Ufersa: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Ufersa: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Confira mais detalhes sobre o processo seletivo da Ufersa, com acesso via Sisu e Enem, no Portal Estratégia Vestibulares!

Seu sonho é ingressar na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), mas não sabe muito bem como fazer e quer conhecer mais sobre o processo e a instituição? Então você veio ao lugar certo! Confira o artigo que o Estratégia Vestibulares preparou sobre a Ufersa, como ingressar via Sisu e Enem e mais detalhes, abaixo.

Veja também:
Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
Como calcular a nota do Enem?
Enem 2022: local de prova está disponível; veja como acessar

Sobre a Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) é uma instituição pública federal localizada no Rio Grande do Norte e com estrutura multicampi na região do semiárido brasileiro, nas cidades de Mossoró (sede), Pau dos Ferros, Angicos e Caraúbas. 

A Ufersa originou-se da Lei nº 11.155 de 29 de julho de 2005, que transformou a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), criada em 1967 e incorporada à rede federal de ensino superior. Atualmente, a universidade possui mais de 9 mil alunos matriculados em cursos de graduação e aproximadamente 740 docentes efetivados. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na Ufersa

O ingresso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema online que reúne candidatos e instituições na mesma plataforma. É dentro do site do programa que se escolhe o curso e a instituição pela qual vai concorrer. A nota que compõe o Sisu é a nota do Enem do ano vigente.

Por conta disso, o desempenho do candidato no Enem é determinante para conquistar uma das vagas existentes na Ufersa. A adesão ao Sisu é opcional e, por conta disso, muitas outras instituições contam com processos seletivos próprios, que podem incluir, ou não, a nota do exame.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do Sisu, entrar no sistema com seus dados de acesso e escolher o curso e a instituição que deseja concorrer às vagas. As inscrições são abertas duas vezes ao ano.

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema. Não há pagamento de taxa para participar do programa.

Ao fim da inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Apenas candidatos que não zeraram a Redação podem participar do Sisu.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os candidatos têm três opções de modalidades de concorrência: Lei de Cotas, que são vagas reservadas para quem se encaixa nessa legislação, ampla concorrência e outras ações afirmativas previstas pela instituição.

Dessa forma, a chamada regular do Sisu cria filas distintas para cada tipo de vaga, fazendo com que somente candidatos aptos a cada uma delas disputem tal posição. A partir disso, o sistema seleciona apenas os candidatos com as melhores notas no Enem e dentro da categoria escolhida.

Lei de cotas Sisu

A Lei nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023 (Lei 14.723/23) e a partir de agora os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem juntos às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência. Além disso, estudantes quilombolas também estão incluídos na nova lei.

A lei de cotas permite que os estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas tenham 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 salário mínimo (anteriormente o valor era de 1,5) correspondem a metade dessas vagas.

Além disso, é preciso que haja proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos que optarem por esta modalidade precisam estar atentos aos trâmites que envolvem a documentação comprobatória que é exigida de forma distinta por cada instituição de ensino.

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 aconteceu entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa foi no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas Ufersa

As modalidades de ação afirmativa da Ufersa são destinadas a candidatos que cursaram de forma integral o Ensino Médio em sistemas públicos de ensino, com 50% das vagas. Dessas vagas, 50% são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo nacional vigente e a outra metade para quem tem renda familiar superior a esse número.

Após a divisão, o percentual de 60,43% das vagas de ambos os grupos é destinado aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. O valor corresponde à soma dessas populações no Estado do Rio Grande do Norte, segundo o censo demográfico de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos. A Ufersa não conta com Prova de Habilidades Específicas.

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022 e 2023, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

O candidato terá acesso ao cartão de confirmação, documento em que se encontra informações como número de inscrição, opção de língua estrangeira escolhida, local de prova (endereço, número e sala), datas e horários da prova e atendimentos específicos, para consulta.

O cartão de confirmação não é considerado um item obrigatório nos dias de prova, mas o documento traz informações valiosas e úteis para os candidatos. Além disso, é importante lembrar que não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais após confirmar a inscrição.

O que levar no dia da prova?

