5 livros para ficar por dentro de Atualidades para o vestibular

5 livros para ficar por dentro de Atualidades para o vestibular

O Portal Estratégia Vestibulares junto aos professores separou cinco livros para você ficar por dentro das atualidades

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data foi escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional no Brasil, após sua transferência vinda de Portugal junto. Para celebrar essa data, o Portal Estratégia Vestibulares preparou uma lista com a indicação de livros sobre atualidades dos professores do Estratégia Vestibulares, que podem te auxiliar a ficar por dentro de temas que podem ser cobrados em Atualidades nos vestibulares 

Com essas referências, os estudantes podem exercitar a memória e a interpretação, entender mais sobre histórias e conceitos aprendidos na Educação Básica, compreender assuntos e temáticas atuais da sociedade, além adicionar repertórios socioculturais ao seu conhecimento. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Raízes do Brasil – Sérgio Buarque de Holanda 

Sugestão de Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares

Sérgio Buarque de Holanda foi um dos autores clássicos da sociologia brasileira, historiador e crítico literário, que viveu no Brasil de 1902 a 1982. Uma de suas principais obras é “Raízes do Brasil”, considerado um dos livros mais importantes da historiografia do Brasil, em que busca entender como ocorreu a formação da sociedade brasileira. 

No livro, o escritor apresenta elementos da composição cultural do Brasil e da formação histórica da sociedade brasileira, em que há o sistema colonial português, patriarcado rural, homem cordial e aporias do liberalismo brasileiro, além das relações cordiais movidas pela emoção e pessoalidade. 

Segundo Sérgio Buarque, há um embate entre a tradição e a modernidade brasileira, que impede o avanço da modernização. No Brasil, a tradição é a família patriarcal na sociedade colonial, com a vida privada, personalidade e sentimento. Já na modernidade, é o estado burocrático com a vida pública, impessoalidade e racionalidade, em que o caminho da democracia é a superação da economia fraca, cultura autoritária e elite antidemocrática.

“O resultado era predominarem, em toda vida social, sentimentos próprios à comunidade doméstica, naturalmente particularista e antipolítica, uma invasão do público pela privada, do Estado pela família”, consta Sérgio Buarque em sua obra. 

Futuros possíveis: Mídia, cultura, sociedade, direitos – Ronaldo Lemos

Sugestão de Fernando Andrade, professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares

Ronaldo Lemos é escritor, advogado, professor, pesquisador brasileira e especialista em conteúdos como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. Em seu livro “Futuros possíveis: Mídia, cultura, sociedade, direitos”, o autor escreve sobre a tecnologia, como a transformação tecnológica está relacionada às transformações da sociedade.  

Na obra, Lemos trata com diferentes possibilidades sobre o amanhã, uma vez que o futuro é incerto. Com a tecnologia, é plausível falar sobre cultura, mídia, cultura, direitos e sociedade, e como são influenciáveis e andam paralelamente às modificações tecnológicas.  

Além disso, o autor trata sobre as redes sociais e seus impactos, como a proteção à privacidade e relação entre arte e tecnologia, e provoca nos leitores uma reflexão sobre as mudanças sociais trazidas pela tecnologia. 

Direita e Esquerda – Norberto Bobbio

Sugestão de Alê Lopes, professora de Sociologia e História do Estratégia Vestibulares

Norberto Bobbio foi um filósofo político, historiador, escritor, professor e senador vitalício italiano, sendo considerado um dos grandes pensadores do século XX. O autor era um defensor da democracia socio-liberal e do positivismo jurídico, assim como era crítico do fascismo italiano, de Karl Marx e do bolchevismo.

De acordo com a professora Alê, em sua aula sobre “Esquerda e Direita: para onde vão os partidos?”, o livro clássico de Norberto Bobbio, ”Direita e Esquerda”, escrito na década de 90, ajuda no processo de entender mais sobre os termos direita e esquerda, que podem ser cobrados em trechos, excertos e concepções em processos seletivos.

No livro, Norberto Bobbio reitera que, na relação de poder debatida, seus pensamentos apresentados são de teóricos italianos incorporados a suas ideias.  Na esquerda, a relação dos grupos da sociedade com o poder é vista de maneira mais ampla. Já na direita, a relação de entre governantes e governados acontece de forma mais restrita, defendendo uma participação política reduzida.

Segundo o autor, os dois partidos buscam reformas, mas de formas diferentes. Como exemplificado acima, a esquerda busca mudanças pela justiça social, enquanto a direita pela liberdade individual.

Saiba mais: O que são os termos esquerda e direita?

O perigo de uma história única – Chimamanda Ngozi Adichie

Sugestão de Alê Lopes, professora de Sociologia e História do Estratégia Vestibulares

Chimamanda Ngozi Adichie é uma ativista feminista e escritora nigeriana que tem ganhado mais espaço e reconhecimento por suas reflexões sobre gênero e sexualidade. A autora possui seis livros publicados, sendo considerada uma das jovens mais importantes para o desenvolvimento de uma nova geração de leitores da literatura africana.

Em seu livro “O perigo de uma história única”, a autora explica a problemática ao selecionarmos a complexidade de alguém e reduzi-la a um único conceito ou aspecto. Dessa forma, ela defende que quanto mais conhecimento e narrativas diversas tivermos, maior será nossa compreensão sobre determinados assuntos.

Por isso, é imprescindível a busca por fontes diversificadas de conhecimentos e cautela ao ouvir somente uma versão da história, para que a sociedade e o conhecimento não se limite a apenas uma compreensão.

“As histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para esfoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar”, diz Chimamanda Ngozi em seu livro, que foi inspirado em um TED Talk da autora.

Prisioneiros da Geografia – Tim Marshall

Sugestão de Priscila Lima, professora de Geografia e Atualidades do Estratégia Vestibulares

Tim Marshall é um jornalista e escritor britânico, que com mais de 30 anos como repórter já cobriu dezenas de países e conflitos, sendo referência para os estudantes que buscam ingressar nessa área de trabalho.

Em seu livro “Prisioneiros da Geografia”, Tim Marshall explica a geopolítica global e, com mapas das regiões estratégicas que influenciam o mundo atual e o futuro do planeta, mostra como a geografia está presente em nosso cotidiano de uma maneira que não conhecíamos anteriormente. 

O autor apresenta que a geografia delimita guerras, política, poder e o desenvolvimento social e humano da sociedade, e como a paisagem aprisiona seus líderes políticos, ao passo que lhe dá menos escolhas e margem de manobras.

Com o auxílio de dez mapas centrais, o autor examina as principais regiões estratégicas do mundo, sendo elas: Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, África, Oriente Médio, Índia e Paquistão, Japão e Coreia, América Latina e Ártico, o jornalista traz uma reflexão e visão diferente aos leitores.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Agora que você já sabe indicações de livros de atualidades para estudar, que tal conferir mais benefícios do Estratégia Vestibulares? Conosco você tem acesso a correção de redações, cursos e simulados preparatórios para te ajudar nos estudos!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também