15 fatos históricos que fazem aniversário em 2022

15 fatos históricos que fazem aniversário em 2022

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo com 15 fatos históricos que fazem aniversário este ano e podem ser cobrados nos vestibulares

Conhecer fatos históricos pode ser de extrema importância para aqueles que estão se preparando para o vestibular. Esses tipos de datas costumam cair rotineiramente nas provas de seleção e podem servir de auxílio para os candidatos que precisam desenvolver uma redação durante o vestibular.

O Portal Estratégia Vestibulares traz para você datas históricas que fazem aniversário em 2022. Mesmo após muito tempo, essas datas ainda são lembradas pela importância que tiveram para o mundo. Veja abaixo 15 fatos históricos que serão relembrados neste ano:

Os Lusíadas (1572)

Há 450 anos o poema Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, foi publicado e até os dias atuais é uma das obras mais importantes da literatura da Língua Portuguesa. A obra narra diversas viagens que navegadores portugueses realizaram até às Índias, e foi inspirada nas obras clássicas “Eneida”, de Virgílio, e “Odisseia”, de Homero. 

Independência do Brasil (1822)

Em 2022, celebra-se o 200° aniversário da Independência do Brasil, proclamada em 7 de setembro de 1822 e marcada pela autonomia em relação a Portugal. Ainda neste ano, é celebrado o bicentenário da proclamação de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil.  

Semana de Arte Moderna (1922)

Cem anos se passaram desde a Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo (SP) no Theatro Municipal e foi um grande marco para a cultura nacional. Além disso, a Semana de Arte Moderna consagrou o Modernismo Brasileiro e destacou nomes como Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. 

Tenentismo (1922)

O Tenentismo foi um movimento político-militar que ocorreu no Brasil na década de 1920 em decorrência da crise da República Velha. Este movimento foi marcado pela realização de jovens oficiais brasileiro, composto por tenentes e capitães insatisfeitos com o sistema político brasileiro da época, e, consequentemente, contribuiu para inconstância da ordem política existente

Criação da URSS (1922)

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 30 de dezembro de 1922 e neste ano comemora seu 100° aniversário. Por mais de 70 anos, a URSS foi considerada um dos países mais poderosos do mundo e a segunda maior potência militar.  

Conquista do Voto Feminino (1932)

Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto no Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas. Com isso, este ano comemoramos 90 anos desta grande conquista graças ao feminismo e aos movimentos para a equiparação de direitos entre homens e mulheres.

Revolução Constitucionalista (1932)

Ainda neste ano, é comemorado o 90° aniversário da Revolução Constitucionalista, um movimento que atacava o autoritarismo de Getúlio Vargas no Governo Provisório e defendia uma nova constituição para o Brasil, que em 1934 foi estabelecida. Este movimento ocorreu no estado de São Paulo e foi iniciado em 9 de julho de 1932.

Stephen Hawking (1942)

Há 80 anos o cientista britânico Stephen Hawking nascia em Oxford, na Inglaterra . Hawking deixou um grande legado para a ciência, em que desenvolveu estudos e descobertas que buscavam tornar a ciência mais acessível para todos. Entretanto, quando tinha apenas 21 anos, foi diagnosticado com uma doença degenerativa chamada Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e faleceu em 2018, aos 76 anos de idade.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Crise dos Mísseis (1962)

Em 1962, a tensão entre Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) tornou-se ainda maior após a descoberta de mísseis nucleares soviéticos em Cuba. Os mísseis permaneceram no local entre os dias 16 e 28 de outubro e foram retirados apenas após diversas negociações.

Atentado nas Olimpíadas de Munique (1972)

Durante as Olímpiadas de Munique, o dia 5 de setembro de 1972 foi marcado pelo maior atentado terrorista em um evento esportivo. Infelizmente, isso resultou em 11 mortes de atletas judeus por parte de oito terroristas palestinos que invadiram as Olimpíadas. 

O grupo que buscava a liberação de 234 palestinos presos, após assassinar duas pessoas, ainda fez nove reféns da delegação israelense. Após diversas negociações e emboscadas, todos os reféns foram mortos devido ao arremesso de uma granada.

Massacre do Carandiru (1992)

Essa data histórica é extremamente importante para o País, pois marca um dos maiores massacres da história nacional. Em 2 de outubro de 1992, 111 detentos foram mortos após a intervenção da Polícia Militar na Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru.

Movimento Caras-Pintadas(1992)

Há 30 anos uma das maiores mobilizações brasileiras marcou a história do Brasil. O movimento estudantil brasileiro Caras-Pintadas tinha como objetivo o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello, que permaneceu no governo entre 1990 e 1992. 

Rio-92 (1992)

A Conferência Rio-92 ou Eco-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992, foi a primeira congregação das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Nesta conferência, foram debatidos diversos pontos de vista científico, político e diplomático que buscavam o melhoramento das condições ambientais do planeta.

Copa do Mundo (2002)

Em 2022, é comemorado o 20° aniversário da seleção brasileira de futebol masculino como pentacampeão na Copa do Mundo FIFA, que aconteceu em Yokohama, no Japão. Nesta ocasião, o Brasil disputava com a Alemanha e o jogo acabou com o placar de 2 a 0. Vale lembrar que a seleção brasileira é a maior campeã da história desta competição, com títulos em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Código Civil Brasileiro (2002)

Vinte anos se passaram desde a reformulação do Código Civil, que aconteceu em 2002 e que atualmente regula as relações privadas da sociedade. Após a edição do Código Civil de 1916, novas leis foram publicadas e as relações privadas se alteraram.  

Estude com o Estratégia Vestibulares

Quais dessas datas você já conhecia? Se você ficou interessado e quer saber mais sobre fatos históricos, fique de olho no Estratégia Vestibulares. Aqui você tem acesso a diversos benefícios, como cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nos estudos.

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também