Clima Equatorial: características, subtipos, florestas e mais

Clima Equatorial: características, subtipos, florestas e mais

A climatologia é a ciência que estuda o comportamento do tempo atmosférico ao longo dos anos. Por meio dela é possível prever as características de cada região, como, por exemplo, no clima equatorial, tropical, polar, subtropical, desértico ou outros. 

Para te ajudar a compreender os aspectos desse assunto, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo sobre esse tipo de clima conforme seus padrões de temperatura, fauna, flora, regime de chuvas, altitude e latitude.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o clima?

Um clima é definido como a média das condições atmosféricas de uma região, ao longo de um extenso período de tempo (aproximadamente 20 anos). Ele é definido a partir de elementos como a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica —  grandezas que representam suas características.

Além disso, o clima possui fatores que influenciam no seu comportamento:

  • Latitude: distância da região até a linha do Equador — de forma que quanto mais se afasta dela, mais frias se tornam as temperaturas;
  • Altitude: distância em altura até o nível do mar — nesse caso, quanto mais alto o lugar, mais frio ele é;
  • Maritimidade: determina se a região está próxima de corpos d’água — nessa situação a amplitude térmica do clima será menor;
  • Continentalidade: indica um afastamento significativo das regiões hídricas — nesses locais a variação entre a maior e menor temperatura durante o ano é grande;
  • Correntes marítimas: a direção circulação da água nos mares influencia na umidade e temperatura das regiões litorâneas;
  • Massas de Ar: o ar em movimento, popularmente chamado de vento, pode favorecer regiões mais úmidas ou mais secas, bem como determinar as estações do ano.

O Clima Equatorial

O Clima Equatorial é considerado tropical e se localiza próximo a linha do Equador — razão principal do seu nome. Ele é conhecido por estar próximo de florestas tropicais e apresentar altas temperaturas. No tópico seguinte, conheça as principais características desse tipo climático.

Características do Clima Equatorial

O Clima Equatorial apresenta umidade relativa alta, quando comparado com outras condições atmosféricas. Isso se dá, principalmente, pela grande quantidade de precipitações que ocorrem nessas regiões durante o ano.

Por estar próximo ao Equador, a latitude desse tipo climático é baixa ou igual a zero — fator que determina uma maior incidência de raios solares sobre a superfície e ordena os índices termométricos.

Nesse sentido, a temperatura dos locais equatoriais é considerada quente, com média por volta de 27ºC, e a amplitude térmica é baixa — já que os termômetros possuem pouca variação ao longo do ano e indicam uma maritimidade relevante nessas regiões.

Subtipos

O clima equatorial pode ser dividido em diferentes subtipos, que serão descritos a seguir:

Clima Equatorial Úmido

No clima equatorial úmido, o regime de chuvas é comum ao longo do ano e ultrapassa 2000 milímetros por ano. Assim, ocorre um período seco de curta duração e altas temperaturas em todas as estações.

Sua forma predominante está na região amazônica e é muito dependente do metabolismo vegetal para configurar a alta umidade relativa do ar — elemento que caracteriza esse subtipo climático.

Quando uma massa de ar frio muito intensa consegue atingir regiões amazônicas, ocorre um fenômeno chamado de friagem e determina as temperaturas mais baixas que podem acontecer no local. 

Clima Equatorial Semiúmido

No clima equatorial semiúmido a quantidade de chuva durante o ano é mais baixa que no subtipo anterior — fator que determina o seu nome “semiúmido”. No decorrer do tempo, as estações são bem definidas, um período seco curto e uma época chuvosa de longa duração

Florestas Equatoriais

O clima equatorial é típico de regiões florestais que se situam próximas à Linha do Equador. Conheça, a seguir, as principais florestas equatoriais tropicais:

Floresta Amazônica

A Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo. Se estende por nove países da América do Sul e ocupa cerca de 600 milhões de hectares. Além disso, mais da metade de sua extensão está em território brasileiro.

Seu clima típico é o equatorial úmido, o que indica uma grande quantidade de precipitações ao longo do ano e uma umidade elevada. O alto índice de chuvas não permite fertilidade no solo amazônico, mas a decomposição dos vegetais cria uma camada, chamada de serrapilheira, que fornece nutrientes para vegetação local.

Floresta do Congo

A Floresta do Congo se localiza no continente africano e assim como a Floresta Amazônica, está localizada em zona tropical equatorial. Também possui grande extensão e é a segunda maior floresta tropical do mundo

A vegetação é densa e o clima predominante é o equatorial, que pode ser mais úmido conforme se aproxima do Oceano Atlântico, em seu lado oeste. Em termos hídricos, a floresta está envolta da Bacia do Rio do Congo — um corpo de água doce muito importante na África. 

A flora e a fauna são muito diversificadas e representam um grande patrimônio biológico para a humanidade. Além de toda sua importância como bioma, esse local é muito importante para os vestibulares paulistas, pois é o cenário principal do livro Mayombe, que já foi cobrado pela Fuvest (USP).

Questões ambientais

Apesar de toda a riqueza e controle climático exercidos pelas florestas tropicais, tanto a Floresta Amazônica quanto a Floresta do Congo são alvos da degradação antrópica, ou seja, do desgaste efetuado pelos humanos.

Nesse sentido, a atividade econômica, o desmatamento, as queimadas, as atividades extrativistas, a poluição, as alterações atmosféricas, o aquecimento global, o efeito estufa e suas consequências têm alterado direta e indiretamente os biomas. 

Desse modo, a fauna e a flora são extremamente afetadas e podem entrar em extinção. Por essa razão, ambos os ecossistemas estão em situação de perigo e requerem atenção da população mundial.  

Questões resolvidas

UNIR 2011

No estado de Rondônia, predomina o clima equatorial quente e úmido caracterizado por apresentar

a) ausência do fenômeno da “friagem” pelo impedimento da chegada de frentes frias.
b) grande heterogeneidade espacial e sazonal da temperatura média do ar.
c) média anual da temperatura do ar entre 18 e 22°C.
d) acentuada amplitude térmica anual devido à diferença nas médias de temperaturas.
e) média anual da precipitação pluvial que varia entre 1400 e 2500 mm/ano.

Alternativa A: Incorreta. A friagem é um fenômeno climático tipicamente equatorial.

Alternativa B: Incorreta. A temperatura do ar não apresenta grandes variações se direciona para uma homogeneidade. 

Alternativa C: Incorreta. A temperatura no clima equatorial é quente e acima de 25ºC.

Alternativa D: Incorreta. O clima equatorial possui baixa amplitude térmica.

Alternativa E: Correta. Os locais de clima equatorial apresentam altos índices pluviométricos ao longo do ano.

Aprenda outros climas com o Estratégia Vestibulares!

Você se interessa por tipos climáticos, seus elementos, fatores e características? Acesse o Portal do Estratégia Vestibulares e acompanhe nossos artigos — aqui você encontrará resumos, informações principais e questões resolvidas sobre o assunto que mais te interessa.

Veja também nosso site, lá você conhece nossos cursos e planos de estudos montados para o seu vestibular, com o objetivo de te ajudar na sua aprovação! Clique no banner abaixo e seja um estrategista!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também