Tema de redação Enem 2022: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
palpite-tema-redacao-enem

Tema de redação Enem 2022: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares

No ano passado, o professor Fernando Andrade, de Redação e Filosofia, acertou no nosso 2º simulado. Quem sabe o tema de redação do Enem 2022 não está aqui? Confira!

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, muitos alunos que prestarão a prova ficam apreensivos pensando qual será o tema da redação abordado neste ano.

No ano passado, o tema foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Pedimos para os professores do Estratégia Vestibulares darem seus palpites sobre o tema da redação do Enem 2022. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

No ano passado, o professor Fernando Andrade acertou o tema no 2º Simulado Enem 2021. Na ocasião, a instrução era fazer uma redação sobre “Democratização do acesso à documentação básica”, que tinha como objetivo tratar sobre a falta de acesso aos documentos e as consequências sociais dessa problemática.

Bom, quem sabe a gente não acerta, né? Confira a seguir alguns temas propostos pelos nossos professores, com comentários dos mesmos.

+ Tema de redação Enem 2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

Anna Cabral — Redação e Literatura

A dificuldade das relações interpessoais pós pandemia

“Devido às polarizações que estão acontecendo e a relativização da democracia, podemos perceber que foi aflorado depois que a sociedade ficou respaldada pelas telinhas. Então, é um tema fortíssimo!”

Os desafios da manutenção da cultura

“Tendo em vista os avanços do mercado imobiliário e as inúmeras “redemarcações” de terras e a questão dos garimpeiros (caso Bruno – Amazônia – e os Yanomamis) , a gente consegue entender bem que quem manda, inclusive na cultura, é o capitalismo.”

Celina Gil — Artes e Português

Educação e insegurança alimentar

“A questão da alimentação no Brasil tem sido muito discutida, desde que o país retornou ao mapa da fome. A insegurança alimentar é uma preocupação forte da sociedade brasileira hoje.  Um caminho de combate à insegurança passa pela própria educação alimentar, já que ela pode ser um parâmetro para o fornecimento de alimentação por parte do Estado.”

+ 180 citações por temas para usar na redação
+ 15 filmes coringa para usar na redação do Enem e demais vestibulares
+ 28 citações de redações nota 1000 do Enem

Luana Signorelli — Literatura

Sistema penitenciário brasileiro: realidade e desafios

“30 anos do Massacre do Carandiru”

Ameaças à democracia

  • Ascensão de governos totalitários. Exemplos: Giorgia Meloni na Itália; Viktor Orbán na Hungria e Marine Le Pen na França. 
  • Aparente divisão ideológica do Brasil. 
  • Discussões pertinentes: Eleições 2022 no Brasil; significado da bandeira nacional; construção da identidade nacional

Liberdade de expressão X discurso de ódio

  • Confusão entre o livre direito de manifestar uma opinião e proferir ofensas, agredindo a alteridade
  • Uso de falsos argumentos para legitimar a supremacia de uma opinião
  • Discussões pertinentes: Direitos Humanos e Artigo 5º da Constituição de 1988

Impacto da inflação na vida das pessoas

  • Aumento do preço do consumo de coisas básicas: alimentos, gasolina, lazer etc.. o que impacta no modo de vida das pessoas comuns
  • Relação do Brasil x mundo > globalização
  • Discussões pertinentes: Guerra na Ucrânia e previsão de recessão de 2 anos no Reino Unido

Fernando Andrade — Redação e Filosofia

O acesso à tecnologia da educação para alunos de Escola Pública

“É um tema que se mostrou bastante relevante durante a pandemia, em que os alunos precisaram da tecnologia para continuar estudando e muitos foram impedidos de continuar estudando por conta disso. À parte da pandemia, a gente percebeu que a educação à distância e a tecnologia educacional tem um papel importante e seria interessante incorporar isso.”

Violência obstétrica

“Houve algumas reportagens sobre isso, como o caso de um médico que abusou de uma paciente em trabalho de parto. Mas a violência obstétrica não é só isso: significa também por exemplo maltratar e brigar com a mulher em trabalho de parto, dizer que ela é fraca, que ela não aguenta nada, enfim… não dar um tratamento humanizado para a paciente. É um tema legal porque lembra o tema do ano passado, que foi muito específico, e que não é tão complicado de imaginar qual é o problema.”

