O que acontece se eu faltar ao Enem?

O que acontece se eu faltar ao Enem?

Você já sabe o que fazer em caso de ausência no Enem? Aqui você confere todas as informações para saber como justificar sua falta!

Com taxa de abstenção de 28,1% no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, você sabia que o Ministério da Educação (MEC) adotou punição para os candidatos isentos que faltarem à prova, com o objetivo de diminuir o número de faltas?

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2024: correção do 2º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ O que mais cai em Matemática e Ciências da Natureza no Enem?

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

O que acontece se eu faltar ao Enem?

O Enem é uma das maiores formas de ingresso para estudantes acessarem Instituições de Ensino Superior. Assim, é um exame muito concorrido e, principalmente para os candidatos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, é importante que não faltem nos dias de prova. Veja os tipos de ausência e as punições adotadas:

Candidato isento da taxa de inscrição

De acordo com o MEC, quem é beneficiado com a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 mas não compareceu à prova, só poderá solicitar a isenção no Enem 2025 mediante a justificativa da ausência. Portanto, se o candidato recebeu isenção do pagamento da taxa de inscrição e faltou ao Enem, e não justificou sua ausência, não poderia ser isento na edição seguinte.

Vale ressaltar que, para abonar a falta e conseguir isenção novamente, o candidato deve justificar a ausência no ato de inscrição. Dessa maneira, o MEC realizará uma análise para determinar se o candidato recebe a isenção da taxa de inscrição novamente.

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Se você quer receber a gratuidade da taxa de inscrição do Enem, precisa cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, listados pelo Inep: 

  • Estar no último ano do Ensino Médio de uma escola pública, registrada no Censo Escolar;
  • Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, caso já tenha se formado, e ter renda per capita igual de até um salário mínimo e meio; ou
  • Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de ter o Número de Identificação (NIS) registrado. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Candidato pagante

Já o candidato pagante inscrito no Enem que não puder comparecer à prova não recebe nenhuma punição, visto que as medidas instituídas são adotadas para evitar gastos com aqueles que não pagaram a taxa de inscrição.

Candidato com coronavírus

Além disso, com a pandemia de Covid-19, os candidatos infectados pelo Coronavírus ou por qualquer doença infecciosa nos dias de aplicação de prova, podem recorrer à reaplicação do Enem, mediante comprovação com os documentos listados acima.

Como justificar a ausência?

Entretanto, imprevistos acontecem e os candidatos podem comprovar e justificar sua falta no Enem por meio da Página do Participante. Para isso, o participante deve conter documentos que comprovem o motivo de sua falta. Confira abaixo os documentos aceitos de acordo com cada justificativa:

  • Acidente de trânsito: Boletim de ocorrência policial
  • Assalto ou Furto: Boletim de ocorrência policial
  • Atividade curricular: Declaração assinada
  • Casamento: Certidão de Casamento
  • Deslocamento a trabalho: Declaração de atividade profissional 
  • Emergência médica: Atestado médico ou odontológico legível
  • Intercâmbio acadêmico: Documento assinado pela instituição de ensino 
  • Maternidade ou Paternidade: Certidão de Nascimento ou de adoção legível
  • Morte na família: Certidão de óbito do cônjuge ou familiar próximo
  • Privação ou liberdade: Mandado de prisão ou documento que ateste privação de liberdade
  • Trabalho: Declaração de exercício profissional

Os candidatos que faltaram nos dois dias consecutivos do Enem, não podem participar dos processos seletivos. Já aqueles que faltaram em apenas um dos dias de prova, podem participar, desde que não tenham zerado a redação. Ou seja, é possível justificar a falta apenas no segundo dia de prova, que não possui a redação.

Como estudar para o Enem 2024?

Agora que você já viu que Enem 2024 já tem data marcada, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Saiba mais sobre o Enem

Você pode gostar também
isenção enem
Leia mais

Isenção Enem 2024: veja como solicitar

Saiba como solicitar a isenção do Enem 2024 e veja como justificar ausência na próxima edição do maior vestibular do Brasil