11 questões sobre racismo que podem cair ou já caíram no vestibular

11 questões sobre racismo que podem cair ou já caíram no vestibular

Os negros são maioria da população do País e lidam com discriminações desde o início da escravidão

O racismo é o preconceito e a discriminação contra indivíduos por conta do grupo racial ou e étnico ao qual este pertence. No Brasil, onde 56,1% das pessoas se declaram negras — grupo que reúne pretos e pardos —, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o racismo é presente no dia a dia de mais da metade da população.

Ainda que o racismo não seja praticado exclusivamente contra o grupo étnico dos pretos e pardos, o Brasil possui uma herança escravocrata de mais de 300 anos que impacta em setores como o encarceramento, com 66,7% dos presos sendo negros, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019. 

Além disso, negros ganham salários 17% menores do que o dos brancos nas mesmas funções, segundo estudo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUCRS e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina (Rede ODSAL), por exemplo.

Pensando na relevância do tema para a sociedade brasileira, o Portal Estratégia Vestibulares trouxe, no mês da Consciência Negra — celebrada no dia 20 de novembro —, questões sobre racismo contra pessoas negras que já caíram ou podem cair no vestibular. Confira:

Leia também:

Independência do Brasil: 11 questões sobre a data que já caíram nos vestibulares
13 questões baseadas em obras obrigatórias que já caíram nos vestibulares
Dia do soldado: 9 questões sobre guerras que caíram nos vestibulares

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Simulado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2022

Eu quase cheguei à conclusão lamentável de que a grande pedra no caminho dos negros rumo à liberdade não era o White Citzen Counciler ou o Ku Klux Klanner, mas os brancos moderados que são mais devotados à ‘ordem’ do que à justiça, que preferem uma paz negativa, que é a ausência de tensão, à paz positiva, que é a presença da justiça, que constantemente dizem ‘eu concordo com você no objetivo que busca, mas não posso concordar com os seus métodos de ação direta’, que paternalisticamente sentem que podem estabelecer a agenda para a liberdade de outro homem, que vivem pelo mito do tempo e que constantemente aconselham os negros a esperar até ‘um tempo mais conveniente’. A compreensão superficial de pessoas de boa-fé é mais frustrante do que a absoluta incompreensão de pessoas de vontade doentia. Aceitação morna é pior do que rejeição completa . 

KING JR., Martin Luther. Carta da prisão da cidade de Birmingham. In: James Rachels; Stuart Rachels (Org.). A coisa certa a fazer: leituras básicas sobre filosofia moral. Porto Alegre: AMGH, 2014

A crítica de Martin Luther King está fundamentada no seguinte processo social:

A) letargia na realização das justiças racial e social.
B) demora nas ações penais contra grupos extremistas.
C) imposição cultural da sociedade de massas.
D) totalitarismo político em ascensão.

Alternativa correta: A

Simulado Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2021

Os estudos de movimentos sociais tendem, majoritariamente, a identificar como “sociais” os movimentos com agenda progressistas. Contudo, conforme Andy Selepak, professor da Universidade da Flórida, movimentos sociais extremistas tiveram um tremendo impacto na história, como movimentos racistas brancos, que “foram e continuam sendo forças sociais ativas na sociedade americana”. Nesses termos, pode ser considerado um movimento social não progressista:

A) Ku Klux Klan, que, originário na Inglaterra, teve papel protagonista no Brexit a partir da bandeira contra os imigrantes no país. 
B) Panteras Negras, que defendem a construção de um Estado nação de afrodescendentes. 
C) Skinheads, que retratam as minorias étnicas, religiosas e homossexuais como inferiores e subumanos.
D) Occupy Wall Street, que defende a monetarização da vida a partir de bancos alternativos ao sistema financeiro majoritário. 

Alternativa correta: C

Simulado Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2022

A análise por cor ou raça para o último ano disponível mostra que, regionalmente, a situação da população preta ou parda também é mais vulnerável do que a da branca. Enquanto para a população branca, 14 UFs [Unidades da Federação] registraram taxa de desocupação até 10,0%, sendo três delas inferiores a 6,0%, para a população preta ou parda, a maioria das UFs registrou taxas acima de 10,0%, sendo que, em sete delas, a taxa superou os 14,0%, índice não alcançado pela população branca (IBGE, 2017, p. 26). Ainda sobre esses dados, o IBGE (2017) demonstra que a população branca tem maior participação no mercado formal de trabalho (68,6%) – com carteira assinada – em relação à população negra (54,6%).

