11 documentários e filmes sobre meio ambiente para usar na redação e como repertório

11 documentários e filmes sobre meio ambiente para usar na redação e como repertório

Veja a lista de documentários e filmes sobre meio ambiente para você usar como repertório sociocultural e para aprender mais sobre o tema

Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Estratégia Vestibulares preparou uma lista com 11 filmes e documentários sobre o tema para você se inspirar e se preparar para questões que possam envolver o assunto.

Tem filme sobre assuntos variados: tem filme nacional, internacional, documentário, animação… tem pra todos os gostos! Confira abaixo a lista preparada pelo Estratégia!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Lixo Extraordinário

Documentário brasileiro, Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz por dois anos no maior aterro sanitário do mundo, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ). A relação entre Vik e trabalhadores do local se aprofunda e mostra, com sensibilidade, diversas questões sobre o lixo na sociedade atual e como é possível transformar realidades através da arte.

O resultado final da obra é a indicação para o Oscar de melhor documentário de 2011, feito incomum para o cinema nacional. Além disso, o filme colecionou prêmios com o de melhor documentário internacional do Festival Sundance e da mostra Panorama do Festival de Berlim.

Dentre os temas tratados no documentário está a necessidade de se pensar no ciclo todo que o lixo urbano faz, das gôndolas e prateleiras até os aterros sanitários e outros destinos. O filme aborda ainda as possibilidades e limites da arte, seus processos de criação e as relações humanas que as obras podem trazer.

Em Busca dos Corais

Uma equipe de cientistas, mergulhadores e fotógrafos saem em alto mar para tentar descobrir o que está causando o desaparecimento de recifes de corais ao redor do mundo. O resultado é uma produção que trata sobre o aquecimento global e como ele é prejudicial ao planeta.

O filme foi um dos grandes destaques do Festival de Sundance em 2017 e mostra, dentre outras cenas, corais mortos e esbranquiçados, sem todo o colorido que um recife apresenta normalmente.

A obra apresenta, portanto, os efeitos das mudanças climáticas no mundo e como ela afeta não só os humanos. Poluição marinha, turismo desordenado e inconsciente, despejo de águas impróprias e pesca predatória também são temas que podem ser abordados ao citar Em Busca dos Corais.

Cowspiracy: o Segredo da Sustentabilidade

Lançado em 2014, Cowspiracy, o Segredo da Sustentabilidade é um documentário americano produzido por Leonardo Di Caprio. A abordagem do filme é denunciar os impactos da indústria agropecuária, mostrando a importância do veganismo para que o planeta seja mais sustentável.

Uma das motivações do diretor Kip Andersen para fazer o documentário é o fato de que a agricultura animal emite mais gases do que todo o setor de transportes. O filme tem tom duro e mostra, por exemplo, que a agropecuária é a principal causa do desmatamento no mundo. Os estudos citados pela obra estão disponíveis em seu site.

A obra pode servir de inspiração para questões e redações com temas diversos que abordam o meio ambiente e também hábitos alimentares, como veganismo, consumo desenfreado de carne, indústria pecuária, desmatamento — inclusive da Amazônia — e outros.

Wall-e

A animação da Pixar de 2008 se passa em um futuro distópico em que a humanidade entupiu o planeta Terra de lixo, contaminando e inviabilizando toda e qualquer forma de vida. Por conta disso, os humanos foram morar em uma nave gigantesca.

Com planejamento de retornar depois de um tempo, robôs lixeiros foram deixados no planeta para fazer o trabalho sujo. Daí surge Wall-e, o último destes robôs. Os humanos se acostumaram com a nave e o filme mostra o pequeno robô tentando mostrar que era possível voltar à Terra.

O filme mostra a importância de cuidar do lixo: reciclagem, reaproveitamento e redução de danos e de produção. Além disso, é possível citar Wall-e quando o assunto for qualidade de vida, já que os humanos se tornam, com o passar do tempo, extremamente sedentários, preocupados apenas com o que passa em suas telas e com o que comer.

Oceanos de Plástico

Desenvolvido pela Plastic Ocean Foundation, que é uma organização britânica que busca soluções para o problema do lixo, o documentário Oceanos de Plástico mostra áreas tomadas pela poluição e os danos causados nesses locais.

O impacto do lixo nos oceanos é mostrado com ótica da jornalista e mergulhadora Tanya Streeter, responsável por conduzir as entrevistas com especialistas consultados. Cenas fortes são mostradas para trazer ao público o choque e o alarme que a produção julgou necessário.

O consumo de produtos tidos como descartáveis e como o plástico afeta ecossistemas inteiros é o grande tema do documentário, mas a reflexão trazida pela obra também aborda a relação humana com o planeta e ações que podemos fazer para diminuir certos estragos.

O Menino que Descobriu o Vento

Dirigido e roteirizado por Chiwetel Ejiofor, O Menino Que Descobriu o Vento conta a história real de William Kamkwamba, jovem garoto do Malauí que descobriu um método de criar energia elétrica em seu país. Sua invenção garante a irrigação de colheitas inteiras, permitindo que comunidades inteiras vivam em melhores condições do que antes.

