Enem 2025: confira os comentários dos professores do Estratégia Vestibulares sobre a prova
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Enem 2025: confira os comentários dos professores do Estratégia Vestibulares sobre a prova

Os professores do Estratégia Vestibulares que corrigiram o Enem 2025 comentaram a prova e fizeram suas avaliações; confira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) aplicou neste domingo, 09 e novembro, e aplicará no próximo, 16 de novembro, as provas do Enem 2025, considerado o maior vestibular do Brasil.

Além de responder 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, os candidatos também têm que produzir uma redação dissertativa-argumentativa, que nesse ano teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira“.

O Portal Estratégia Vestibulares perguntou aos professores de cada uma das matérias o que eles acharam da prova. Confira as respostas abaixo!

📢 Saiba mais
+ MEC anula questões do Enem 2025 por suspeita de vazamento e aciona PF; veja quais são
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2025
+ 21 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025
+ Envelhecimento na sociedade brasileira: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2025
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Fernando Andrade — Filosofia e Redação

Redação

O professor Fernando Andrade, que dá aulas de Filosofia e Redação e participou da prova, afirmou que a coletânea de textos disponibilizada pela banca ajudou a seguir um caminho na dissertação.

Neste ano, o Enem escolheu um tema sempre especulado como provável para qualquer edição: o envelhecimento da população brasileira. Ano sim, ano não, quando se perguntava a respeito de temas prováveis, a questão do idoso era sempre lembrada.

Na verdade, a proposta não focou exatamente no idoso, mas em uma questão social ampla, o envelhecimento da população brasileira. O Inep elegeu um fenômeno mundial que afeta também o Brasil, e não menos importante do que mudança climática, inteligência artificial, mudanças geopolíticas, dentre outros. Trata-se de um tema caro à geografia e a todas as reflexões que são feitas quando se estuda a pirâmide etária.

De certa forma, isso representou uma mudança sutil nas temáticas que até agora estavam sendo escolhidas pela banca. Normalmente, o Inep escolhia ou questões relacionadas a direitos não reconhecidos a grupos sociais (lutas por reconhecimento) ou relacionadas à desigualdade social. As últimas propostas sobre temas amplos datam de 2017-2020, quando a banca escolheu temas como “manipulação do comportamento do usuário” nas redes sociais; “a falta de empatia”, “a busca por padrões de beleza”.

Não se trata de uma mudança brusca que poderia deixar o candidato sem norte, já que esse tema permite abordar o idoso como aquele que necessita de políticas públicas e apoio social para garantir o pleno gozo da cidadania. Contudo, não deixa de ser algo a ser assinalado, com reflexos inclusive na escolha da palavra que inicia a frase-tema da proposta: ao contrário de “desafios”, tantas vezes utilizada nas outras edições, agora a banca optou por “perspectivas”.

Além disso, a proposta não estava longe do cotidiano das pessoas. Mesmo os jovens, de alguma forma, têm contato com avós ou parentes mais velhos, o que faz desse tema um mote para reflexão quase universal.

Por fim, há que destacar a coletânea, que trazia núcleos argumentativos possíveis de serem explorados e, se lida com atenção, poderia até fornecer um roteiro de escrita.

Fazendo um resumo, pode-se dizer que o Enem foi muito feliz por trazer à baila um tema atual, não estranho aos alunos e, de quebra, ainda forneceu uma coletânea operacional.

Filosofia

As questões de filosofia estiveram na média. Exigiram mais conhecimento da Filosofia do que interpretação de texto. A banca se voltou para o conhecimento dos autores clássicos, como os pré-socráticos, Aristóteles (Política) e Platão (ética-política), com três questões sobre Filosofia Antiga.

Acredito que houve uma retomada do estilo de 3 anos atrás. As questões mais difíceis foram sobre a filosofia contemporânea, porque os alunos têm um pouco de dificuldade com Foucault e Derrida. Já as mais fáceis foram de ética e interpretação. As primeiras são sempre muito comentadas, e ética está mais próxima do cotidiano. Já as questões de interpretação são próximas dos alunos, pois eles se preparam para isso em Linguagens.

Sobre a prova

A prova não foi muito além do que deveria ser cobrado, e fez isso de uma forma interessante. E aí entra a questão de trazer textos bem curtos. Encontrar textos curtos que trazem o que a gente quer, para construir a questão a partir dele é algo muito difícil.

