As duas áreas pertencem às Ciências da Natureza e seus estudos estão relacionados ao comportamento, caracterísicas e fenômenos ligados à matéria. Além disso, ambas também fazem uso de fórmulas matemáticas e são muitos valorizadas nos vestibulares para cursos da área de biológicas, como a Medicina.
Apesar das semelhanças popularmente conhecidas, a Química e a Física possuem diferenças bem delimitadas e é importante conhecê-las antes de começar os estudos. Confira, no texto a seguir, mais sobre as características de cada uma das duas disciplinas.
Navegue pelo conteúdo
O que é Química?
A Química é uma área das Ciências da Natureza que estuda os elementos químicos, características e comportamentos da matéria e os compostos feitos de átomos, moléculas e íons.
A matéria, objeto de estudo da Química, é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, esteja dentro ou fora do planeta, vivo ou morto, incluindo nós mesmos.
Reações químicas: exemplos
- Reação de decomposição (ou análise): um único reagente origina dois ou mais produtos;
- Reação de deslocamento (ou simples troca): um elemento em uma substância composta é substituído por um elemento em uma substância simples;
- Reação de combustão: um combustível é queimado na presença de um comburente;
- Reação de síntese (ou adição): dois ou mais reagentes formam um único produto.
Saiba mais:
+ Como responder questões de Química no Enem?
+ O que mais cai de Química no Enem?
+ 7 questões sobre química orgânica que já caíram nos vestibulares e no Enem
O que é Física?
A Física também é parte das Ciências da Natureza, entretanto, é a área que procura prever, descrever e justificar, com a ajuda de leis da Física, os fenômenos pelos quais a matéria passa no espaço e ao longo do tempo.
Os fenômenos que a Física estuda, envolvendo a matéria, podem variar entre coisas simples, como o derretimento de gelo e o vapor, até as mais complexas, como a influência gravitacional em uma área de buraco negro, fora do planeta Terra.
Reações físicas: exemplos
- Fusão: Algo congelado que derrete e vira líquido;
- Evaporação: Algo líquido que vira gás.
- Condensação: Gás que vira líquido
- Sublimação: Algo sólido que vira gás.
Confira também:
+ 15 fórmulas de Física para o Enem e vestibulares
+ O que mais cai de Física no Enem?
+ Como responder questões de Física no Enem?
Diferença entre Química e Física
Enquanto a Química se dedica ao estudo da composição, estrutura, propriedades e transformações da matéria, a Física aos fenômenos que podem envolver a matéria e a energia, seu comportamento e as forças que as afetam.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem.
E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!