Notas de corte da Ufersa no Sisu: saiba a nota mínima para ingresso
Foto: Campus Angicos/ Assecom Ufersa

Notas de corte da Ufersa no Sisu: saiba a nota mínima para ingresso

A Ufersa ofertou 1.485 vagas em cursos de graduação no Sisu 2024; veja as notas de corte de cada curso

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), localizada no Estado do Rio Grande do Norte, foi criada a partir da Lei nº 11.155 de 29 de julho de 2005, que transformou a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), criada em 1967, incorporando-a à rede federal de ensino superior.

A instituição pública federal conta com uma estrutura multicampi na região do semiárido brasileiro, nas cidades de Mossoró (sede), Pau dos Ferros, Angicos e Caraúbas. Para ingressar em um de seus campi, é necessário usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu),o qual, em 2024, ofertou 1.485 oportunidades de ingresso na Ufersa.

Se você tem interesse em estudar na Federal Rural do Semi-Árido, veja suas notas de corte no Sisu 2024, para ter uma noção do desempenho mínimo necessário para ser aprovado em cada curso da instituição!

+ Ufersa: calendário, cursos, provas e mais
+ Enem 2023: resultado está disponível na Página do Participante

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é nota de corte?

A nota de corte é a nota mais baixa dentre os candidatos aprovados em um processo seletivo, funcionando como base para a aprovação. No Sisu, a nota de corte representa a menor nota dentre as vagas disponibilizadas para o ingresso nos cursos de graduação de cada universidade. 

Por exemplo, se a Ufersa oferta 60 vagas para o curso de Agronomia, a nota de corte é a nota do candidato aprovado na 60ª posição, ou seja, a última. Desta forma, a nota de corte permite que os vestibulandos saibam qual o desempenho mínimo para ingressar em determinado curso de determinada instituição.

+ Nota de corte do Sisu: veja o que é e como funciona

Como funcionam as concorrências no Sisu?

As vagas do Sisu são ofertadas em duas modalidades de concorrência: a Ampla Concorrência e a Lei de Cotas. Além disso, algumas instituições oferecem vagas por meio de ações afirmativas. 

A Lei de Cotas é responsável por reservar 50% do total de vagas para grupos específicos de forma racial e social. Já na Ampla Concorrência, participam os candidatos de qualquer grupo, que concorrem à outra metade das vagas.

Em 2023, a Lei de Cotas sofreu alterações. Antes, os participantes cotistas concorriam apenas com outros cotistas. A partir deste ano, eles irão concorrer às vagas junto a todos os outros vestibulandos da Ampla Concorrência. Caso suas notas não alcancem o valor necessário para o ingresso nesta modalidade, passarão a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas.

Confira abaixo, as notas de corte da Ufersa por curso, na modalidade Ampla Concorrência:

+ Modalidades do Sisu: quais são as diferenças entre ampla concorrência, ações afirmativas e Lei de Cotas?
+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Notas de corte Ufersa

CursoTurnoCidade/CampusNota de corte
MEDICINAIntegralMossoró775,96
DIREITONoturnoMossoró746,01
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOIntegralMossoró707,4
MEDICINA VETERINÁRIAIntegralMossoró698,35
ARQUITETURA E URBANISMOIntegralPau dos Ferros691,7
ENGENHARIA DE PETRÓLEONoturnoMossoró665,89
BIOTECNOLOGIAIntegralMossoró662,62
CIÊNCIAS CONTÁBEISNoturnoMossoró661,32
ADMINISTRAÇÃONoturnoMossoró644,03
INTERDISCIPLINAR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – BI/LIIntegralPau dos Ferros641,64
ZOOTECNIAIntegralMossoró626,57
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIANoturnoMossoró620,07
ENGENHARIA AGRÍCOLA E AMBIENTALIntegralMossoró606,66
AGRONOMIAIntegralMossoró604,19
SISTEMAS DE INFORMAÇÃONoturnoAngicos596,7
LETRAS – LIBRASNoturnoCaraúbas594,82
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIANoturnoPau dos Ferros594,77
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAIntegralMossoró587,78
PEDAGOGIANoturnoAngicos586,3
LETRAS – PORTUGUÊSIntegralCaraúbas584,9
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIANoturnoAngicos564,93
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIANoturnoCaraúbas561,81
ECOLOGIAIntegralMossoró555,96
ENGENHARIA DE PESCAIntegralMossoró545,95
ENGENHARIA FLORESTALIntegralMossoró545,2
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAIntegralCaraúbas475,73
FÍSICAIntegralCaraúbas467,06
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIAIntegralAngicos461,62

Campi Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido possui uma estrutura multicampi localizada na região do semiárido brasileiro, no Rio Grande do Norte. A sede situa-se em Mossoró, e os outros campi nas cidades de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. 

Fazem parte da estrutura da Ufersa a Usina Solar Caraúbas, a Estação Meteorológica Automática (EMA), o Centro de Estudo da Pesca e Aquicultura Sustentável (CEPAS), a Fábrica de Ração e a Guarita do Expocenter.

Veja também: 
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Como ingressar na Ufersa

O ingresso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. É dentro do site do programa que se escolhe o curso e a instituição pela qual vai concorrer. A nota que compõe o Sisu é a nota do Enem do ano vigente.

Por conta disso, o desempenho do candidato no Enem é determinante para conquistar uma das vagas existentes na Ufersa. A adesão ao Sisu é opcional e, por conta disso, muitas outras instituições contam com processos seletivos próprios, que podem incluir, ou não, a nota do exame.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do programa.

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu.

bloco reutilizável do calendário sisu+enemn

Minha nota não é suficiente. E agora?

Se você quer ser aprovado no curso dos sonhos na Ufersa pelo Sisu, mas sua nota não é suficiente, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares! Além de oferecer aulas diárias gratuitas no Youtube sobre todos os temas que caem no Enem, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o processo seletivo. Confira os benefícios:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem
Você pode gostar também
Leia mais

Quando sai o resultado do Sisu 2023/1?

Resultado da chamada única será divulgado em 28 de fevereiro; após isso ainda é possível concorrer na lista de espera