Como é a prova do vestibular da UFU?

Como é a prova do vestibular da UFU?

Saiba mais informações sobre a prova do vestibular da UFU, como questões, redação e formas de ingresso

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição de Ensino Superior pública brasileira referência nas áreas de ciência e tecnologia. Além disso, a universidade possui sete campi espalhados pelo estado de Minas Gerais, sendo quatro campi nas cidades de Uberlândia (Umuarama, Santa Mônica, Glória e Educação Física), Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba (Campus Pontal).

A instituição possui 67 cursos de bacharelado e mais de 26 de licenciatura, sendo nove cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade. Segundo o Times Higher Education, a UFU ocupa a 47° posição entre as melhores universidades da América Latina.

De acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, a UFU ocupa a 22ª colocação no ranking geral, sendo a 18° entre as instituições federais e 10° na região Sudeste. 

Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com informações sobre como é a prova do vestibular da instituição.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como participar do vestibular da UFU?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem se atentar aos prazos indicados no site da universidade. A faculdade possui apenas uma única forma de ingresso, o vestibular tradicional.

Vale ressaltar que, apenas na primeira metade do ano de 2021, devido à pandemia, foi possível ingressar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 

Como é o vestibular da UFU?

O vestibular da UFU ocorre em duas etapas, sendo a primeira fase composta por 88 questões objetivas, sendo 8 por disciplina (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia).

Já na segunda fase, os candidatos respondem a 22 questões discursivas, sendo duas por disciplina (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia), e produzem uma redação.

Quais são as obras literárias cobradas no vestibular da UFU?

O processo seletivo da UFU passa uma lista de obras literárias para a realização das provas. A lista completa de 2022 é a mesma que das edições de 2020 e 2021:

Obra LiteráriaAutor
A Rosa do PovoCarlos Drummond de Andrade
O CortiçoAluísio Azevedo
O Homem que Sabia Javanês e outros contosLima Barreto
O NoviçoMartins Pena
A Cor PúrpuraAlice Walker

Como é a redação da UFU?

A redação do vestibular da UFU é composta por duas situações que servem de motivação para os candidatos. O candidato deve escolher apenas uma e desenvolver seu texto sem ultrapassar as 34 linhas da folha de redação. Conforme o edital, o candidato deve estar atento aos seguintes pontos para não zerar na redação:

  • Não fazer uma redação com menos de 12 linhas
  • Não fugir da situação escolhida
  • Não produzir um texto em forma de diálogos, poesia ou outro gênero não indicado
  • Não copiar os textos motivadores

Quais os temas de redação do vestibular UFU?

Veja abaixo a relação de temas de redação das últimas edições da prova:

  • 2021 (Medicina) – Carta aberta sobre educação domiciliar ou resumo focando a importância do folclore e a valorização desse gênero de cultura de origem popular.
  • 2021 (Demais cursos) – Carta de solicitação ao Ministério da Saúde solicitando informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano ou editorial defendendo a implantação de cidades inteligentes.
  • 2020 – Texto de opinião sobre a possibilidade de se estender a longevidade humana ou carta aberta aos médicos do SUS, sobre ataques cibernéticos a dados de pacientes.
  • 2019 – Carta de solicitação ao secretário do meio ambiente ou editorial sobre se criar uma cópia de um ser vivo.
  • 2018 – Texto de opinião sobre testes genéticos ou resumo de reportagem de revista semanal.
  • 2017 – Relato em primeira pessoa sobre uma situação catastrófica ou carta argumentativa.

    Calendário UFU 2023/2

    • Inscrições: 05/04 a 04/05/2023
    • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 05/04 a 20/04/2023
    • Pagamento da taxa: 05/04 a 05/05/2023
    • Solicitação de atendimentos (especializado ou específico): 05/04 a 04/05/2023
    • Ficha do candidato (com local de prova): 23/06/2023
    • Primeira fase: 02/07/2023
    • Gabarito primeira fase: 03/07/2023
    • Segunda fase: 06/08/2023
    • Gabarito segunda fase: 16/08/2023
    • Resultado: 20/10/2023

      Estude com o Estratégia Vestibulares

      Ficou interessado em realizar os processos seletivos da UFU? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

      Você pode gostar também
      Leia mais

      Vestibular UEL: veja como fazer inscrição na prova

      No artigo de hoje, o Estratégia Vestibulares traz todas as informações que você precisa saber sobre as inscrições do vestibular de uma das instituições mais conceituadas da região Sul, responsável por selecionar os futuros estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL)!