Como é a prova do vestibular da UFU?

Como é a prova do vestibular da UFU?

Saiba mais informações sobre a prova do vestibular da UFU, como questões, redação e formas de ingresso

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma instituição de Ensino Superior pública brasileira referência nas áreas de ciência e tecnologia. Além disso, a universidade possui sete campi espalhados pelo estado de Minas Gerais, sendo quatro campi nas cidades de Uberlândia (Umuarama, Santa Mônica, Glória e Educação Física), Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba (Campus Pontal).

A instituição possui 67 cursos de bacharelado e mais de 26 de licenciatura, sendo nove cursos com cinco estrelas no Guia da Faculdade. Segundo o Times Higher Education, a UFU ocupa a 47° posição entre as melhores universidades da América Latina.

De acordo com o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) 2021, a UFU ocupa a 22ª colocação no ranking geral, sendo a 18° entre as instituições federais e 10° na região Sudeste. 

Para te ajudar, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com informações sobre como é a prova do vestibular da instituição.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Como participar do vestibular da UFU?

Para participar dos processos seletivos da instituição, os candidatos devem se atentar aos prazos indicados no site da universidade. A faculdade possui apenas uma única forma de ingresso, o vestibular tradicional.

Vale ressaltar que, apenas na primeira metade do ano de 2021, devido à pandemia, foi possível ingressar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificado (Sisu). 

Como é o vestibular da UFU?

O vestibular da UFU ocorre em duas etapas, sendo a primeira fase composta por 88 questões objetivas, sendo 8 por disciplina (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia).

Já na segunda fase, os candidatos respondem a 22 questões discursivas, sendo duas por disciplina (Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia), e produzem uma redação.

Quais são as obras literárias cobradas no vestibular da UFU?

O processo seletivo da UFU passa uma lista de obras literárias para a realização das provas. A lista completa de 2022 é a mesma que das edições de 2020 e 2021:

Obra LiteráriaAutor
A Rosa do PovoCarlos Drummond de Andrade
O CortiçoAluísio Azevedo
O Homem que Sabia Javanês e outros contosLima Barreto
O NoviçoMartins Pena
A Cor PúrpuraAlice Walker

Como é a redação da UFU?

A redação do vestibular da UFU é composta por duas situações que servem de motivação para os candidatos. O candidato deve escolher apenas uma e desenvolver seu texto sem ultrapassar as 34 linhas da folha de redação. Conforme o edital, o candidato deve estar atento aos seguintes pontos para não zerar na redação:

  • Não fazer uma redação com menos de 12 linhas
  • Não fugir da situação escolhida
  • Não produzir um texto em forma de diálogos, poesia ou outro gênero não indicado
  • Não copiar os textos motivadores

Quais os temas de redação do vestibular UFU?

Veja abaixo a relação de temas de redação das últimas edições da prova:

  • 2021 (Medicina) – Carta aberta sobre educação domiciliar ou resumo focando a importância do folclore e a valorização desse gênero de cultura de origem popular.
  • 2021 (Demais cursos) – Carta de solicitação ao Ministério da Saúde solicitando informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano ou editorial defendendo a implantação de cidades inteligentes.
  • 2020 – Texto de opinião sobre a possibilidade de se estender a longevidade humana ou carta aberta aos médicos do SUS, sobre ataques cibernéticos a dados de pacientes.
  • 2019 – Carta de solicitação ao secretário do meio ambiente ou editorial sobre se criar uma cópia de um ser vivo.
  • 2018 – Texto de opinião sobre testes genéticos ou resumo de reportagem de revista semanal.
  • 2017 – Relato em primeira pessoa sobre uma situação catastrófica ou carta argumentativa.

    Calendário UFU 2023/2

    • Inscrições: 05/04 a 04/05/2023
    • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 05/04 a 20/04/2023
    • Pagamento da taxa: 05/04 a 05/05/2023
    • Solicitação de atendimentos (especializado ou específico): 05/04 a 04/05/2023
    • Ficha do candidato (com local de prova): 23/06/2023
    • Primeira fase: 02/07/2023
    • Gabarito primeira fase: 03/07/2023
    • Segunda fase: 06/08/2023
    • Gabarito segunda fase: 16/08/2023
    • Resultado: 20/10/2023

      Estude com o Estratégia Vestibulares

      Ficou interessado em realizar os processos seletivos da UFU? Não deixe de acompanhar o Estratégia Vestibulares. Aqui você encontra cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

      Você pode gostar também