Marina Ferreira – Redação

Linguagens e suas Tecnologias

Uma coisa inédita é que, na prova de Linguagens, foi usado um único texto, um pouco mais longo, para responder cinco perguntas, o que é novo, que tinham como conteúdo gênero textual, especificamente crônica. Além disso, tinham outros textos mais curtos. Eu curti a prova, achei ela rápida e gostosinha de fazer.

Redação

A novidade deste ano foi o uso da palavra “perspectivas”, o que, à primeira vista, parece diferente das formulações anteriores do Enem, que comumente traziam termos como “desafios” ou “caminhos”. No entanto, essa mudança não altera a lógica da proposta, já que o tema ainda exige uma problematização, como ficou evidente nos próprios textos de apoio.
Eles traziam estigmas associados aos idosos, situações de etarismo, condições socioeconômicas que levam muitos deles a integrar a renda familiar e, ainda, um texto literário de Clarice Lispector, que reforçava a ideia de um certo ostracismo cultural da velhice.

Assim, embora a palavra perspectivas abra espaço para mencionar aspectos positivos — como o aumento da expectativa de vida, melhorias na qualidade de vida e avanços tecnológicos —, o enunciado também orienta o candidato a reconhecer os desafios envolvidos no envelhecimento populacional, ponto fundamental para que a proposta de intervenção faça sentido.

Trata-se de um tema esperado, já discutido por diversos professores nos últimos anos, e extremamente pertinente em um momento de inversão da pirâmide etária, no qual o Brasil avança para uma sociedade mais envelhecida e precisa repensar suas estruturas sociais e culturais.

Priscila Lima – Geografia

Sobre a prova

Existe uma questão na Geografia que é o conteúdo bruto. É uma imagem de Salvador e você tem uma análise de paisagem, o que é muito comum nos vestibulares tradicionais. Talvez o Enem esteja se aproximando das intenções de provas como a Fuvest e a Unicamp.

Alê Lopes – História e Sociologia

Sobre a prova

O fato de termos três anos para serem considerados pelo Sisu, a gente pode imaginar que esse padrão (formatação das questões) deva se repetir para os próximos anos também.

Andrea Belo – Inglês

Sobre a prova

O nível da prova foi ótimo! Veio uma prova desafiadora! Mas, em Inglês, ela não mudou tanto, Geralmente, vem um artigo científico ou algo jornalístico, um poema, imagens e tirinhas, então a prova veio no padrão. O que eu achei muito interessando foram os assuntos abordados, porque já aconteceu de abordarem o mesmo tema nas quatro ou cinco questões.

Gabarito ao vivo Enem 2025

O gabarito oficial do Enem 2025 será divulgado em até dez dias úteis após o segundo dia de aplicação. Entretanto, nos dois domingos o time de professores do Estratégia Vestibulares fará a correção ao vivo das provas e divulgará o gabarito extraoficial. Acompanhe de forma gratuita no nosso canal no Yotube:

1º dia

Saiba o que estudar para o Enem por disciplina

Confira abaixo a lista com os temas que mais caem em cada matéria cobrada no Enem, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

Histórico de temas de redação do Enem

Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Redação Enem 2025 – Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2024 – Desafios da valorização da herança africana no Brasil
  • Redação Enem 2023 – Invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Redação Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Calendário Enem 2025

  • Divulgação do edital
    23/05/2025 – acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    14 a 25/04/2025
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    12/05/2025
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    12 a 16/05/2025
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    22/05/2025
  • Período de inscrições do Enem 2025
    26/05 a 06/06/2025
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 11/06/2025
  • Divulgação do local de prova do Enem 2025
    24/10/2025
  • Provas Enem 2025*
    09 e 16/11/2025
  • *Aplicação em Belém, Ananindeua e Marituba (PA)
    30/11 e 07/12/2025
  • Divulgação do gabarito oficial
    até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação
  • Solicitação de reaplicação
    17 a 21/11/2025
  • Solicitação de reaplicação para candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba (PA)
    08 a 12/12/2025
  • Reaplicação Enem 2025
    16 e 17/12/2025
  • Divulgação do resultado
    16/01/2026

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA curso Enem

Você pode gostar também