África: relevo, demografia e outras características

África: relevo, demografia e outras características

Entre os seis continentes do mundo, a África está entre os três maiores em extensão e é constituída por 54 países e mais 7 territórios independentes. Trata-se de uma região com riqueza cultural, diversidade de línguas e com densidade populacional relativamente elevada. Conheça mais aspectos geográficos e demográficos da África neste artigo! 

Características gerais da África

O continente africano se estende em um área com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, que estão distribuídos entre os hemisférios sul e norte do planeta Terra. Sua extensão é considerada a terceira maior entre os continentes e representa um quinto de toda a superfície seca terrestre. 

Mapa da áfrica
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Atualmente, a divisão territorial da África leva em conta as porções ao norte e ao sul da localização do deserto do Saara, o maior deserto do mundo, com 9.000.000 km² de extensão, atravessando cerca de nove países. Então, os países acima do Saara são considerados África do Norte e os que estão abaixo deles são chamados de África Subsaariana. 

África do Norte (ou Setentrional)

mapa africa setentrional
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Formada por Argélia, Egito, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. 

África Subsaariana

africa subsaariana
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Como o critério para a definição da África Subsaariana é a relação com o Saara, há uma porção de países da África Setentrional que fazem fronteira com o deserto. Por isso, alguns mapas incluem-nos na representação. Entretanto, são considerados países da África Subsaariana todos os outros 47 países que não estão incluídos na classificação anterior. 

Os quais são: África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Comores, Lesoto, Libéria, Madagascar, Malauí, Mali,

Mauritânia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

Regionalização da ONU

Conforme as definições da ONU, o continente pode também pode ser dividido em cinco grandes regiões: África Central, Meridional, Setentrional, Ocidental e Oriental. Muitas vezes, essa regionalização mais minuciosa pode ser útil para entender o perfil demográfico e as características epidemiológicas em áreas cada vez menores. Assim, as intervenções políticas e sanitárias podem ser mais efetivas, por exemplo.

Aspectos históricos e culturais da África

A História Geral, por muito tempo, foi constituída a partir da visão eurocêntrica, uma vez que os países europeus foram os primeiros a publicar e divulgar informações. Assim, grande parte dos materiais possuíam um teor preconceituoso e discriminatório com outros territórios e outros povos. 

Diante disso, a maior parte dos países africanos foi submetida a diferentes níveis de dominação política, colonização e exploração de recursos naturais. Além disso, os povos sofreram intensa aculturação ao longo da história. 

Atualmente, entretanto, muitas instituições lutam para a reconstrução dos valores e identidade africana. Trata-se de um continente com grande pluralidade étnica, uma vez que os nativos organizavam-se em tribos e grupos fechados, o que traz uma diversidade cultural única para o continente. 

Além de toda a questão cultural, o território africano sofre consequências da intensa colonização até hoje. Por razões históricas e políticas, grande parte dos países padecem com qualidade de vida precária, dificuldades para o suprimento alimentar que resulta em desnutrição, baixa taxa de escolaridade, entre outros dilemas sociais marcantes. 

Geografia da África

Cartografia

Continente africano
Imagem: Reprodução/Wikimedia

O mapa da geografia da África acima demonstra que a linha do Equador cruza o continente na latitude do país Congo, o que determina os aspectos climáticos, que serão discutidos à frente. Uma relação cartográfica a ser observada são os oceanos e rios:

  • O oceano Atlântico Sul banha quase toda a região oeste do continente;
  • O Atlântico Norte já se posiciona no Noroeste da África;e
  • Por fim, a porção leste, incluindo a Ilha de Madagascar, faz fronteira com o Oceano Índico. 

Os mares notáveis são:

  • Mar Vermelho;
  • Mar Mediterrâneo; e
  • Mar Arábico. 

Além de apresentar o Canal de Moçambique, que separa o continente de Madagascar. 

Geologia e Relevo

O relevo africano é predominantemente formado por planaltos, que são divididos em Planalto Setentrional, Oriental e Meridional. 

Dentro do território é encontrada a Cordilheira do Atlas, uma cadeia de montanhas com picos de mais de 4.000 metros de altura. Acredita-se que elas tenham sido formadas quando houve a separação da Pangeia, quando todos os continentes estavam juntos e, devido à movimentação tectônica, foram progressivamente afastados. 

Existe também o Vale do Rift, uma grande herança tectônica que representa a separação entre duas placas geológicas. Sua formação muito antiga propicia que os vestígios históricos sobre os primeiros hominídeos sejam encontrados na região.

Ainda, é importante mencionar que o relevo africano, além de outros fatores, contribuem para a formação do segundo rio mais extenso do mundo, o Rio Nilo. É um corpo hídrico com relevância histórica, pela instalação da sociedade egípcia. Também são importantes o Rio Congo e o Rio Níger.

Clima e vegetação

Como o Equador corta o continente africano, o território corta as zonas climáticas mais quentes da Terra. Diante disso, predominam climas do tipo equatorial, tropical, semiárido e desértico. Isso justifica que o maior deserto do mundo, o Saara, se encontre na África. Além dele, é importante citar os desertos do Kalahari e o da Namíbia.

Em concordância com o clima, a vegetação inclui plantas bem adaptadas às altas temperaturas e até à escassez de chuvas. Nos países equatoriais, ocorre maior precipitação, que permite a formação de florestas equatoriais, como a Floresta do Congo, que tem características semelhantes à Floresta Amazônica. 

Demografia da África

A África abriga um bilhão de pessoas, valor que resulta em uma densidade demográfica de 44 pessoas por quilômetro quadrado. Devido ao clima e presença de deserto, essa população não se distribui de forma homogênea. 

As regiões mais populosas historicamente, como os espaços ao redor do Nilo apresentam uma densidade de mais de 500 habitantes por quilômetro quadrado. Afinal, ali se desenvolveram as primeiras civilizações do mundo ocidental e a ocupação humana é marcante.

No geral, a população habita as regiões rurais, de forma que o processo de urbanização está se intensificando nos últimos anos, mas ainda não atingiu homogeneamente o continente. Como foi mencionado, as condições de vida na África são precárias, o que resulta em países com as posições mais baixas no ranking de IDH.

Economia da África

A economia africana é baseada, principalmente, na exploração de recursos naturais, com o extrativismo e a agricultura. A caça e pesca também são consideráveis, tanto para a renda como para a subsistência da população ao redor do continente.

Além das questões históricas já citadas que foram desfavoráveis para o desenvolvimento econômico do continente, as atividades econômicas empregadas nele possuem baixo valor agregado e dificultam o crescimento pleno.

+ Veja também: Literaturas Africanas em Língua Portuguesa
África no vestibular: conheça o passado e o presente do continente
Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Os vestibulares nacionais norteiam suas questões em temas como ética, filosofia, ligações químicas, reagentes e produtos, biologia animal e vegetal, arte e literatura, história e sociedade do Brasil, funções matemáticas, temáticas ambientais, questões políticas, entre outros conteúdos. 

Nos cursos preparatórios da Coruja, você terá acesso a aulas específicas sobre esses e diversos temas, de acordo com o conteúdo de cada disciplina, que contém os assuntos possíveis de acordo com a banca do vestibular escolhido, com professores especializados e material didático de qualidade. Clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também