Alimentação: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular

Alimentação: desenvolva repertórios socioculturais para o vestibular

A alimentação é um processo biológico e cultural; Veja como o assunto pode cair nos vestibulares e no Enem e forme repertório sociocultural sobre o tema

A alimentação é um processo no qual os seres vivos adquirem nutrientes que possibilitam a vida e funções como o crescimento, a reprodução, a movimentação, a manutenção da temperatura corporal e suas atividades cotidianas.

Além disso, há o aspecto cultural, com relações distintas entre a humanidade e os alimentos, os diferentes preparos e ingredientes e toda a integração social que acontece ao redor da alimentação em civilizações distintas.

O ato de se alimentar e a alimentação em si é utilizado em religiões distintas, celebrações variadas, sejam elas corriqueiras ou não, ritualística e também necessária para a sobrevivência de uma espécie. 

Inclusive, todo o desenvolvimento e evolução dos seres vivos têm nas comidas ingeridas um fator importante de caracterização e mudança de hábitos, que podem culminar até na extinção de um animal mal adaptado ou exposto a um habitat que não o beneficia.

O Portal Estratégia Vestibulares listou alguns temas relacionados à alimentação que podem aparecer nos exames espalhados pelo Brasil e também no Enem para que você aprimore seu repertório sociocultural sobre os assuntos. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Fome no Brasil

Um relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que o Brasil tem 70,3 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar, 21 milhões delas não têm o que comer todos os dias. Para se ter uma ideia, 70 milhões corresponde a praticamente um terço da população brasileira.

A insegurança alimentar é dividida em quatro grupos:

  • Segurança alimentar: quando os moradores da casa tem acesso regular a alimentos de qualidade em quantidade suficiente;
  • Insegurança alimentar leve: o lar possui algum comprometimento da qualidade da alimentação em relação a quantidade adequada de alimentos;
  • Insegurança alimentar moderada: há modificações nos padrões atuais de alimentação, gerando restrições na quantidade de alimentos em adultos do lar; e
  • Insegurança alimentar grave: os níveis de redução na quantidade de alimentos atingem inclusive as crianças do lar, podendo incluir a situação de fome, em que não há o que comer em alguns dias.

Há um claro contraste entre os dados acima e o fato de que o Brasil está entre os cinco maiores produtores de alimentos do mundo, sendo o maior exportador de carne bovina e de frango do mundo e o maior exportador líquido de alimentos do mundo, por exemplo.

A alimentação está no centro de debates que incluem também a desigualdade social no Brasil, já que a fome, ao atingir quase 10% da população brasileira, expõe a dura realidade de que somos um País presente em muitas mesas ao redor do mundo enquanto parte significativa da própria população não tem acesso a alimentos diários.

Confira alguns temas sobre alimentação que podem cair no vestibular

Dentre as discussões existentes acerca do assunto estão a qualidade dos produtos e os processos aos quais eles são submetidos, o desperdício e má distribuição de comida, distúrbios alimentares e até mesmo tipos de alimentação em evidência, tanto como hábitos humanos, como em dietas, além, claro, de formas de se alimentar de outros seres vivos.

Desperdício de comida

Se em 2022 cerca de 735 milhões de pessoas passaram fome, há a estimativa de que o desperdício de comida fique entre 14% a 17% de tudo que é produzido no mundo. Os dados são do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

A maioria do desperdício, segundo o mesmo levantamento, é causado pela falta de acesso à refrigeração ou uma melhor gestão da cadeia de frio, que garante a manutenção da temperatura adequada da colheita até o prato.

Tipos de alimentos

Para além do desperdício de comida há também os tipos de comida e como eles atuam em nosso organismo. A pauta pode envolver pontos sociais, históricos e até mesmo biológicos. A Fiocruz, em parceria com pesquisadores da USP, Unifesp e da Universidade de Santiago de Chile, divulgaram um estudo que afirma que o consumo de alimentos ultraprocessados é responsável por cerca de 57 mil mortes prematuras de pessoas entre 30 e 69 anos no Brasil.

O Ministério da Saúde possui um Guia Alimentar para a População Brasileira, documento que traz diretrizes para uma alimentação saudável e adequada, que divide os alimentos em cinco categorias: in natura, minimamente processados, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados.

Entender as diferenças entre eles e como são benéficos ou prejudiciais à saúde humana é um ponto que auxilia no entendimento de perguntas que citem tais termos ou mesmo suas informações nutricionais. 

Transtornos alimentares

O aumento de transtornos alimentares entre jovens é uma preocupação em vários lugares do mundo. No Brasil, dados afirmam que há cerca de 10 milhões de pessoas com algum tipo de desordem marcada por comportamentos alimentares.

Dentre os transtornos mais comuns estão a anorexia e a bulimia, mas existem outros comportamentos pouco conhecidos como fatorexia e pregorexia. Os debates sobre o assunto são frequentes e são retratados com frequência em séries, filmes e novelas.

Classificação da alimentação

A alimentação de forma geral conta com três tipos de alimentação na natureza: carnívoros, herbívoros e onívoros. Aqui, é separado apenas em quais animais comem somente carnes (ou seja, outros animais), somente plantas e ambos.

Os humanos são onívoros, mas existem dietas restritivas como o vegetarianismo e o veganismo, além de restrições alimentares por motivos religiosos ou de saúde e até mesmo dietas que possuem algum tipo de ritual, como se concentrar somente na comida enquanto estiver se alimentando, por exemplo.

Dentre as restrições por motivos de saúde estão as alergias, intolerâncias como ao glúten e à lactose, além de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. O artigo da IFSC “Alergias e intolerâncias alimentares: saiba o que são”, aborda o assunto e diferencia essas questões.

