Oscar 2022: temas principais e como usar os indicados na sua redação

Oscar 2022: temas principais e como usar os indicados na sua redação

Lista tem diretores e atores consagrados, histórias impactantes e todo tipo de gênero para você não perder nenhum detalhe

No dia 27 de março os amantes da sétima arte poderão acompanhar a 94ª edição da cerimônia do Oscar, que tradicionalmente ocorre em Los Angeles, nos Estados Unidos. São dez indicados ao prêmio de melhor filme, além de troféus para mais 22 categorias.

Se você já está no clima de Oscar e está pensando em usar algum filme indicado  como repertório sociocultural nas redações dos vestibulares que pretende prestar esse ano, fique por aqui. 

Vamos mostrar os principais temas de todos os filmes indicados na categoria de melhor filme e mais alguns outros destaques. Prepare a pipoca e vamos lá!

Amor, sublime amor

Dirigido por Steven Spielberg, o filme é uma regravação de um clássico do cinema — de mesmo nome —, vencedor de dez Oscars em 1962. O musical, que já estreou no Brasil, concorre a sete estatuetas, incluindo direção, atriz coadjuvante, figurino, som e fotografia.

Com inspiração em Romeu e Julieta, o filme aborda temas como a imigração da comunidade latina nos Estados Unidos, seus estereótipos e a marginalização de grupos minoritários nas cidades. 

Além disso, é possível explorar o fato de que, na obra da década de 60, muitos personagens foram representados por pessoas brancas pintadas para parecerem latinos, o que seria considerado uma conduta criminosa e inadequada nos dias atuais.

Ataque dos cães

Favorito e líder da lista de indicações — 12, ao todo — no Oscar desse ano, Ataque dos Cães traz Benedict Cumberbatch como protagonista da trama. Dirigido por Jane Campion, primeira mulher a concorrer ao prêmio de melhor direção duas vezes, o filme está disponível na Netflix.

O filme tem clima de faroeste e aborda a masculinidade dentro desse cenário. São várias as abordagens que passam por essa espécie de filtro e podem ser usadas em redações: luto, irmandade, sexualidade e patriarcalismo.

Para quem quiser se aprofundar ainda mais, o filme é inspirado no livro homônimo lançado em 1967, de autoria do estadunidense Thomas Savage. Nele, o autor usa cenários e temas que fazem alusões a sua vida, trazendo elementos autobiográficos que não podem ser apontados, mas são detectáveis comparando sua trajetória pessoal com a de algumas passagens do livro. 

Belfast

Também com sete indicações, Belfast se passa na Irlanda do Norte dos anos 60 — inclusive o nome do filme é também o nome da capital desse país — e conta a história de um garoto que vê sua comunidade desnorteada por conflitos religiosos entre protestantes e católicos.

A questão histórica de disputas religiosas no Reino Unido, e por que não no mundo todo, faz com que o filme possa ser uma ótima citação em redações que abordem o tema. A infância e os direitos das crianças e adolescentes também é um ponto que merece destaque na obra.

De forma mais filosófica, a abordagem sobre o futuro de uma criança traumatizada por conflitos tão estridentes em seu cotidiano também cabe reflexão. Em momentos como o atual, em que a saúde mental está em evidência, fazer um paralelo com o filme pode ser uma boa ideia.

Drive my car

Japonês, o filme dirigido por Ryusuke Hamaguchi é uma das sensações do ano na cerimônia do Oscar. São quase três horas de duração em um longa que aborda a relação entre o protagonista, um diretor de teatro que tenta encarar a vida após a morte de sua esposa e uma motorista que o teatro contrata para o acompanhar em suas viagens.

Relatos de sua fama no Festival do Rio, em 2021, dizem que o filme seria o melhor sobre “angústias adultas” dos últimos anos. Além desse tema, digamos, subjetivo, é preciso dizer que você precisaria de imaginação para citar esse filme em uma redação. Se o tema for relacionado à arte, sentimentos humanos ou comparar o trânsito japonês ao brasileiro, vá fundo, mas compreenda: é um risco.

Duna

É possível citar ficção científica em redação? Sim! Duna é uma adaptação da obra clássica de Frank Herbert, de 1965. A obra serviu de inspiração para diversos outros filmes históricos do gênero, como Star Wars.

Os temas que podem ser abordados em uma redação incluem a tirania e relações políticas democráticas e autoritárias, religião e fanatismo e até mesmo nobreza e sistemas políticos, já que a obra traz um império baseado em um sistema que se assemelha ao feudalismo.

King Richard: criando campeãs

A cinebiografia é inspirada na história de Richard Williams, pai das tenistas multi campeãs Serena e Venus Williams. No papel principal, o ator Will Smith concorre também ao prêmio de melhor ator.

