Ainda que ambos sejam microorganismos muito conhecidos por causarem doenças em seres humanos, os vírus e bactérias são muito diferentes entre si, seja pela estrutura e funcionamento, por pertencerem ou não a um reino animal, por como podem ser usados ou pelo nível de prejuízo causado ao hospedeiro.
Entenda, a seguir, o que são vírus e bactérias, quais as diferenças entre eles e quais doenças podem nos causar:
Leia também:
+ 11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares
+ Por que os vírus sofrem mutação tão rápido? Como cai no vestibular
Navegue pelo conteúdo
O que são vírus?
Os vírus são organismos que não são constituídos por células, mas sim por uma cápsula proteica que protege seu material genético, seja ele uma molécula de DNA, RNA, ou de ambos juntos. Além da cápsula, alguns vírus também possuem um envelope de lipídios que reforça sua proteção.
Por não ter células, os vírus são incapazes de respirar ou produzir compostos químicos (biossíntese), como outros seres vivos, e isso causa a falta de consenso entre a comunidade científica sobre se os vírus são ou não organismos vivos.
Dessa forma, os vírus são obrigatoriamente parasitas, e dependem da utilização dos recursos estruturais e metabólicos das células do hospedeiro para se reproduzir. Alguns vírus são nocivos aos seres humanos e responsáveis por doenças graves, como a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) e a Raiva.
O tratamento de uma doença causada por vírus pode ser feito com medicamentos e evitadas com vacinas.
Saiba mais:
+ Vírus: o que são, características, estrutura, doenças e muito mais
Vírus: exemplos
- Vírus SARS-CoV-2: causa a doença Covid-19;
- Vírus Influenza: causa a doença gripe;
- Vírus HIV: causa a doença Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS);
- Vírus Paramyxoviridae: causa a doença Sarampo;
- Vírus Herpes Simplex: causa a doença Herpes.
O que são bactérias?
As bactérias são seres vivos do Reino Monera, constituídos por uma única célula procarionte, ou seja, uma célula sem núcleo e sem organelas membranosas. Ainda que sejam mais conhecidas pelas doenças que podem causar, a maioria das bactérias não é prejudicial à nossa saúde.
Os seres humanos possuem, inclusive, uma série de bactérias vivendo no próprio corpo, de forma natural. São as bactérias que formam a chamada “flora residente” ou “microbioma”, em locais como o sistema digestivo e a pele.
Existem também as bactérias que são utilizadas na fabricação de alimentos e bebidas, como queijos, iogurtes e vinhos, que também não fazem mal a quem consome, e as bactérias que podem nos causar doenças graves, como a Cólera e Sífilis.
As doenças causadas pelas bactérias são tratadas com medicamentos específicos, chamados de antibióticos, e a prevenção também pode ser feita com vacinas.
Saiba mais:
+ Bactérias: o que são, características, tipos e doenças
Bactérias: exemplos
- Bactéria Streptococcus Pneumoniae: uma das causadoras da doença Meningite;
- Bactéria Treponema Pallidum: causadora da doença Sífilis;
- Bactéria Mycobacterium Leprae: causadora da doença Hanseníase;
- Bactéria Escherichia Coli: uma das causadoras da infecção urinária;
- Bactéria Mycobacterium Tuberculosis: causadora da doença Tuberculose.
Diferença entre vírus e bactérias
Enquanto não há consenso sobre se os vírus são seres vivos, as bactérias são reconhecidamente parte do Reino Monera, sendo, assim, um ser vivo. Os vírus não possuem células, e as bactérias são formadas por uma única célula procarionte.
Ambos os microrganismos podem viver em hospedeiros e causar doenças graves aos seres humanos, entretanto, apenas as bactérias possuem tipos que podem viver no corpo humano de forma positiva, sem agredi-lo, além de poderem ser consumidas em alimentos pelos humanos.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem.
E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!