Novas regras do Sisu: o que muda e como se preparar?
Carol Negrin, professora de Biologia do EV

Novas regras do Sisu: o que muda e como se preparar?

A professora Carol Negrin analisou o novo panorama do Sisu e deu dicas de como se preparar diante das novas regras; confira

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio da Portaria nº 704, uma mudança significativa no Sistema de Seleção Unificada(Sisu) 2026. A partir dessa edição, os candidatos poderão utilizar as notas de qualquer uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas disponíveis nas instituições públicas de ensino superior.

Até o Sisu 2025, apenas o desempenho obtido na edição mais recente do Enem era aceito no processo seletivo. O edital do Sisu 2026 e demais informações sobre o novo formato ainda serão divulgados pelo MEC. Confira abaixo o trecho da Portaria que oficializa a mudança:

“Serão consideradas as três últimas edições do Enem imediatamente anteriores ao processo seletivo do Sisu, devendo ser utilizada, para fins de inscrição, classificação e eventual seleção em suas opções de curso, a edição em que o estudante obtenha a melhor média ponderada”.

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
+ Enem 2025: 13 possíveis temas de redação e como se preparar para a prova
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Sisu 2026: candidatos poderão usar notas das últimas três edições do Enem

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

O que muda?

O anúncio é, sem dúvidas, uma grande novidade e pode causar insegurança em alguns estudantes. Afinal, o que realmente muda na rotina de estudo e na estratégia de preparação do candidato?

Dois dos principais pontos da mudança são a maior flexibilidade e o possível aumento da nota de corte em alguns cursos. Agora, os candidatos poderão escolher qual nota do Enem utilizar, sem depender apenas da edição mais recente.

Com isso, estudantes que já realizaram o exame nos últimos dois anos não precisarão refazê-lo para concorrer pelo Sisu. Essa mudança cria, na prática, um “banco de notas”, ampliando as chances de ingresso nas universidades, já que o participante pode selecionar seu melhor desempenho entre diferentes edições.

Por outro lado, essa ampliação também pode elevar as notas de corte, pois, provavelmente, haverá mais concorrentes, incluindo aqueles que tiveram boas pontuações em exames anteriores.

A professora de Biologia do Estratégia Vestibulares, Carol Negrin, analisou o panorama e enfatizou que o foco, neste momento crucial da jornada, deve ser totalmente desviado da nova regra e concentrado na prova que está por vir.

Confira o guia prático de como se preparar a partir de agora para o Enem 2025, segundo as orientações da especialista e do Estratégia Vestibulares!

Como se preparar?

Desligue-se da mudança

A primeira e mais importante etapa da preparação é a psicológica. A nova regra do Sisu frequentemente gera perguntas como: “Será que vai mudar muito a nota de corte?” ou “Será que isso vai reduzir a minha chance de conquistar a minha vaga?”.

Segundo a professora Carol Negrin, essas preocupações são desnecessárias neste momento: “Você deve se preocupar com isso? Não, especialmente neste momento. Isso foge do seu controle, isso não é da sua alçada”.

O candidato não deve “se deixar abalar” por uma informação que foge do seu controle, pois o Sisu historicamente sempre aparece com alguma novidade ou detalhe diferente nas edições. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A meta imediata: o “notão” no Enem 2025

O único foco controlável e que realmente garantirá a tranquilidade do estudante é o desempenho no próximo exame. A sua preocupação deve ser o Enem de 2025, que ocorre nos dias 9 e 16 de novembro.

A regra da utilização das três notas é benéfica porque oferece uma rede de segurança, mas a melhor estratégia é tornar essa rede de segurança desnecessária ao obter um desempenho máximo agora.

“É nesse Enem que você tem que ter um bom desempenho. Então você deve focar em obter a sua melhor nota possível, ter um notão no Enem”, explica Carol.

Ter uma boa nota e uma boa média ponderada das provas no Enem 2025 deixará o candidato mais tranquilo para conquistar a sua vaga no Sisu. Portanto, o foco é fazer aquilo que está ao seu alcance, que é realizar uma boa prova e, só depois pensar no Sisu.

Revisão para a reta final

Para garantir o “notão” no Enem 2025, o foco da preparação deve ser a revisão estratégica dos principais assuntos. O Estratégia Vestibulares oferece a Jornada Enem 2025, pensada especificamente para este objetivo de reta final.

Esses encontros destacam os assuntos mais recorrentes, apontando o que realmente tem mais chance de aparecer na prova, um guia para quem busca otimizar o tempo e revisar com propósito.

Ao invés de se preocupar com as turbulências do Sisu, o aluno deve se agarrar à dica de focar na prova e acompanhar a Jornada Enem 2025. As aulas são transmitidas no canal do YouTube do Estratégia Vestibulares e contam com Premonição, Hora da Verdade, Revisão de Véspera, correção da prova ao vivo e pós-prova. 

+ Reta final Enem: como estudar faltando menos de um mês para a prova

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem

Você pode gostar também