Como o filme aborda duas estrelas do tênis, é natural que ele possa ser usado para falar de esporte de alto rendimento e também das dificuldades para se chegar no topo. O patriarcalismo marca a obra, já que o pai é o condutor de uma estrutura familiar rígida composta por seis mulheres e um único homem.

O racismo é outro tema que pode ser explorado, principalmente se pensarmos que o tênis é um esporte tido como elitista e branco. O protagonismo negro é também um ponto que merece destaque. Vale ressaltar que Venus e Serena são produtoras executivas do longa.

Licorice pizza

Concorrendo pelos prêmios de melhor filme, direção e roteiro original, Licorice pizza conta a história de um casal improvável nos anos 70 no vale de San Fernando, na Califórnia. O filme ainda vai estrear no Brasil.

Com 15 anos, o protagonista Gary Valentine se apaixona enquanto filma seu primeiro projeto por Alana Kane, 10 anos mais velha. Um dos temas que o filme traz e pode ser abordado em uma redação é essa relação conflitante entre um adolescente e uma mulher adulta, além do amadurecimento e do primeiro amor.

É possível fazer paralelos também em temas como ambição, juventude e machismo, notado até mesmo nos trailers, em que é possível ver um homem que se diz namorado da protagonista, sendo agressivo e possessivo.

Não olhe para cima

Sátira pré-apocalíptica, Não olhe pra cima é estrelado por Leonardo diCaprio e Jennifer Lawrence e mostra a terra sob a iminente extinção por meio de um cometa que vai se chocar com o planeta em alguns meses. O filme aborda o negacionismo de diversos setores em relação a crença de que realmente há um asteroide, o que deixa os cientistas da trama desesperados e tidos como extremistas.

A comédia impressiona justamente por criticar os tempos atuais, em que entidades e governos questionam a ciência e criam teorias conspiratórias para explicar uma série de acontecimentos, de doenças à gravidade, por exemplo. 

Tudo isso pode ser citado nas redações que abordem a importância da ciência — como no tema do Enem Reaplicação 2021 e da Fuvest em 2020. Além disso, temas como o investimento de bilionários na ciência e tecnologia e a ética do jornalismo também merecem destaque ao mencionarmos o filme e suas possibilidades como repertório sociocultural.

No ritmo do coração

Na briga pelas estatuetas de melhor filme, roteiro adaptado e ator coadjuvante, No ritmo do coração marca pela acessibilidade. A trama conta a história de uma jovem que se descobre cantora, mas precisa sair de casa para ir para a faculdade. 

Todos da sua casa são deficientes auditivos, o que a torna uma estranha na escola e no coral que ela entra ao decorrer do filme. Troy Kotsur, que vive o pai da jovem, é o primeiro ator surdo a ser indicado ao Oscar.

A surdez, que foi tema da redação do Enem 2017 com “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, é um assunto amplamente discutido no filme e que pode voltar com abordagens similares como desafios e preconceitos vividos por Pessoas com Deficiência, inclusão social e mercado de trabalho.

O filme também mostra a realidade da família, que comanda um negócio de pesca na sua cidade e sofre com novas taxas e impostos, tema que também pode ser usado como repertório sociocultural ao citar a obra.

O beco do pesadelo

O thriller noir de Guillermo del Toro tem Bradley Cooper e Cate Blanchett nos papéis de protagonistas. A trama é uma readaptação de um clássico underground da literatura americana, “O Beco das Ilusões Perdidas”, do autor William Lindsay, Gresham, publicado em 1946.

O filme aborda temas como o universo circense, haja vista que boa parte do filme se passa nesse cenário, além de jogos psicológicos, já que a personagem de Cate, Lilith, é uma psiquiatra rica que analisa Stan, vivido por Cooper.

Se falar de circo e abusos recorrentes sobre essa temática na década de 40 provavelmente não vai acontecer em uma redação, buscar um paralelo entre o passado e o presente de espetáculos circenses em temas como maltrato de animais, humanos expostos como parte do show e a vida fora dos momentos de estrelado podem ser abordagens em temas que citem o assunto.

Mas, ao falarmos de O beco do pesadelo, podemos retomar o tema de saúde mental e falar sobre como a problemática era vista, como isso vem se desenvolvendo na sociedade moderna atual e a ética da psicologia ao longo do tempo.

Combine sua pipoca com o Estratégia!

Sabe aquela videoaula que você quer tanto assistir no canal do Estratégia Vestibulares no YouTube? Então, ela combina super com uma pipoquinha, assim como os indicados ao Oscar! Fui longe demais? Bom, eu adoro uma pipoca com uma aula de um dos nossos professores maravilhosos.

Confira também nossos cursos voltados para instituições brasileiras, materiais diversos, banco de questões completíssimo para você treinar seus conhecimentos e pacote de envio de redações ilimitadas. Confira no banner abaixo!

pacotes-intensivos-cta

Veja também:

Você pode gostar também