Produção de alimentos nas cidades

O artigo “Por que fortalecer a produção de alimentos também nas cidades”, do Nexo Jornal, ilustra a formação de uma agricultura local, que produz alimentos em territórios urbanos. Um estudo do Instituto Escolhas, citado na matéria, afirmou que a Região Metropolitana de São Paulo tem potencial de abastecer 20 milhões de pessoas com verduras e legumes, que é quase toda a população que vive nela.

Agricultura familiar no Brasil

O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar de 2023 afirma que se a produção de alimentos gerada pela agricultura familiar no Brasil fosse um país, ele seria o oitavo maior produtor de alimentos do mundo. O modelo é o principal responsável pelo abastecimento do mercado interno e conta com mais de 10 milhões de trabalhadores em atividade.

Filmes e documentários sobre alimentação

Confira alguns filmes e documentários que abordam a alimentação por várias facetas e que podem compor seu repertório sociocultural.

A história da alimentação no Brasil

Toda a formação da culinária brasileira é analisada na série, disponível no Prime Video, e que é baseada no livro homônimo de Luís da Câmara Cascudo e aborda como a miscigenação cultural existente no país atuou ao adaptar e inventar pratos com alimentos locais, ou mesmo de terras distantes.

10 bilhões: O que tem para comer?

O documentário alemão, também disponível no Prime Video, vai até a previsão de que em 2050 seremos 10 bilhões de pessoas e pergunta: o que terá para comer? A possível escassez de alimentos, explorações alimentícias existentes, superprodução e descarte de alimentos, além do desperdício são temas tocados pela obra.

Rotten

Disponível na Netflix, “Rotten” explora a cadeia de produção de alimentos, revelando problemas causados pela industrialização e massificação de produtos como mel, bacalhau e abacate, além de todo o processo de exploração e criação de animais de abate. Nem a água escapa dos olhares da série.

Questões sobre alimentação

Enem (2019)

No Brasil, a disseminação de uma expectativa de corpo com base na estética da magreza é bastante grande e apresenta uma enorme repercussão, especialmente, se considerada do ponto de vista da realização pessoal. Em pesquisa feita na cidade de São Paulo, aparecem os percentuais de 90% entre as mulheres pesquisadas que se dizem preocupadas com seu peso corporal, sendo que 95% se sentem insatisfeitas com “seu próprio corpo”.

SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas: Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.

A preocupação excessiva com o “peso” corporal pode provocar o desenvolvimento de distúrbios associados diretamente à imagem do corpo, tais como

A anorexia e bulimia.
B ortorexia e vigorexia.
C ansiedade e depressão.
D sobrepeso e fobia social.
E sedentarismo e obesidade.

Resposta: Essa é uma questão que envolve seu conhecimento de mundo. Seria preciso que você soubesse quais as palavras das alternativas apresentava distúrbios ligados à “estética da magreza” citada no texto. 
Distúrbios alimentares é um assunto que se tornou muito comum para a vivência dos jovens. Algumas plataformas, como Instagram e Tumblr, baniram as expressões “anorexia” e “bulimia” de seus mecanismos de busca para não incentivar o aumento desses distúrbios.
O filme O mínimo para viver (2017), dirigido por Marti Noxon e produzido pela Netflix, retrata a vida de uma jovem que se interna em uma clínica para curar seus distúrbios alimentares. Caso você não tenha familiaridade com os termos, esse filme pode trazer um bom repertório.

Alternativa correta: A

UEA (2013)

No campo, uma forma de organização produtiva é aquela em que o trabalho, a administração e as decisões são realizadas de modo coletivo e em âmbito local, podendo se desenvolver como a agricultura de subsistência, a agricultura de jardinagem ou a praticada em cinturões verdes e áreas de produção de leite. O sistema de produção agrícola que contém essas características é

A a agricultura familiar.
B o modelo indígena.
C o agronegócio.
D a agricultura patronal.
E o modelo nômade.

Alternativa correta: A

PUC-SP (2018)

“A fome é a expressão biológica de males sociológicos”, frase de Josué de Castro, médico pernambucano que estudou a questão da fome no Brasil em seu livro de 1964 – “Geografia da fome”.

Após a interpretação dos gráficos e contando com o auxílio da frase de Josué de Castro, assinale a alternativa que melhor justifica o tema fome: 

A O aumento dos famintos tem uma relação direta e dependente com o aumento da população absoluta no mundo, fortalecendo a teoria de Thomas Malthus, que defende a abstinência sexual, para evitar o aumento populacional e, por consequência, evitar o aumento da fome. 
B O cruzamento dos gráficos apresenta, no primeiro momento, certa contradição, pois o aumento do número de famintos é acompanhado pelo aumento da produção de grãos, que serviriam para a alimentação dos famintos. Mas isso não acontece, evidenciando um caráter perverso no âmbito social. 
C A falta de infraestrutura, guerras e conflitos internos dificulta a assistência e ajuda dos países ricos aos mais necessitados, sendo esses os principais motivos para o aumento da insegurança alimentar no planeta. A superação dos problemas citados assegurará a eliminação da fome em nível global.  
D A produção de grãos não se relaciona diretamente com o consumo humano, pois é direcionada, principalmente, para ração e produção de energia. O problema da fome está relacionado, sobretudo, aos desastres naturais e grandes períodos de seca ao redor do mundo, diminuindo, significativamente, a produção de alimentos. 

Alternativa correta: B

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem cursos para diversos vestibulares e também para o Enem, e todos eles são desenvolvidos de acordo com o edital e a banca de cada prova. Confira mais sobre nossos cursos e outros conteúdos agora mesmo!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também