O filme foi inspirado no livro homônimo, que conta a história desde que William começa a juntar sucata para construir seu primeiro moinho. Atualmente, ele é formado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Dartmouth, nos Estados Unidos.

O filme pode ser usado em citações sobre métodos alternativos de energia — no caso, eólica — e todo o debate em si a respeito da energia elétrica e suas matrizes. Além disso, por ser uma obra inspirada em uma história africana, pode ser incluída também em citações sobre o continente e como ele busca se desenvolver.

Ilha das Flores

Ilha das Flores é um curta-metragem brasileiro que mostra um depósito de lixo de Porto Alegre, localizado na ilha. A obra expressa de forma crítica e satírica como a sociedade é consumista, desigual e problemática.

O documentário tem linguagem acelerada, urbana e atual, ainda que tenha sido lançado em 1989. Com o passar do tempo, se tornou um clássico, sendo inclusive usado em escolas públicas brasileiras e colégios ao redor do mundo, segundo o diretor Jorge Furtado, em entrevista para o Itaú Cultural.

Suas características incomuns vão além dos temas de sustentabilidade, reciclagem, desigualdade social, para até mesmo como as produções fílmicas se desenvolveram e suas narrativas. Pode ser citado, portanto, até mesmo na volatilidade dos tempos atuais, em que tudo é instantâneo e passageiro.

Uma Verdade Inconveniente

Sob a perspectiva do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, Uma Verdade Inconveniente traz dados concisos sobre como o comportamento humano afeta a emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre. 

A mensagem é passada de forma alarmante, mostrando o derretimento das calotas polares, aumento do nível dos oceanos, da temperatura do planeta e aumento de fenômenos naturais como enchentes, furacões, pragas, epidemias e escassez hídrica.

Todos os temas citados acima podem ter como repertório Uma Verdade Inconveniente, que se tornou um clássico quando o assunto é “filmes sobre o meio ambiente”.

Xingu

Xingu explora a história dos três irmãos Villas-Bôas, que trocam a cidade grande para explorar a região central do Brasil em um programa de expansão do governo brasileiro da década de 60. Eles se tornam chefes da expedição e passam a defender povos indígenas e suas culturas, atuando na fundação do Parque Nacional do Xingu, que na época era o maior do mundo, do tamanho da Bélgica.

O filme acompanha a luta dos irmãos para criar o parque e salvar diversas comunidades indígenas. As relações entre brancos, índios e os irmãos é explorada constantemente no filme de Cao Hamburger.

O tema principal do filme é a demarcação de terras indígenas e a importância que o ato tem para manutenção de culturas, ecossistemas e biomas brasileiros. Xingu é um ótimo exemplo para ser citado, portanto, na questão indianista do país em várias camadas.

Seremos História?

O documentário de 2016 também conta com Leonardo Di Caprio, desta entrevistando cientistas e autoridades políticas sob produção executiva de Martin Scorsese. O filme foi lançado pela National Geografic, e foi gravado ao longo de três anos.

Seremos História? busca alertar as pessoas sobre as diversas transformações que estão ocorrendo em todo o planeta por conta das mudanças climáticas, além de mostrar o que pode ser feito para que uma catástrofe não aconteça em um futuro não muito distante.

O filme pode ser usado como pano de fundo de argumentos que debatem muitos dos problemas causados pelo aquecimento global, desde o derretimento de calotas polares até mesmo as questões políticas que envolvem esse debate. Assista e tire suas próprias conclusões.

Saneamento Básico

Com Wagner Moura, Lázaro Ramos e Fernanda Torres, entre outros, no elenco, Saneamento Básico mostra a vida de uma pequena vila de colonos italianos na serra gaúcha que precisa construir uma fossa para o tratamento do esgoto do local. A prefeitura não tem verba para realizá-la, mas disponibiliza uma quantia em dinheiro para que um filme fictício sobre o assunto seja desenvolvido.

A partir daí, moradores resolvem criar a história de um monstro que vive nas obras de construção de uma fossa. Sob a direção de Jorge Furtado, o filme é cômico, mas trata sobre um assunto sério e pouco falado no país: o saneamento básico, que é escasso e inexistente em vários locais do Brasil.

A obra pode ser abordada principalmente quando o tema for relacionado à saneamento básico brasileiro, mas ela também permite a citação em temas como articulação política para obras públicas e problemas sociais urbanos, por exemplo.

Veja também: Onde encontrar repertórios socioculturais?

Estude sobre meio ambiente com o EV!

No Estratégia Vestibulares você confere como o tema meio ambiente pode cair nos principais vestibulares do Brasil, com abordagens diferentes e questões exclusivas. Confira nossos pacotes de cursos, Banco de Questões e simulados preparatórios no banner abaixo!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também