De acordo com o edital do Enem 2023, é necessário levar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e máscara de proteção contra a Covid-19, em casos cujo a cidade ou o estado solicitem o item. 

Como funciona a prova do Enem?

O atual modelo de prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

O Enem utiliza um modelo de correção chamado  “Teoria de Resposta ao Item (TRI)”. A nota do exame é fruto de um cálculo mais complexo que muitos vestibulares, já que ele não leva em conta apenas a quantidade de erros e acertos. 

Cada área de conhecimento avaliada sob a ótica do TRI tem uma média obtida atrelada à dificuldade das questões e da quantidade de questões acertadas pelo candidato. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”. 

Como será o novo Enem?

A partir de 2025, o Enem mudaria seu formato, adequando-se à reforma do Ensino Médio. O exame seria dividido em duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levaria em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa estava prevista para ser interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o ensino médio. 

Essas mudanças foram adiadas pelo Ministério da Educação e estão previstas para acontecer em 2025, mas sem formato definido. Saiba mais sobre o novo Enem e como seriam suas mudanças.

Como funciona a redação do Enem

A redação do Enem deve ser feita em até 30 linhas, escrita à mão, sobre o tema proposto no ano e, como apoio, o exame disponibiliza textos base com informações, dados e reflexões sobre o assunto.

O gênero exigido no Enem é o dissertativo-argumentativo, e o tema gira em torno de questões sociais, políticas, culturais ou científicas relevantes e sobre o ponto de vista do Brasil. 

Como a redação é avaliada pela banca?

A avaliação da banca do Enem nas redações leva em conta cinco competências, para facilitar a padronização das notas para todos os concorrentes. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Redação Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil

Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira

Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é o que outros vestibulares chamam de Conteúdo Programático, que é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e inclui cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas da Ufersa

A Ufersa não possui Prova de Habilidades Específicas.

Como se matricular na Ufersa

O aprovado em chamada regular deve realizar a matrícula institucional por meio do envio online da documentação exigida e do preenchimento do formulário para o Campus no qual foi aprovado. 

Após o início do semestre letivo, é necessário fazer o cadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Assim, o aluno terá acesso aos horários e locais das aulas, histórico de notas e declaração de matrícula. Veja como realizar o cadastro clicando aqui.

Notas de corte Ufersa

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da Ufersa no Sisu 2023.1:

  1. Medicina – Integral (Campus Mossoró): 767,83;
  2. Direito – Noturno (Campus Mossoró): 723,68;
  3. Ciência da Computação – Integral (Campus Mossoró): 711,73;
  4. Arquitetura e Urbanismo – Integral (Campus Pau dos Ferros): 673,84;
  5. Medicina Veterinária – Integral (Campus Mossoró): 669,19;
  6. Ciências Contábeis – Noturno (Campus Mossoró): 632,47;
  7. Engenharia de Petróleo – Noturno (Campus Mossoró): 620,36;
  8. Biotecnologia – Integral (Campus Mossoró): 609,11;
  9. Administração – Noturno (Campus Mossoró): 607,85;
  10. Zootecnia – Integral (Campus Mossoró): 593,12;
  11. Interdisciplinar em Tecnologia da Informação – BI/LI – Integral (Pau dos Ferros): 573,84;
  12. Pedagogia – Noturno (Angicos): 567,99;
  13. Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Noturno (Campus Mossoró): 556,96;
  14. Agronomia – Integral (Campus Mossoró): 553,93;
  15. Engenharia Agrícola e Ambiental – Integral (Campus Mossoró): 546,51.

