Você já se perguntou qual é a diferença entre charge, cartum e quadrinho? Esses três gêneros fazem parte do universo das artes gráficas e da linguagem visual, e são comuns tanto no cotidiano (jornais, revistas, redes sociais) quanto em provas de vestibulares.
Eles aparecem, frequentemente, em questões de interpretação de texto e análise de linguagem. Apesar das semelhanças, cada um tem funções, características e finalidades diferentes. Neste texto, o Portal Estratégia Vestibulares te ajuda a entender essas diferenças. Confira!
Navegue pelo conteúdo
O que é charge?
A charge é uma ilustração com crítica social, política ou comportamental, normalmente baseada em fatos atuais. Ela costuma ter personagens reconhecíveis (como políticos, celebridades ou figuras públicas) e aborda temas como eleições, escândalos, economia, comportamento e até esportes.
É um tipo de arte opinativa e passageira, ou seja, está ligada ao contexto do momento em que é publicada. As principais características de uma charge são:
- Humor crítico e irônico;
- Ligada a um fato real e atual;
- Forte componente de opinião;
- Aparece com frequência em jornais, portais de notícias e redes sociais.
O que é cartum?
O cartum (ou cartoon) é uma ilustração de humor mais atemporal e universal, ou seja, não depende de uma situação política ou notícia específica. Ele pode ser crítico, reflexivo ou apenas engraçado, tratando de temas do cotidiano, como relacionamentos, trabalho, escola ou comportamento humano.
Diferente da charge, o cartum não precisa ser opinativo, e por isso pode durar mais no tempo e atingir públicos diversos. Características principais:
- Humor leve ou reflexivo;
- Pode ter crítica, mas não está preso à atualidade;
- Universal e atemporal;
- Pode aparecer em tiras de jornal, revistas, livros didáticos e publicações diversas.
O que são quadrinhos?
Os quadrinhos (ou histórias em quadrinhos, HQs) são narrativas visuais compostas por uma sequência de quadros, geralmente com personagens fixos, enredo e diálogo. Eles podem ser de aventura, humor, crítica social, drama, ficção científica ou qualquer outro gênero.
Ao contrário da charge e do cartum, que costumam aparecer em apenas um quadro, os quadrinhos são sequenciais e contam uma história mais longa ou contínua. Sua características principais são:
- Narrativa com começo, meio e fim;
- Uso de vários quadros e balões de fala;
- Pode durar várias edições (como nas HQs) ou ser uma tirinha curta;
- Pode ser humorística, dramática, crítica ou de aventura.
+ 9 histórias em quadrinhos para estudar fatos históricos
+ Dia do quadrinho nacional: saiba o que é, origem e veja questões de vestibulares com tirinhas
Diferença entre charge, cartum e quadrinho
A charge é uma crítica imediata sobre temas da atualidade, com humor e opinião, enquanto o cartum é uma piada ou reflexão visual mais geral, sem ligação com fatos do momento. Já os quadrinhos são histórias contadas em sequência, com personagens e enredo.
Mafalda e Peanuts (Snoopy) são cartuns ou histórias em quadrinhos?
Tecnicamente, Mafalda e Peanuts, as famosas “tirinhas”, são histórias em quadrinhos, já que têm personagens fixos, usam vários quadros sequenciais, contam uma pequena narrativa em cada tira e utilizam balões de fala e cenas, elementos típicos das HQs.
Mas, culturalmente (e editorialmente), também são chamados de cartuns, porque usam o humor para tratar de temas universais (crítica social, política, relações humanas), não estão ligados a eventos específicos, como nas charges e são publicadas em jornais e revistas como tiras humorísticas, um formato que, no meio editorial, costuma ser classificado como cartum.
Por que essa confusão acontece?
No uso mais técnico, o cartum é um desenho de um quadro só, com humor atemporal e crítica leve. Mas no uso popular e editorial, o termo passou a incluir tiras cômicas curtas, como Mafalda, Peanuts, Garfield, Calvin e Haroldo, etc. Isso acontece porque o cartum virou quase um gênero híbrido, que pode incluir HQs humorísticas e curtas.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem. E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!