Como estudar Atualidades para o Enem e vestibulares?

Como estudar Atualidades para o Enem e vestibulares?

Veja algumas dicas sobre atualidades com participação dos professores do Estratégia Saulo Takami e Priscila Lima

Notícias, fatos e acontecimentos importantes que refletem na sociedade de alguma forma podem acabar aparecendo nas provas como uma forma de testar o repertório sociocultural do candidato.

Por conta desse histórico, saber como estudar atualidades para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares pode fazer a diferença na hora de interpretar e responder a uma questão dos exames.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Dicas de estudo em atualidades

Priscila Lima, professora de Atualidades e Geografia do Estratégia Vestibulares define o que é cobrado pelas bancas na matéria. “O seu vestibular não quer saber o que está acontecendo, ele quer saber o porquê daquilo”. Veja, abaixo, algumas dicas para entender e estudar atualidades e como elas podem ser úteis na hora de responder aquela perguntinha sobre um tema atual.

Listar sites de notícias e fontes de informação

A primeira dica é fazer uma lista com os principais portais de notícias e outras fontes de informação, que possam ser acompanhadas por você de maneira fácil e sequencial, o que te dará o contexto de uma notícia e seus desenrolares. 

Buscar matérias em portais especializados

Ao ter uma lista de sites e fontes de informação para acompanhar constantemente, deve-se também procurar portais especializados em tipos de notícias, para poder se aprofundar nos assuntos que chamam mais a atenção e tem maior probabilidade de cair em uma banca.

Ter diferentes pontos de vista

Ao procurar matérias mais aprofundadas em portais especializados, você vai ter diferentes pontos de vista sobre um fato. Ainda sim, é válido buscar informações de outros locais justamente para estimular o raciocínio crítico de quem estuda sobre um determinado assunto.

Checar a veracidade de informações

Sempre é possível trazer ao debate notícias mentirosas ou mesmo informações distorcidas, ou seja, que não são verdadeiras, mas estão dentro de um contexto real, o que confunde o leitor. Matérias devem ter fontes, informações oficiais e relatos de diversos pontos de vista dentro de um assunto.

Veja também:
Armamento no Brasil: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular
9 citações sobre o Orgulho LGBTQIA+ para usar como repertório sociocultural
O que são refugiados e como a questão é tratada no mundo
Chuvas no Brasil em 2022: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular
Caso Bruno Pereira e Dom Phillips: tudo o que você precisa saber
Trabalho escravo contemporâneo e como o tema pode cair no vestibular

Converse em grupos de debates ou estudos

Provavelmente você tem amigos ou conhecidos que estejam passando pelo mesmo processo de buscar uma vaga na universidade. Pois bem: tenha conversas e debates com eles sobre os assuntos mais relevantes da semana, para entender seus pontos de vista e evoluir linhas de raciocínio do seu pensamento.

Identificar buscas

Existem ferramentas na internet que indicam os assuntos mais buscados de um determinado período de tempo. Dentre essas ferramentas destacam-se o Trend Topics, do Twitter e o Google Trends. Elas não necessariamente indicarão relevância para estudos, mas podem mostrar caminhos e curiosidades buscadas.

Explore o conhecimento de professores

Se você ainda estuda ou tem contato com professores, busque explorar o conhecimento deles por meio de perguntas e assuntos que estejam em alta, principalmente nos assuntos de humanas. Temas como meio ambiente, política, economia e problemas sociais diversos podem ser pano de fundo para 

Leia críticas jornalísticas

Conhecer os sites e outros meios que você busca se informar é muito importante também para ter críticas jornalísticas sobre um fato, como a mídia cobriu e o que pode ser considerado um erro ou falta de detalhamento de uma notícia pode te ajudar a entender as intenções de um veículo com aquela informação. Antes de tudo, fica uma dica: não existe veículo imparcial.

Entender a relevância dos assuntos

Nem todos os assuntos que são veiculados são pautas para os vestibulares. Geralmente os assuntos que atingem a sociedade e trazem discussão sobre nosso modo de vida em pontos políticos e sociais são os mais usados. As notícias principais, em destaque, de portais de notícias relevantes e seus desdobramentos podem ser temas, portanto, de perguntas.

Domina outra língua? Aproveite assuntos internacionais!

Se você tem o conhecimento de línguas estrangeiras como inglês ou espanhol, por exemplo, pode procurar por assuntos internacionais mostrados nos principais meios de informação também nessas línguas. Outro ponto que pode ser abordado é ver como o que acontece no Brasil reflete lá fora.

Saiba como os assuntos podem ser explorados pela banca

Ler e fazer questões de outros anos ou mesmo de simulados te ajudam a entender como as bancas podem pedir os assuntos explorados pelas bancas no Brasil. Portanto, saber como funcionam também as estruturas dessas perguntas faz com que você consiga refletir sobre um assunto também desse ponto de vista.

Entenda o cronograma das provas

Uma prova não é feita no dia anterior a sua aplicação, portanto, não adianta estudar atualidades muito recentes, que por conta do tempo de preparação de um exame, não estarão disponíveis. O Enem, por exemplo, é elaborado no final do primeiro semestre do ano, ou seja, entre maio e junho, mas a prova acontece somente no final do ano, entre outubro e novembro.

