Sistema urinário feminino: órgãos e fisiologia básica

Sistema urinário feminino: órgãos e fisiologia básica

O sistema urinário feminino é responsável pela excreção de substâncias nocivas do organismo, por meio da filtração e liberação na urina. No artigo a seguir, você encontra um resumo com os principais órgãos e resumos sobre o funcionamento fisiológico desse sistema. Acompanhe!

Como é o sistema urinário feminino?

Esse sistema é formado somente por órgãos excretores, que trabalham para a filtração do sangue, retirando substâncias tóxicas que foram liberadas no metabolismo celular do organismo. Os compostos capturados nesse processo filtratório são eliminados junto com água, formando a urina. 

O sistema urinário feminino é composto por diversos órgãos que se relacionam harmonicamente para cumprir essa função principal. Dentre eles podemos citar rins e bexiga, onde a urina é formada e armazenada, respectivamente. 

Órgãos do sistema urinário feminino

Rins

Os seres humanos possuem dois rins, que se localizam ao lado da coluna vertebral: um na margem direita, outro na esquerda. Eles representam o principal órgão do sistema urinário, tanto feminino como masculino.

São compostos por milhões de pequenas unidades filtradoras chamadas de néfrons. Nessas estruturas, o sangue é filtrado e reabsorvido, deixando apenas as substâncias tóxicas como resíduo a ser eliminado. 

Portanto, nesses órgãos a urina é formada e encaminhada para os próximos pontos do conjunto urinário, como veremos a seguir. 

Ureteres

O líquido urinário, que é produzido o tempo todo no corpo humano, é encaminhado dos rins para uma porção dilatada chamada de pelve renal. Ela fica no hilo renal, local onde adentram os vasos sanguíneos no rim. 

A pelve representa a porção mais dilatada do ureter. Serve como um funil para o direcionamento da urina até esse tubo muscular que se contrai para encaminhar o líquido até a bexiga urinária. Veja a representação, que mostra os rins, a pelve, os ureteres e a bexiga — do lado esquerdo observe também o destino da urina:

Sistema urinário feminino - órgãos
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Bexiga urinária

Quando a urina chega à bexiga, fica armazenada neste órgão até que esteja relativamente cheio. Nesse momento, estímulos nervosos são enviados para o cérebro do indivíduo, indicando que chegou o momento de urinar. 

Então, você já se perguntou, como é possível que a bexiga urinária fique cheia e depois vazia? Esse mecanismo acontece com auxílio da histologia do órgão. Ele é revestido internamente por tecido epitelial de transição.

Esse epitélio é capaz de ficar alto de compactar a bexiga quando ela está vazia. Com o enchimento ao longo do tempo, as células deslizam uma sobre a outra, tornando a camada epitelial mais fina, o que aumenta o volume e capacidade de armazenamento do órgão.

Além disso, a bexiga é composta por camadas de tecidos musculares, que permitem a contração do órgão durante a micção, favorecendo o processo de eliminação da urina, com suas excretas. 

Uretra

Para que o líquido escoe da bexiga, é necessário que um músculo estriado esquelético esteja relaxado. É o músculo chamado de óstio interno da uretra, que é controlado voluntariamente pelo indivíduo. 

No sistema urinário feminino a uretra é curta, com aproximadamente 5 cm. Ela se finda no óstio externo da uretra, que fica localizado a frente da abertura da vagina. Veja, na imagem abaixo uma representação das estruturas externas citadas:

Sistema urinário feminino - estruturas
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Como foi indicado na figura, o sistema reprodutor feminino é separado da parte excretora, já que os canais de saída uterina (abertura da vagina) e de saída da urina não são os mesmos, como acontece no sistema urinário masculino.

Fisiologia do sistema urinário

O sistema urinário é importante para a regulação do equilíbrio ácido-base do corpo humano. Biologicamente, a homeostase (estabilidade relativa) fisiológica depende de um nível de pH adequado, quantidade ideal de sangue circulante e outros quesitos.

Nesse sentido, tanto a excreção quanto a respiração, relacionadas com o sistema cardiovascular, garantem os parâmetros necessários para o funcionamento dos sistemas fisiológicos.

Filtração glomerular

Nos rins, existem os glomérulos: enovelamento de vasos arteriais que permitem a passagem do sangue próximo aos néfrons. Esses, por sua vez, são formados por dois complexos tubulares e uma alça de Henle — estruturas que selecionam as substâncias conforme os receptores celulares presentes em suas membranas. 

O túbulo contorcido que fica mais próximo à cápsula glomerular, por exemplo, permite que a glicose e a água sejam retornados ao sangue, após a filtração. Na alça de Henle, por sua vez, íons como sódio e potássio são reabsorvidos. Nos túbulos distais, por fim, resíduos de solutos são reabsorvidos, concluindo o processo de filtração.

Depois de filtrado, o conteúdo sanguíneo é encaminhado para as veias renais, chegando a veia cava inferior, de volta à circulação sistêmica. A urina final formada é direcionada pelos ductos coletores até a pelve renal, citada anteriormente.

Na figura a seguir, você observará esquematicamente a relação entre a passagem de sangue e a filtração glomerular. 

Sistema urinário feminino - fisiologia
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Homeostase e sistema urinário

Para realizar o controle homeostático, o processo de filtração do sangue nos néfrons é mediado por diferentes sensores celulares, que captam a quantidade de sódio no sangue ou percebem modificações na pressão arterial, por exemplo.

Conforme o sinal liberado por esse sensores, o trabalho filtratório é realizado de diferentes formas, reabsorvendo mais ou menos sódio e água, o que altera principalmente a pressão sanguínea e a volemia (quantidade de sangue no corpo).

Sistema urinário feminino no vestibular

UNIOESTE 2009

O processo de excreção permite que os organismos animais liberem substâncias tóxicas. Em condições fisiológicas normais, uma pessoa saudável deve eliminar na urina

a) água, ácido úrico e proteínas.
b) água, uréia e sais minerais.
c) água, proteínas e sais minerais.
d) água, amônia e pigmentos.
e) água, uréia e glicose.

Veja: a principal excreta nitrogenada eliminada pela espécie humana é a ureia. As proteínas são muito grandes e não devem ultrapassar a membrana dos néfrons, portanto não estão presentes na urina. 

A glicose deve ser reabsorvida para o sangue no túbulo contorcido proximal, apresentando quantidade insignificante em pessoas saudáveis, assim como o ácido úrico e a amônia. 

Os sais minerais, como o sódio e o potássio, estão sim presentes na urina humana, pois são alvos do mecanismo de equilíbrio ácido-base. Considerando tais informações, a alternativa mais adequada para responder o enunciado é a letra B

Aprenda mais biologia com a Coruja!

Nos cursos de específicas do Estratégia Vestibulares, você pode se dedicar ao estudo de biologia e aumentar sua nota em ciências da natureza do Enem. As aulas didáticas e os materiais digitais te ajudarão nesse processo. Quer saber mais? Clique no banner e confira!

CTA curso Enem
Você pode gostar também