar mudanças fisiológicas indesejáveis e até perigosas para a saúde.

A alteração fisiológica observada pelo uso indevido dessas drogas é o(a)

A diminuição da pressão arterial.

B diminuição da frequência cardíaca.

C aumento da contração dos brônquios.

D aumento das secreções gastrointestinais.

E aumento da concentração de glicose sanguínea.

Resposta: A letra E está correta pois o efeito catabólico da adrenalina está associado à quebra de reservas de glicogênio e disponibilização de glicose no sangue.

Alternativa correta: E

UFT (2023)

A hipófise fica na cavidade do osso esfenóide e secreta hormônios tróficos. De acordo com o sistema endócrino dos seres humanos, assinale a alternativa INCORRETA.

A O TSH (hormônio estimulante da tireoide) e o ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) são produzidos pela porção anterior da hipófise.

B O hormônio do crescimento (GH), induz o crescimento do corpo durante a infância, é produzido pela neuro-hipófise.

C A prolactina estimula a produção de leite durante a amamentação e é produzida pela adeno-hipófise.

D O hormônio antidiurético (ADH) regula a retenção de água nos rins e é secretado pela neuro-hipófise.

Resposta: O GH é um hormônio produzido e secretado pela adenohipófise.

Alternativa correta: B

UFU (2023)

Nos seres humanos e em outros mamíferos, o hormônio da tireoide atua nas células-alvo pelo corpo para: controlar a bioenergética; ajudar a manter a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o tônus muscular; e regular as funções digestórias e reprodutivas. A regulação da secreção de tal hormônio acontece por meio de uma rota hormonal em cascata. Sendo assim, considere os seguintes acontecimentos.

I. O TSH estimula a célula endócrina na glândula tireoide a secretar o hormônio da tireoide (T3 e T4) no sistema circulatório.

II. O hormônio da tireoide bloqueia a liberação de TRH a partir do hipotálamo e a liberação de TSH a partir da adeno-hipófise, formando uma alça de retroalimentação negativa, que previne a superprodução do hormônio da tireoide.

III. Os níveis de hormônio da tireoide aumentam no sangue e nos tecidos do corpo, retornando aos níveis normais.

IV. O TRH faz a adeno-hipófise secretar o hormônio estimulador da tireoide (TSH) no sistema circulatório.

V. O hipotálamo secreta o hormônio de liberação da tirotrofina (TRH) para o sangue. Os vasos portais transportam TRH para a adeno-hipófise.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta em que ocorrem os acontecimentos acima, causados pela redução do nível do hormônio da tireoide no sangue.

A II, V, IV, I e III

B I, III, V, IV e II

C V, IV, I, III e II

D IV, II, I, III e V

Resposta: Temos uma condição e baixos níveis de hormônio da tireoide no sangue. Nesse caso, ocorre a seguinte sequência de eventos em cascata:

V. O hipotálamo secreta o hormônio de liberação da tirotrofina (TRH) para o sangue. Os vasos portais transportam TRH para a adeno-hipófise.

IV. O TRH faz a adeno-hipófise secretar o hormônio estimulador da tireoide (TSH) no sistema circulatório.

I. O TSH estimula a célula endócrina na glândula tireoide a secretar o hormônio da tireoide (T3 e T4) no sistema circulatório.

III. Os níveis de hormônio da tireoide aumentam no sangue e nos tecidos do corpo, retornando aos níveis normais.

II. O hormônio da tireoide bloqueia a liberação de TRH a partir do hipotálamo e a liberação de TSH a partir da adeno-hipófise, formando uma alça de retroalimentação negativa, que previne a superprodução do hormônio da tireoide.

Alternativa correta: C

Urca (2023)

As glândulas suprarrenais, ou adrenais, localizam-se sobre os rins. Em relação as referidas glândulas, assinale a alternativa incorreta.

A As glândulas suprarrenais são constituídas por dois tecidos secretores, um deles localiza-se na parte distal da medula e o outro localiza-se na região periférica no córtex.

B Os hormônios produzidos pelo córtex da suprarrenal pertencem ao grupo dos esteroides, conhecidos como epinefrina, ou norepinefrina.

C O principal glicocorticoide é cortisol, também conhecido como hidrocortisona.

D O uso prolongado de hidrocortisona contribui para o aumento da permeabilidade dos capilares sanguíneos.

E A aldosterona é um hormônio que diminuiu a retenção de íons sódio pelos rins, causando retenção de água no corpo e, consequentemente, aumento da pressão sanguínea.

Alternativa correta: C

UnB (2023)

Em 2021, comemorou-se o centenário da descoberta e da produção da insulina. No Brasil, a produção de insulina recombinante iniciou-se mediante a colaboração entre a empresa Biobrás e pesquisadores da Universidade de Brasília. 

Considerando o texto precedente como motivador, julgue o item subsecutivo.

A redução e o aumento do açúcar no sangue são regulados, respectivamente, pelo glucagon e pela insulina.

C Certo.

E Errado.

Resposta: Errado. A redução da glicemia é regulada pela insulina; o aumento, pelo glucagon.

Alternativa correta: E

UnB (2023)

Internet: <educacao.globo.com>.

Com base na imagem precedente, na qual estão indicadas glândulas associadas ao sistema endócrino humano, assinale a opção correta. Na imagem, a glândula indicada pelo número.

A 1 corresponde à tireoide e está envolvida na regulação dos níveis de cálcio no sangue.

B 2 corresponde ao pâncreas, que secreta insulina, hormônio necessário ao controle da glicemia. 

C 4 corresponde à hipófise e está envolvida na reabsorção de sódio pelos túbulos renais. 

D 5 corresponde ao pâncreas, responsável pela secreção de cortisol.

Alternativa correta: B

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas da Fisiologia Humana cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também