Utilize bem o tempo no estudo de atualidades

Você tem diversas matérias para estudar e as atualidades estão dentro de vários assuntos. É importante, portanto, que você use o seu tempo dentro desse estudo de forma natural e assertiva, para que o tempo de checagem, leitura, debate e busca por outros pontos de vista não seja prejudicial em outras áreas de estudo.

O professor de Atualidades e Geografia do Estratégia, Saulo Takami, também comenta sobre o uso do tempo no estudo de notícias. “Não fiquem desesperados querendo ler de tudo. Claro que é importante, ajuda bastante na redação. Mas, se for para escolher entre conteúdo e atualidades, não tenha dúvidas: invista o seu tempo no conteúdo. Claro que você vai olhar atualidades, mas você vai deixar mais de lado quando comparado ao restante”.

Priscila também comenta sobre o assunto. “Cuidado para você não querer abraçar tudo, gastar energia demais, tempo demais e não aprofundar no que realmente é necessário”.

Os professores ressaltam que mesmo que as atualidades sejam importantes, muitas vezes o que é factual aparece no enunciado, mas não é usado para obter a resposta da questão apontada.

Veja alguns meios de informação

Não só de portais de notícias vivem as atualidades, existem outras formas de se procurar e obter informações sobre um tema ou fato. Veja abaixo algumas formas de estudar notícias:

Jornais

Sim, os jornais físicos existem, caro vestibulando! Sabemos que a ampla maioria das pessoas não usa tanto esse recurso, mas os jornais físicos são uma boa fonte de informação, já que ali estão concentradas as notícias que foram ou serão assunto relevante para quem o lê.

Portais de notícias

Os portais de notícias surgiram com a internet e estão cada vez mais multimidiáticos, utilizando várias plataformas — inclusive os jornais têm sites com suas informações. 

Podcasts

Além dos podcasts dos conglomerados de mídia como a Folha ou Globo, há também programas feitos por jornalistas e mídias independentes, que são aprofundados em um determinado assunto e têm tom especializado.

Mídias sociais (perfis profissionais e empresas de mídia)

Informações rápidas, apuradas e publicadas primeiro: o Twitter hoje tem o lugar que sempre foi do rádio, que é justamente a velocidade de uma notícia em primeira mão. Além dele, há conteúdos informativos também no Instagram, Facebook, LinkedIn e até mesmo no TikTok. O importante é buscar qualidade, o que pode ser mais difícil.

Newsletters

Uma newsletter reúne diversos conteúdos informativos para serem lidos de forma resumida, contextualizando quem a assina. Ela pode ser feita a partir de várias óticas como um resumo do dia, uma reunião de conteúdos sobre um tema específico, uma série com desdobramentos ou mesmo informações atualizadas sobre um conjunto de dados.

Professores e portais especializados em estudos

Há ainda conteúdos desenvolvidos por professores e portais especializados em estudos de diversos níveis. O Portal Estratégia Vestibulares, por exemplo, é especializado em notícias e atualizações sobre o mundo dos vestibulares e como alguns temas podem cair nas provas, dicas de estudo e muito mais.

como-estudar-atualidades

O que evitar

Com esse tanto de dica para você estudar atualidades, ainda tem algumas coisinhas que podem ser evitadas com poucos passos. Veja algumas delas.

Estudos rasos ou por manchetes

Hoje em dia muitas manchetes são sensacionalistas, ou seja, exageradas, feitas para que o leitor abra e veja o que realmente tem dentro daquele conteúdo. Esse é um dos motivos que mostra a importância de ir além das manchetes e informações rasas. Aprofundar-se é necessário até mesmo para poder ter o assunto dominado como repertório sociocultural.

Matérias com posicionamento político extremo

Materiais desenvolvidos com viés extremista ou tendencioso podem acabar passando uma visão mais opinativa da notícia, e não necessariamente factual. Ter diversas opiniões é importante para o debate e aprofundamento de uma ideia ou tema, mas precisa ser feito com filtro, ou seja, bastante cuidado.

Buscar apenas aspectos positivos ou negativos

Quando se tem apenas um ponto de vista sobre o assunto, ou o conteúdo estudado não apresenta prós e contras, desconfie. Um tema sempre terá pontos positivos e negativos, e por conta disso o olhar de quem estuda precisa estar apurado para pensar de forma ampla.

Desrespeito aos Direitos Humanos e argumentação preconceituosa

Os maiores vestibulares do país punem com nota zero argumentações preconceituosas ou que desrespeitem os Direitos Humanos de alguma forma. É importante olhar e aplicar também essa lógica de pensamento, para que seu embasamento seja o mais certeiro possível.

Desconectar fatos de contextos

Tudo está interligado. Um fato, quando destacado de um contexto, pode acabar se tornando frágil para um argumento ou interpretação. Não é necessário viajar ou desfocar muito do que está posto em uma pergunta ou tema de redação, mas saber ligar os pontos que estão por trás do que está escrito é fundamental.

Estude atualidades com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia você tem acesso a conteúdos exclusivos, materiais de ótima qualidade e pode participar de salas VIP, fórum de dúvidas, falar diretamente com os professores e até treinar de forma ilimitada suas redações. Consulte nossas condições e explore tudo que podemos oferecer para os seus estudos.

Você pode gostar também