7 datas históricas que fazem aniversário em 2021

7 datas históricas que fazem aniversário em 2021

Neste artigo, o Estratégia Vestibulares traz para você 6 datas históricas que fazem aniversário em 2021! Confira já e não perca.

Olá, Estrategista! Tudo bem? No texto de hoje, o Estratégia Vestibulares traz para você datas históricas que fazem aniversário redondo no ano de 2021. 

Sabemos que essas datas, mesmo após muito tempo, ainda são lembradas pela importância que tiveram para o mundo.

Datas Históricas

Por isso, conhecer fatos históricos que fazem aniversário no ano pode ser de extrema importância para aqueles que estão se preparando para o vestibular, já que esses tipos de datas costumam cair rotineiramente nas provas de seleção. 

Além do fato de que essas datas podem servir de auxílio para os candidatos que precisam desenvolver uma redação durante o vestibular.

Veja abaixo, a lista de datas históricas que fazem aniversário em 2021:

Fim da Guerra Fria e da União Soviética (1991) 

Em 2021, celebra-se o 30º aniversário do fim da Guerra Fria. Esse foi o conflito político e ideológico entre o capitalismo dos Estados Unidos e o socialismo da União Soviética (URSS). 

A tensão entre as supremacias terminou com o fim da União Soviética em 31 de dezembro de 1991. Nas décadas da Guerra Fria, destacou-se a divisão do mundo bipolar, representado pelo famoso Muro de Berlim, e pelas corridas (espacial e armamentista). 

Além disso, eclodiram conflitos em paralelo com a Guerra Fria, como a Guerra da Coréia e a Guerra do Vietnã. 

Na década de 1980, com a crise econômica, as pressões internas e externas, além da derrota da Guerra de Aso, fez com que o regime comunista enfraquecesse gradativamente. Ao longo de 1991, a crise política se intensificou e vários países que formavam o grupo declararam independência, o que acabou levando ao fim da União Soviética.

Manifestações da Primavera Árabe (2011)

Dez anos se passaram desde a Primavera Árabe – uma onda de manifestações revolucionárias lançadas por alguns países do Norte da África e do Oriente Médio para melhorar as condições de vida e se opor às ditaduras. O estopim da Revolução, que começou na Tunísia em 2010, foi quando um jovem tunisiano se incendiou para protestar contra a corrupção e a repressão policial no país, que logo se espalhou para outros países da região.

Apesar da queda de vários ditadores, esses movimentos causaram instabilidade política, crises econômicas, violência, desastres sociais e guerras civis no mundo árabe, período esse sendo conhecido como o inverno árabe.

Atentado terrorista de 11 de setembro (2001)

Há 20 anos, no começo do século, ocorreu uma das maiores tragédias do século XXI: o atentado terrorista de 11 de setembro. Na manhã daquele dia histórico, terroristas liderados por Osama Bin Laden (líder da rede extremista Al-Qaeda) lançaram dois aviões nas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e um avião contra o Pentágono, em Washington, ambos nos Estados Unidos, causando quase 3.000 mortes. 

O objetivo da Al-Qaeda era atingir o símbolo do poder norte-americano, expressando sua insatisfação e ódio com a presença dos Estados Unidos na Arábia Saudita, o apoio dos EUA a Israel e às sanções contra o Iraque. O ataque desencadeou uma ação militar contra o terrorismo, e instaurou um grande medo na população americana em relação a ataques terroristas. 

Veja também: Guerra ao Terror - caçada ao terrorismo completa 20 anos; entenda

Primeiro voo do avião 14-bis (1906)

Em 2021, completa 115 anos desde o primeiro voo da aeronave 14-bis, avião criado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. Inicialmente, essa aeronave era um modelo conectado ao balão de número 14. Após muitos ajustes e testes, Santos Dumont conseguiu fazer o avião decolar sem o auxílio de balões. 

O feito aconteceu na França, no comitê oficial do Aeroclube da França, em que o 14-bis conseguiu voar 60 metros em sete segundos, atingindo uma altura de dois metros do chão. 

Coroação do Imperador Dom Pedro II no Brasil (1841) 

Essa data histórica que é extremamente importante para o país.Há 180 anos, após o famoso golpe da maioridade, Dom Pedro II foi coroado imperador do Brasil, aos 15 anos, e iniciou seu segundo reinado. Seu pai, D. Pedro I, abdicou em 1831, quando ele tinha apenas cinco anos e iniciou o chamado período regencial, sendo marcado por forte instabilidade política e constantes revoltas. 

Dom Pedro II é o último membro da família real a comandar o Brasil e o que permaneceu mais tempo no poder. Comparada com o período anterior, o segundo reinado é relativamente estável e de extrema relevância para a história do Brasil.

Fim da Guerra do Golfo (1991)

Iniciada em 1990, a Guerra do Golfo começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque, ataque este sendo liderado por Sadam Hussein. Sendo o Kuwait um grande expoente do petróleo mundial na época, logo o conflito tomou proporções internacionais, em que várias potências começaram a ficar de olho na situação. 

Com apoio de países como Arábia Saudita, Reino Unido, França e Canadá, os Estados Unidos lideraram o ataque contra o Iraque.

Após dias de conflito as tropas iraquianas se retiraram do Kuwait e, em fevereiro de 1991, é declarado o fimda Guerra do Golfo. Anos mais tarde, entretanto, os conflitos ainda continuaram, na ocasião em que os EUA invadiram o Iraque em 2003.

Abolição da escravatura na Mauritânia (1981) 

Outra data histórica, há 40 anos, a Mauritânia abolia a escravidão em seu território, tornando-se o último país a acabar com a escravatura no mundo. Mesmo depois deste ato, foi apenas em 2007 que o ato de escravizar se tornou ilegal na Mauritânia. O país até hoje sofre com níveis de desigualdade absurdos, o que é considerado um dos resultados dos anos de escravidão. 

Veja também: 15 fatos históricos que fazem aniversário em 2022

Gostou do texto? Quais dessas datas você já conhecia? Se você ficou interessado e quer saber mais, Cconfira os cursos que o Estratégia Vestibulares oferece para você! Clique no banner abaixo:

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também