9 questões sobre a África que já caíram nos vestibulares e no Enem
Monumento da Renascença Africana, em Dakar, Senegal

9 questões sobre a África que já caíram nos vestibulares e no Enem

A África é um continente que conta com mais de 50 países e pluralidade cultural enorme; Confira como ele é tema nos vestibulares e no Enem.

A África possui mais de 50 países e 1,2 bilhão de pessoas, sendo o segundo continente mais populoso do mundo, e a projeção é de que 25% da população mundial será africana em 2050. São 30 milhões de quilômetros quadrados, o que representa 20,3% da área de terra firme do planeta, e mais de duas mil línguas faladas.

O continente é o berço da humanidade, teve reinos enormes como a civilização Núbia, o império Axumita, a civilização Egípcia e o reino de Gana, foi colonizado e explorado por europeus e atualmente tem a maioria de seus países em regime democrático, ainda que com conflitos em algumas localidades.

A diáspora africana ao continente americano por conta de mais de 300 anos de escravidão é um dos pontos que formou um Brasil multicultural e com diversas raízes na África. Desde comidas, religiões, palavras, músicas, festas, costumes… Enfim, muito da cultura brasileira passa pelas culturas africanas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Em 2008 se tornou lei a obrigatoriedade do ensino do continente africano nas escolas brasileiras e a África vem se tornando um objeto de estudo e de referência cada vez mais forte e frequente no Brasil. 

Confira 9 questões sobre a África que já caíram nos vestibulares e no Enem e entenda como o continente é usado nos processos seletivos para abordar diversos assuntos que se relacionam ou não com o Brasil.

+ África: relevo, demografia e outras características
+ Literaturas Africanas em Língua Portuguesa

UFRN (2013)

Os países localizados na região denominada África do Norte apresentam características que os diferenciam dos países situados na África Subsaariana.

Entre as características dos países da África do Norte, destaca-se a  

A existência dos mais baixos indicadores socioeconômicos do continente.  
B economia em que prevalece a exportação de produtos agrícolas.  
C diversidade étnica e predomínio de religiões que cultuam a natureza.  
D predominância da população árabe e adepta da religião islâmica. 

Alternativa correta: D

Fuvest (2015)

O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas faladas no país. 
www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado. 

O texto se refere

A a uma dissidência da Al-Qaeda no Iraque, que passou a atuar no país após a morte de Sadam Hussein. 
B a um grupo terrorista atuante nos Emirados Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.
C a uma seita religiosa sunita que atua no Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.
D a um grupo muçulmano extremista, atuante no Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.
E ao principal grupo religioso da Etiópia, ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara. 

Resposta: A — Incorreta. Não houve atuação da Al Qaeda no Iraque.
B — Incorreta. Os Emirados Árabes Unidos não possuem grupos terroristas.
C — Incorreta. Não há registros de confronto entre sunitas e xiitas na Líbia.
D — Correta. Boko Haram é nigeriano.
E — Incorreta. Não atuam em todo Saara.

Alternativa correta: D

Unioeste (2009)

“Os livros dos escritores africanos modernos […], de angolanos, cabo-verdianos e moçambicanos, […] já têm hoje seu trabalho inaugural descoberto. Todo o mundo acabou por conhecê-lo. Gerados na África colonial, quase sempre viveram sua primeira infância como os filhos proibidos: às escondidas, na marginalidade. O grosso deles inscreveu seu “gênero” entre memórias do cárcere, do exílio, das guerras coloniais.”
(Maria Aparecida Santilli)

Conforme o texto acima, assinale a alternativa INCORRETA.

A No mundo inteiro, já se conhece a literatura africana angolana, cabo-verdiana e moçambicana.
B Os livros da literatura africana foram escritos, inicialmente, no período colonial da África.
C A autora faz uma analogia entre as crianças bastardas e os livros da literatura africana: ambos viviam na marginalidade.
D A maioria dos autores africanos conseguiu escrever em total liberdade, longe das prisões, das guerras do período colonial e em seus países de origem.
E Gerados na África colonial equivale a dizer que os livros foram gestados quando a África ainda era uma colônia. 

Alternativa correta: D

Unitau (2017)

Em relação ao continente africano, é CORRETO afirmar:

A A Nigéria apresenta baixa média de IDH, as menores médias de expectativa de vida do planeta e altas taxas de mortalidade infantil e de subnutrição.
B A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX, devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
C O processo de colonização da África respeitou as fronteiras étnicas e culturais, fato que evitou a existência de conflitos armados no continente.
D O Norte da África, ou África setentrional, é caracterizado pela presença da religião islâmica e pelo predomínio da população árabe.
E No Sudão, os conflitos atuais se devem à permanência, desde o período colonial, de uma política de segregação racial e territorial, promovida pelos brancos.

Alternativa correta: D

Enem (2012)

A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:

A Exploração do campesinato pela elite proprietária – Domínio das instituições fundiárias pelo poder público.
B Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra – Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.
C Desorganização da economia rural de subsistência – Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.
D Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.
E Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

Resposta: Em vários países africanos que foram colônias de exploração, as melhores terras foram destinadas aos cultivos voltados para exportação (café, cacau, amendoim, entre outros). Áreas com solos mais pobres foram ocupadas pela agropecuária de subsistência com menor produtividade.

Alternativa correta: E

+ África no vestibular: conheça o passado e o presente do continente
+ Tema de redação Encceja 2023: saúde mental do trabalhador e respeito às religiões de matrizes africanas

Faculdade Albert Einstein (2021)

O pan-africanismo era um movimento político, filosófico e social que pressupunha a união identitária e política de todos aqueles que estivessem vinculados à África, fossem eles africanos ou seus descendentes.
(Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017.)

