7 citações sobre meio ambiente para usar na redação

7 citações sobre meio ambiente para usar na redação

Ecologistas, biólogos, ativistas, filósofos: veja uma seleção de frases que vão aumentar seu repertório sociocultural

A Semana Mundial do Meio Ambiente começa hoje (31) e vai até o próximo dia 5 de junho. Por isso, o Estratégia Vestibulares reuniu citações sobre o meio ambiente para aumentar seu repertório sociocultural e te ajudar na hora de escrever uma redação nota mil.

Confira a seguir algumas frases que serviriam muito bem para temas de redação como a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 “Como preservar a floresta Amazônica?”, e da edição 2001 “Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

1- “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” — Constituição Federal de 1988

Promulgada após 20 meses de trabalho da Assembleia Constituinte, a Constituição Federal de 1988 apresenta o Artigo 205, que determina que o Estado deve unir-se ao povo brasilieiro nas ações de preservação do meio ambiente.

Além disso, o tópico ainda trata o “meio ambiente ecologicamente equilibrado” como bem comum e essencial para uma vida saudável e com qualidade. 

+ Constituição Federal: conheça as 7 que o Brasil já teve

2- “Biodiversidade é a biblioteca das vidas.” — Thomas Lovejoy

A frase é do biólogo, ecologista e ambientalista norte americano Thomas Lovejoy (1941 – 2021). Doutor pela Universidade de Yale, Lovejoy trabalhou durante a década de 1960 no Brasil, atuando junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Na organização, fez parte de um projeto que investigou o funcionamento de fragmentos florestais e os efeitos do desmatamento sobre a ecologia regional. Mais tarde, o projeto tornou-se o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais.

+ Sucessão ecológica: o que é, tipos, exemplos e questões

3- “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” — Paul Watson

A terceira citação é uma frase do ativista ambiental Paul Watson (1950). Paul é o criador Sea Shepherd Conservation Society (SSCS), uma entidade sem fins lucrativos voltada à vida marinha. O trabalho da SSCS é desenvolvido por ações diretas que visam a proteção desse ecossistema.

Paul Watson também foi um dos fundadores da Fundação Greenpeace. Com o trabalho iniciado em 1969, o grupo viajou pela costa canadense protestando contra testes nucleares feitos pela Comissão Americana de Energia Atômica na Ilha de Amchitka, próxima ao Alasca.

4- “O homem fez da Terra um inferno para os animais.” — Arthur Schopenhauer

De autoria do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788 – 1860), que não teve um trabalho direto com o meio ambiente, sendo mais conhecido por seu livro “O Mundo como Vontade e Representação”.

Apesar do não envolvimento de Schopenhauer com a causa, suas palavras servem como citação para temas que vão além do desmatamento e perda do habitat e alimentação das espécies, podendo ser empregada em redações sobre maus-tratos, testes em animais, apresentações circenses e ações militares, por exemplo.

+ Cadeia alimentar: o que é, exemplos, níveis tróficos e mais

5- “Ecologia sem luta de classes é jardinagem.” —  Chico Mendes

O responsável por cunhar a citação de número cinco foi Francisco Alves Mendes Filho (1944 – 1988), ou apenas Chico Mendes, como é mais conhecido. Foi um seringueiro, sindicalista, ativista político que defendia o trabalho dos seringueiros na Bacia Amazônica, que dependia da preservação da floresta nativa.

Por seu trabalho como ativista ambiental, Chico recebeu os prêmios Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e a Medalha de Meio Ambiente da Better World Society, nos Estados Unidos. Por desenvolver um trabalho que incomodava as elites locais, que precisam do desmatamento para continuar seus negócios, Chico Mendes foi assassinado.

Hoje, levam o nome do ativista diversas premiações, praças, ruas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, que executa as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as Unidades de Conservação (UCs) instituídas pela União.

+ Garimpo ilegal no Brasil: o que é, como acontece e quais conflitos são gerados

6- “O problema da agricultura atual, é que não se trata de um sistema voltado para a produção de comida, e sim para a produção de dinheiro.” — Bill Mollison

A crítica ao sistema de agricultura vem do biólogo, agricultor e ambientalista Bruce Charles Mollison (1928 – 2016). Bill Mollison, como é mais conhecido, recebeu o prêmio Right Livelihood por “desenvolver e promover a teoria e a prática da permacultura”.

Apesar de já ter falecido há seis anos, os números fazem com que as palavras de Mollison ainda sejam muito atuais. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, e a  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o faturamento do agronegócio brasileiro no último ano foi de US$ 120 bilhões, um aumento de 18% em relação a 2020.

Enquanto isso, os índices da a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) revelam que mais de 116 milhões de pessoas conviviam com algum grau de insegurança alimentar, dos quais 43,3 milhões não tinham alimentos suficientes e 19 milhões passavam fome em dezembro de 2020 no Brasil.

+ Agricultura para o Enem: o que estudar?

7- “O homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo.” — Rachel Carson

A bióloga marinha e ecologista estadunidense Rachel Carson (1907 – 1964) é a responsável pela frase que critica a degradação do meio ambiente por parte dos seres humanos.  Rachel escreveu vários livros que ajudaram a moldar uma consciência ambiental em seu país e foi a responsável pela criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.

Além disso, enquanto estudava os prejuízos ambientais causados por pesticidas sintéticos, foi alvo de uma campanha de difamação da indústria desse segmento por publicar o livro Silent Spring. Seu trabalho foi responsável por mudar a política nacional a respeito do uso de pesticidas e o banimento de vários deles.

+ Ecossistema no Enem: conceitos importantes e exercícios

Leia mais sobre redação:

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Você sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também