Cursos Ufersa

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos em cada campi da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa):

Mossoró

  • Administração
  • Agronomia
  • Biotecnologia
  • Ciência da Computação
  • Ciência e Tecnologia
  • Ciências Contábeis
  • Direito
  • Ecologia
  • Engenharia Agrícola e Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química
  • Engenharia de Pesca
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Produção
  • LEDOC – Licenciatura em Educação do Campo
  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Zootecnia

Angicos

  • Ciência e Tecnologia – Campus Angicos
  • Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação
  • Engenharia Civil – Campus Angicos
  • Engenharia de Produção – Campus Angicos
  • Licenciatura em Computação e Informática – Campus Angicos
  • Pedagogia – Campus Angicos
  • Sistemas de Informação – Campus Angicos

Caraúbas

  • Ciência e Tecnologia – Campus Caraúbas
  • Engenharia Civil – Campus Caraúbas
  • Engenharia Elétrica – Campus Caraúbas
  • Engenharia Mecânica – Campus Caraúbas
  • Letras – Inglês – Campus de Caraúbas
  • Letras – Libras – Campus de caraúbas
  • Letras Português – Campus Caraúbas

Pau dos Ferros

  • Arquitetura e Urbanismo – Campus Pau dos Ferros
  • Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Campus Pau dos Ferros
  • Engenharia Ambiental e Sanitária – Campus Pau dos Ferros
  • Engenharia Civil – Campus Pau dos Ferros
  • Engenharia de Computação – Campus Pau dos Ferros
  • Engenharia de Software – Campus Pau dos Ferros
  • Tecnologia da Informação – Pau dos Ferros

Campi e estruturas da Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido possui uma estrutura multicampi localizada na região do semiárido brasileiro, no Rio Grande do Norte. A sede situa-se em Mossoró, e os outros campi nas cidades de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Veja mais sobre cada campus abaixo:

Mossoró

O Campus Mossoró é a sede da Ufersa, onde também localiza-se a reitoria e asão ministrados a maioria dos cursos ofertados pela instituição. São estruturados neste campi, o Centro de Estudo da Pesca e Aquicultura Sustentável (CEPAS), a Fábrica de Ração e a Guarita do Expocenter.

Angicos

O Campus Angicos é formado pelo Departamento de Engenharias, Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação e Departamento de Ciências Humanas. Nele, encontra-se o Centro Multidisciplinar de Angicos (CMA), que possui dois blocos de laboratórios construídos para a formação básica e específica das graduações ofertadas no campi.

Caraúbas

O Campus Caraúbas concentra o Departamento de Ciência e Tecnologia, o Departamento de Engenharias e o Departamento de Linguagens e Ciências Humanas. Ele é composto pela Usina Solar Caraúbas e pela Estação Meteorológica Automática (EMA).

Pau dos Ferros

No Campus Pau dos Ferros, encontra-se o Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, o Departamento de Ciências Exatas e Naturais e o Departamento de Engenharias e Tecnologia. 

Oportunidades da Ufersa

A Estação Meteorológica Automática (EMA), localizada no campi Caraúbas, fornece oportunidade, tanto aos alunos quanto para a sociedade. Além de ser responsável por pesquisas da Ufersa, também fornece dados importantes à comunidade local, principalmente aos agricultores e instituições que possuem relação ou dependem do tempo, clima e recursos hídricos. Veja abaixo alguns dos registros feitos pela EMA:

  • Temperatura do ar;
  • Umidade Relativa do ar;
  • Ponto de Orvalho;
  • Evapotranspiração de referência;
  • Velocidade do vento;
  • Direção do vento;
  • Rajada de vento;
  • Umidade Relativa;
  • Radiação Solar Global; e
  • Precipitação pluviométrica.

Auxílios e permanência estudantil

O Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE) oferece bolsas e auxílios aos estudantes dos cursos de graduação presencial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a fim de garantir a permanência no ambiente universitário. Veja abaixo algumas bolsas e auxílios ofertados pelo PIAE:

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

Você tem o sonho de estudar na Ufersa? Se sim, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar! Além de oferecer aulas diárias gratuitas no Youtube sobre todos os temas que caem no Enem, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2024. Confira os benefícios:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Veja também: Enem: cronograma, edital, provas, nota, redação e mais

Você pode gostar também
o que estudar de física para o enem
Leia mais

O que mais cai de Física no Enem?

Saiba em quais conteúdos focar seus estudos e revisões de Física durante os últimos dias de preparação para a prova
Leia mais

Quando sai o resultado do Enem 2022?

O Enem 2022 foi aplicado nos dias 13 e 20 de novembro; divulgação do resultado foi antecipada pelo Ministro da Educação