Na primeira metade do século XX, o movimento pan-africanista assumiu diversas feições e tarefas. Dentre elas, pode-se destacar a luta pela

A transferência de todos os africanos e afrodescendentes para o continente africano.
B punição a todos os africanos que haviam colaborado com o domínio colonial europeu.
C rejeição dos valores e princípios da intelectualidade europeia e norte-americana.
D adoção de práticas econômicas que proporcionassem o desenvolvimento do capitalismo na África.
E melhoria das condições de vida e pela liberdade dos africanos que viviam sob jugo colonial.

Resposta: A — Incorreta. O panafricanismo atuava no conceito dos povos africanos serem únicos, independente de estarem em continentes ou países diferentes.
B — Incorreta. O pan-africanismo era um movimento que atuava nas áreas política e social no sentido de unificar todos os africanos, inclusive aqueles que por algum motivo colaboraram com o domínio colonial.
C — Incorreta. O pan-africanismo defende a produção de uma filosofia e intelectualidade africana crítica, o que pressupõe a não rejeição da intelectualidade norte- americana ou europeia, mas sim, sua redefinição e crítica.
D — Incorreta. O pan-africanismo estava em um movimento voltado para a luta contra o racismo, o desenvolvimento social, não necessariamente contribuindo para o desenvolvimento capitalista do continente africano.
E — Correta. O pan-africanismo movimento pela melhoria da qualidade de vida e da extinção da desigualdade entre os africanos e a construção de um Estado único continental.

Alternativa correta: E

Uefs (2011)

Apesar de sua origem remontar a grupos étnicos específicos da África, na Bahia, o candomblé se caracterizou por um movimento crescente de mistura cultural, étnica, racial e social. Isso começou entre os próprios africanos de diferentes etnias.

Documentos relativos ao fim do século XVIII e à primeira metade do século XIX, ainda que escassos, sugerem a formação de identidades étnicas a partir dessa mistura. Em 1785, por exemplo, seis africanos foram presos em um calundu na vila de Cachoeira, no Recôncavo, onde danças, batuques e cantos eram frequentes. Foram identificados por uma testemunha africana no inquérito policial como dois “marris”, dois “jejes”, um “dagomé” e um “tapá” (termo yorubá que se usava, na Bahia, para designar os nupes, povo da África ocidental. (REIS, 2005, p. 28).

De acordo com o texto, o candomblé, uma das expressões religiosas do Brasil, caracteriza-se por ser

A a transposição para o Brasil do candomblé já praticado pelos povos africanos em toda a África.
B uma construção essencialmente brasileira, fruto da convivência intercultural de diferentes etnias africanas no Brasil.
C o resultado da evangelização dos africanos escravizados pelos jesuítas portugueses, no percurso entre os portos africanos e o Brasil.
D uma terminologia religiosa utilizada em todas as áreas do território nacional onde se realizam rituais idênticos, em todos os terreiros.
E uma construção religiosa vista com benevolência pelas autoridades brasileiras, desde o século XIX, por ser considerada lúdica e inofensiva.

Alternativa correta: B

Fuvest (2023)

Recentemente a região do Sahel, na África, vivenciou golpes de Estado em quatro países: Sudão, Mali, Chade e Burkina Faso. Podem ser indicadas como causas da instabilidade política na região:

A Atuação de potências estrangeiras, resquícios da colonização e alto desenvolvimento tecnológico.
B Abundância de recursos naturais, atuação de movimentos separatistas e desigualdade socioeconômica.
C Escassez de recursos naturais, alto desenvolvimento tecnológico e diversidade étnica.
D Desigualdade socioeconômica, diversidade étnica e elevada produção agrícola.
E Escassez de recursos naturais, diversidade étnica e resquícios da colonização.

Resposta: A —Incorreto. “alto desenvolvimento tecnológico” ficou de forma muito exagerada.
B — Incorreto. “abundância” também ficou de forma muito exagerada.
C — Incorreto. “alto desenvolvimento tecnológico” ficou de forma muito exagerada.
D —  Incorreto. “elevada produção agrícola” ficou de forma exagerada.
E — Correto. Entre as consequências da colonização, podemos destacar, guerra civil, fome, miséria, ou seja, características que dificultam o desenvolvimento socioeconômico.

Alternativa correta: E

Uerj (2021)

A África do Sul comemora, em 11 de fevereiro de 2020, o 30º aniversário da saída de Nelson Mandela da prisão. “O dia 11 de fevereiro de 1990 sempre será lembrado como um dos dias mais memoráveis da história do mundo, não apenas da história da África do Sul. O dia em que Madiba foi libertado foi o dia em que todos sabíamos que o apartheid estava morto”, disse o atual presidente Ramaphosa à multidão que se reuniu para ouvi-lo.
Adaptado de noticias.r7.com, 11/02/2020.

Perto de Joanesburgo, uma autoestrada separa duas comunidades contrastantes: o bairro burguês majoritariamente branco de Primrose e a povoação de Makause, onde os mineiros desempregados se apropriaram de terras na década de 1990. Quase todos os seus moradores são negros.

Há 30 anos, a libertação de Nelson Mandela, na África do Sul, significou que o regime de apartheid “estava morto”, conforme a reportagem.

Na atualidade, a fotografia aérea de logradouros da cidade de Joanesburgo representa a seguinte herança desse regime:

A rigidez do planejamento urbano
B modernização do transporte público
C aprimoramento do manejo ambiental
D permanência da segregação espacial

Resposta: A segunda fotografia é um contraste, à direita ocupações irregulares (“apropriaram de terras”), as pessoas menos favorecidas (“moradores são negros”), muitas vezes, não possuem outra opção, à esquerda construções luxuosas (“majoritariamente branco”).

Alternativa correta: E

+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também