Sistema urinário masculino: órgãos e fisiologia básica

Sistema urinário masculino: órgãos e fisiologia básica

O sistema urinário masculino, além do processo de excreção de substâncias tóxicas para o organismo, também está relacionado com os órgãos reprodutores desse gênero. 

As estruturas que compõem esse sistema são rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata, pequenas glândulas, uretra e pênis. No artigo a seguir você encontra um resumo com as características e funções de cada uma delas, leia agora!

Parte somente excretora do sistema urinário masculino

A primeira porção do sistema urinário masculino tem a função única de propiciar a eliminação de compostos tóxicos. Essas substâncias são formadas devido ao intenso metabolismo das células, que liberam toxinas para a corrente sanguínea. 

Rins

Os seres humanos possuem dois rins, um em cada lado do corpo, situados na lateral da coluna vertebral: eles são o ponto de partida para o funcionamento do sistema urinário masculino.

Para realizar sua função fisiológica, eles se conectam com artérias e veias, da seguinte maneira: 

A aorta emite dois ramos chamados de artérias renais que adentram o rim, uma artéria para cada órgão. Lá, esse vaso renal se ramifica em vários outros, de forma que se conecta intensamente com os néfrons, as unidades filtradoras dos rins.

Como os néfrons estão interligados com pequenos capilares sanguíneos, ocorre um transporte de substâncias do interior do sangue para dentro desses centros filtradores. Depois que o processo é concluído, o conteúdo sanguíneo é encaminhado para a veia renal, que é responsável por levar o sangue de volta para a circulação venosa.

sistema urinário masculino - rins
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Do ponto de vista fisiológico, a filtração sanguínea garante que a tonicidade do plasma sanguíneo esteja mantida em um pH ideal, entre 7,35 e 7,45. São eliminados resíduos como excesso de glicose, quantidades de água, sais minerais, quantidades de aminoácidos e outros compostos. 

Todo esse controle acontece pela diferença de pressão osmótica nas diferentes porções dos néfrons, que garantem um ajuste fino da homeostase e hidratação do corpo humano.

Ureteres

Depois que a urina é formada nos néfrons, carregando todas as excretas necessárias, ela é encaminhada para a porção mais dilatada do ureter: a pelve renal. Essa estrutura se situa na “abertura” (hilo) do rim e serve como um funil para o direcionamento urinário.

Da pelve, o líquido chega ao ureter: um tubo formado por músculo liso que tem a função de direcionar a urina até a bexiga. Como você indicam as setas azuis na figura a seguir: 

sistema urinário masculino - bexiga
Imagem: Adaptação/Wikimedia

Bexiga urinária

Como foi indicado, a urina chega na bexiga urinária por meio dos ureteres, um de cada lado de sua estrutura. Esse órgão é responsável pelo armazenamento do líquido, com uma capacidade aproximada de 300ml, a depender do porte físico de cada indivíduo. 

Para que consiga ficar cheia e depois vazia, a bexiga urinária possui um epitélio especializado, conhecido como epitélio de transição. Quando não há muito líquido na cavidade, o tecido fica mais espesso, tipo colunar. 

Porém com o passar do tempo e o acúmulo de filtrado, as células epiteliais deslizam entre si, diminuindo em altura. Com isso, o epitélio de transição torna-se mais fino e o volume da bexiga é aumentado, suportando a quantidade de urina necessária. 

Parte excretora e reprodutora do sistema urinário masculino

Uretra

Quando sai da bexiga, o líquido urinário é encaminhado voluntariamente para um outro tubo, a uretra. Para que isso ocorra, está presente um músculo estriado esquelético, que garante o controle do humano sobre a excreção.

De todo modo, estruturas nervosas emitem sinais elétricos para o cérebro indicando a necessidade de urinar. Quando a vontade é intensa é possível, inclusive, que os reflexos involuntários forcem a liberação da urina contra a vontade do indivíduo.

No sistema urinário masculino, a uretra mede aproximadamente 20 cm de comprimento, sendo responsável pelo direcionamento da urina e também do esperma. Por essa razão, a uretra também está englobada nos componentes reprodutores desse sistema.

Devido a interação entre os dois conjuntos fisiológicos, a uretra pode ser subdivida em três diferentes porções:

  • Uretra prostática, que passa por dentro da próstata e recebe dessa glândula componentes do líquido seminal;
  • Uretra membranosa, está mais próxima ao começo do pênis e receberá secreções da glândula seminal e das glândulas bulbouretrais; e 
  • Uretra esponjosa, que é a porção peniana da uretra, que expele sêmen e urina. 

Pênis

É um órgão erétil, responsável pela excreção de urina e também funcional para a fecundação durante a relação sexual. Ele é composto por dois tipos de estrutura: os corpos cavernosos e o corpo esponjoso, onde se aloja a porção uretral final. 

Tanto a urina como o sêmen saem da uretra peniana por meio do óstio externo da uretra, localizado na glande, também conhecida como “cabeça do pênis”. 

Enquanto a urina é produzida no rins e direcionada pelas vias urinárias condutoras, o líquido espermático é produzido nas glândulas sexuais e encaminhado até a abertura uretral. 

sistema urinário masculino - estruturas

A imagem acima congrega as porções pélvicas do sistema urinário masculino, a partir de uma vista lateral do corpo humano. Como se fosse feita uma incisão vertical na linha do umbigo:

1 – Bexiga urinária;
2 – Osso púbico (do quadril);
3 – Próstata (órgão reprodutivo);
4 – Porção cavernosa do pênis;
5 -Glande;
6 – Prepúcio;
7 – Óstio externo da uretra;
8 – Bolsa escrotal;
9 – Testículo;
10 – Epidídimo; e
11 – Ducto deferente.

Fisiologia do sistema urinário masculino

Todos os órgãos do sistema urinário humano trabalham com o objetivo de eliminar a ureia, excreta nitrogenada predominante em nossa espécie.

Para isso, os néfrons possuem três porções distintas: 

  • o túbulo contorcido proximal, que fica próximo a artéria renal;
  • as alças de henle, longos tubos que se alongam na porção periférica dos rins, podem atingir o centro do órgão; e 
  • o túbulo contorcido distal, que está depois da alça de henle, mais longe da artéria renal.

Juntas, essas estruturas trabalham com transporte celular para a filtração e reabsorção do sangue. O controle desse mecanismo é necessário para o funcionamento de todo o corpo e, glândulas como a suprarrenal trabalham na liberação de hormônios que ajudam nesse ajuste de excreção. 

+ Veja também: Sistema urinário feminino: órgãos e fisiologia básica

Aprenda mais sobre sistema urinário com o Estratégia Vestibulares

Vai prestar um curso de biológicas e precisa de notas altas nos temas de fisiologia, botânica, taxonomia e outros? Conheça os cursos preparatórios da Coruja, as aulas abordam os assuntos mais recorrentes de maneira didática e com materiais de alta qualidade. Não perca tempo, clique no banner e veja mais!

pacotes-intensivos-cta
Você pode gostar também