Os dados levantados pelo IBGE estão associados:

A) ao equilíbrio estrutural de poder.
B) à intolerância cultural.
C) à discriminação territorial.
D) à desigualdade étnico-racial.

Alternativa correta: D

Simulado Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021

Texto 1

Após a aprovação da Lei Complementar nº 150, em 2015, que regulamentou a Emenda Constitucional nº 72, conhecida como a PEC das Domésticas, foi estendido à empregada doméstica os direitos dos demais trabalhadores registrados com carteira assinada (em regime CLT). “A empregada doméstica deve receber, pelo menos, um salário-mínimo, ter jornada estabelecida de até 44 horas semanais e, no máximo, 8 horas diárias, podendo ser contratada em regime parcial. É obrigatório o controle individual de frequência, hora extra, FGTS, entre outros”, explica a advogada Denise Lago, especialista em Direito Trabalhista.

Jus Brasil. Saiba tudo sobre a Lei da Empregada Doméstica

Texto 2

A branquitude, como fundante da escravidão e mantedora dos seus resquícios escravocratas, dialoga com a permanência da mentalidade e prática da maioria dos serviços considerados subalternos, a exemplo do trabalho doméstico. A rapper e historiadora carioca, Preta Rara, lançou um livro em 2019 chamado “Eu, empregada doméstica”, onde ela reúne uma série de relatos desumanos que estruturam o ofício doméstico no Brasil. Em sua maioria, desempenhado por mulheres negras e periféricas. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2018, mais de 6,24 milhões de mulheres negras estão no serviço doméstico. Os dados revelam que, mesmo com a implementação da PEC, as domésticas têm uma das piores escalas salariais e a maioria ainda está na informalidade, sem carteira assinada.

Lorena Lacerda. Empregos domésticos: serviços “essenciais” ou necessidades “coloniais”? Portal Geledés

Levando em consideração os dois textos, pode-se afirmar sobre o trabalho doméstico no Brasil:

A) é um trabalho como qualquer outro e, por isso, as pessoas que ocupam esses postos sempre tiveram seus direitos reconhecidos.
B) é uma categoria de trabalho que expressa permanências de práticas com raízes culturais na escravidão, por isso, a demora em criar leis trabalhistas que reconheçam os direitos das pessoas que realizam essa atividade.
C) os direitos trabalhistas das pessoas que realizam o trabalho doméstico é facultativo, pois nem todo mundo pode pagar a carga tributária que incide sobre essa atividade.
D) as mulheres negras são a maioria dos trabalhadores domésticos. Isso mostra a valorização e confiança que a sociedade deposita nas mulheres negras.
E) o tratamento que trabalhadoras domésticas recebem demonstra a permanência de práticas escravistas, já que as domésticas são negras e as patroas são brancas.

Alternativa correta: B

Simulado Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2021

Haiti – Caetano Veloso

Quando você for convidado pra subir no adro
Da fundação casa de Jorge Amado
Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados
E não importa se os olhos do mundo inteiro
Possam estar por um momento voltados para o largo
Onde os escravos eram castigados

Em dia de parada
E a grandeza épica de um povo em formação
Nos atrai, nos deslumbra e estimula
Não importa nada:
Nem o traço do sobrado
Nem a lente do fantástico,
Nem o disco de Paul Simon
Ninguém, ninguém é cidadão
Se você for a festa do pelô, e se você não for
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui

E quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo
Diante da chacina
111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos
Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres
E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos
E quando você for dar uma volta no Caribe
E quando for trepar sem camisinha
E apresentar sua participação inteligente no bloqueio a Cuba
Pense no Haiti, reze pelo Haiti
O Haiti é aqui
O Haiti não é aqui…

A música de Caetano Veloso aborda dois marcadores sociais para explicar as desigualdades existentes no Brasil. São eles:

A) cor e classe.
B) cor e nacionalidade.
C) cor e gênero.
D) classe e nacionalidade.
E) cor e regionalidade.