Órfãos da Covid-19

“Houve um número muito grande de crianças que ficaram órfãos dos pais e tiveram que ser readaptados em novas famílias ou foram adotados mesmo. Isso gera um número grande de crianças que precisam de ajuda ou algum tipo de suporte. É um problema social não tão evidente e que ficou escondido na pandemia e que continua latente por aí.”

Poluição dos plásticos

“Há uma poluição violenta provocada pelos plásticos ao redor do mundo, que preocupa os ambientalistas também no Brasil, e o exame pode perguntar como se lida com isso. Faz tempo que o Enem não pede nada em relação ao meio ambiente, mas é um tema sensível, então é capaz que, se o Inep pedir algo nesse sentido, seja muito cirúrgico para tocar algo que não gere qualquer tipo de polêmica.”

Confira o Gabarito AO VIVO do Enem 2022 no Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares fará o gabarito ao vivo do Enem 2022 em seu canal do YouTube. Confira a correção de todas as questões e da Redação com nossos professores:

Histórico de temas de redação do Enem

Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Redação Enem 2022Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
Confira: Modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

Qual é o formato da redação do Enem?

De acordo com o Inep, o candidato deve produzir um “texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.

Além disso, essa texto deve ter até 30 linhas, já o mínimo são 7 linhas. Caso o candidato não cumpra o determinado, a redação é anulada.

Quais são as competências utilizadas na correção da redação?

Para realizar a correção da redação de forma padronizada, o Inep determinou cinco competências para avaliação do texto. Veja abaixo quais são elas:

1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa

Na primeira competência, o candidato deve escrever dentro da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, é avaliado se a redação do participante está de acordo com as regras de ortografia, como acentuação, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação e crase.

2 – Compreender o tema e não fugir da proposta

Essa competência avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais. Dessa maneira, esse critério avalia as habilidades de leitura e escrita do participante, além da organização e delimitação de um assunto mais extenso.

3 – Organização das ideias

O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo que apresenta clareza em suas ideias e argumentos, justificando sua posição em relação ao tema proposto. Desse modo, essa competência avalia a coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização das ideias.

Essa competência também avalia a argumentação, ao passo que o candidato deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e convincente.

Curiosidade: Veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares para o tema de redação do Enem 2021

4 – Coesão e coerência na redação

A quarta competência avalia o candidato a respeito da organização textual, em que os parágrafos e frases devem estar conectadas entre si, garantindo uma sequência coerente e interdependência na redação.

5 – Proposta de Intervenção

O candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto. Para a proposta de intervenção ser considerada completa, é preciso ter cinco elementos, sendo eles: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, além de estar de acordo com os direitos humanos.

Saiba mais: Quais são as 5 competências da redação do Enem?

O que pode zerar a redação do Enem?

Veja o que pode anular a redação, segundo o edital da prova:

  • Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
  • Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
  • Apresentar até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente” ou apresente até 10 linhas escritas no sistema braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”;
  • Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
  • Esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
  • Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.

Além disso, “a redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.”

Veja mais: Como usar a coletânea da redação sem erro?

Correção comentada do Enem 2022

Além de divulgar o gabarito da prova, o Estratégia Vestibulares também realizará a correção em tempo real do Enem 2022. No primeiro dia de prova, os professores das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação corrigirão cada uma das 90 questões e apontarão qual o raciocínio para encontrar a resposta correta, além de, caso seja necessário, apontar a necessidade de recurso.

Lembrando que em 2020, duas questões foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) e as questões foram apontadas como possíveis de anulação durante a correção ao vivo realizada pelo Estratégia Vestibulares.

Conquiste a nota mil com o Estratégia Vestibulares

Conquiste sua nota 1000 na redação do Enem com a Coruja! Dentre nossos variados cursos, temos pacotes exclusivos para redação, em que você pode mandar quantas redações quiser, com correções rápidas e completas. Quer saber mais? Confira tudo o que podemos fazer por você!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja também:

Você pode gostar também