Alternativa correta: A

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2021

As feridas da discriminação racial se exibem ao mais superficial olhar sobre a realidade social do país. Até 1950, a discriminação em empregos era uma prática corrente, sancionada pelas práticas sociais do país. Em geral, os anúncios de vagas de trabalho eram publicados com a explícita advertência: “não se aceitam pessoas de cor.” Mesmo após a Lei Afonso Arinos, de 1951, proibindo categoricamente a discriminação racial, tudo continuou na mesma. Depois da lei, os anúncios se tornaram mais sofisticados que antes, e passaram a requerer: “pessoas de boa aparência”. Basta substituir “pessoas de boa aparência” por “branco” para se obter a verdadeira significação do eufemismo.

(Adaptado de Abdias do Nascimento, O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2018, p. 97.)

A partir do excerto, é correto afirmar:

A) Apesar da Lei Afonso Arinos de 1951, o racismo que existia há muitos anos no mercado de trabalho brasileiro permaneceu por meio de estratégias camufladas.
B) A Lei Afonso Arinos de 1951 possibilitou a eliminação do racismo no mercado de trabalho do mundo da moda, que exigia a boa aparência das pessoas brancas.
C) Em 1951, o conceito de “pessoas de boa aparência”, ditado pelo mundo da moda e reproduzido nos anúncios de vagas de trabalho, privilegiava o asseio no vestir.
D) O racismo foi eliminado das relações sociais brasileiras somente na década de 1990, com a consolidação do conjunto de leis da democracia racial

Alternativa correta: A

Simulado geral 2020

Um elemento essencial que precisa ser compreendido quando se discute o racismo é a sua relação com um processo histórico de desvalorização das pessoas negras. […] A grande questão é que há uma forte relação entre esse lugar social e determinadas formas de tratamento, isto é, a posição subalterna serve como parâmetro para a forma como esses indivíduos vão ser tratados: o negro é vítima de inúmeras formas de preconceito e práticas de discriminação. As manifestações do racismo vão desde olhares desconfiados de pessoas nas ruas, que mudam de calçada quando se deparam com um homem negro, passando por ofensas e xingamentos a trabalhadores que estão no exercício de suas funções, tais como vigiais e empregadas domésticas, chegando até casos de violência física e mesmo letais. E é justamente esse caráter letal do racismo que vem à tona com o caso George Floyd. 

Luciana Garcia de Mello – professora do Departamento de Sociologia. Jornal da UFRGS. 20 de junho de 2020.

O racismo descrito no texto pela professora, pode ser melhor qualificado como: 

A) Identitário 
B) Institucional 
C) Estrutural 
D) Criminoso 
E) Histórico 

Alternativa correta: C

Provão de bolsas Estratégia Vestibulares 2020

TEXTO I

Entregadores do século 19 paralisaram Salvador na primeira greve do Brasil (1857)

Entregadores e carregadores, que até então vinham mantendo a cidade funcionando graças aos seus serviços, decidiram cruzar os braços em protesto contra o que consideravam medidas e tarifas abusivas — que oneravam ainda mais o trabalho já árduo. (…) Os ganhadores carregavam de tudo: pacotes grandes e pequenos, mercadorias, barris de água e fezes (não é exagero dizer que eram os responsáveis pelo saneamento da cidade) e pessoas em cadeiras de arruar. “O ganho era o que hoje chamamos de ‘bico'”, diz o historiador Paulo Terra, da UFF (Universidade Federal Fluminense), pesquisador de história social urbana e do trabalho nos séculos 19 e 20.

(Disponível em: https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2020/08/05/entregadores-do-seculo-19-paralisaram-salvador-na-primeira-greve-do-brasil.htm. Acesso em: 07/08/2020. Com adaptações)

TEXTO II

Greve não para apps, mas mostra força de entregadores; nova data é votada

A greve dos entregadores ocorrida nesta quarta (1º) não paralisou totalmente os aplicativos de delivery como os mais confiantes sonhavam, mas causou impactos significativos no sistema para não ser considerada um fiasco. Com atos em diversas cidades do Brasil, o movimento causou atrasos em pedidos e diminuiu a quantidade de profissionais nas capitais. (…)

Os entregadores fazem uma série de exigências aos aplicativos que, segundo eles, não oferecem diálogo. Entre as exigências, estão: Reajuste de preços: os entregadores recebem entre R$ 4,50 e R$ 7,50; (…) Reajuste anual: pedem que haja um reajuste anual programado para o serviço. Tabela de preços (…) Fim de bloqueios indevidos (…) Entrega de EPIs: pedem equipamentos de proteção para trabalhar com mais segurança durante a pandemia.

(Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/07/01/greve-nao-para-apps-mas-afeta-sistema-e-mostra-forca-de-entregadores.htm?foto=1. Acesso em: 07/08/2020. Com adaptações)

As duas greves, embora ocorridas em tempos históricos distintos, possuem diferenças e semelhanças. Nesse sentido, pode-se dizer que uma semelhança é:

A) o grau de amplitude dos movimentos grevistas, pois, além de paralisarem a circulação de mercadorias nos centros urbanos, se espalharam por diversas cidades do país.
B) a natureza das reivindicações serem idênticas, fato que comprova que não houve alterações nas relações de trabalho no Brasil ao longo da história.
C) a presença do elemento racial enquanto variável explicativa fundamental para se compreender a exploração do trabalho no Brasil.
D) a formalização dos trabalhadores, pois, embora com nomes distintos, os vínculos empregatícios com os respectivos empregadores permitem objetivar a luta por direitos.
E) o uso da força braçal como elemento central para a geração da fadiga, do desgaste e do stress nas relações de trabalho.

Alternativa correta: C

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2019

As desigualdades sociais, étnicas e culturais existentes no Brasil fazem com que exista uma mobilização de grupos, exigindo atendimento às necessidades humanas básicas, garantia de direitos e de deveres iguais. O movimento negro, após anos de debate e de luta por seu reconhecimento e por sua história, passou a ter uma data, 20 de novembro, para que esse debate fosse realizado e para mostrar a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade. 

Contudo, o movimento negro ainda possui algumas bandeiras e pautas para realizar. 

Assinale a alternativa que contém somente reivindicações e pautas desse movimento:

A) Cotas em universidades públicas, igualdade salarial entre gêneros e acesso igualitário à previdência social.
B) Redistribuição de terras aos sem-terra, acesso igualitário às escolas e à educação superior e reconhecimento do casamento civil entre homossexuais.
C) Fim da diferença salarial entre negros e brancos, acesso igualitário às escolas e à educação superior, preservação e reconhecimento da herança cultural afro-brasileira.
D) Reforma agrária, combate às discriminações de gênero e à exploração do trabalhador urbano.

Alternativa correta: C

Universidade Estadual Paulista (Unesp) 

No Brasil, para uma população 54% negra (incluídos os pardos), apenas 14% dos juízes e 2% dos procuradores e promotores públicos são negros. Juízes devem ser imparciais em relação à cor, credo, gênero, e os mais sensíveis desenvolvem empatia que lhes permite colocar-se no lugar dos mais desfavorecidos socialmente. Nos Estados Unidos, várias ONGs dedicam-se a defender réus já condenados. Como resultado do trabalho de apenas uma delas, 353 presos foram inocentados em novos julgamentos desde 1989. Desses, 219 eram negros. No Brasil, é uma incógnita o avanço social que seria obtido por uma justiça cega à cor.

(Mylene Pereira Ramos. “A justiça tem cor?”. Veja, 24.01.2018. Adaptado.)

Sobre o funcionamento da justiça, pode-se afirmar que:

A) o preconceito étnico é fenômeno exclusivamente subjetivo e sem implicações na esfera pública.
B) a neutralidade e objetividade no julgamento não estão sujeitas a fatores de natureza psicológica.
C) a disparidade da composição étnica entre réus e juízes é um fator de crítica à atuação do Judiciário.
D) a isenção jurídica é garantida por critérios objetivos que independem da origem étnica ou social. 
E) a imparcialidade nos julgamentos é fator que torna desnecessária a adoção de políticas afirmativas.

Alternativa correta: C

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017

O racismo institucional é a negação coletiva de uma organização em prestar serviços adequados para pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Pode estar associado a formas de preconceito inconsciente, desconsideração e reforço de estereótipos que colocam algumas pessoas em situações de desvantagem.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).

O argumento apresentado no texto permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justifica a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a:

a) reforma do Código Penal.  
B) elevação da renda mínima.  
C) adoção de ações afirmativas.  
D) revisão da legislação eleitoral.  
E) censura aos meios de comunicação.

Alternativa correta: C

Como estudar para o vestibular dos seus sonhos?

Está na hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nas provas dos principais vestibulares públicos e privados do Brasil!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre cada instituição, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também