Enem

Enem

O ENEM é uma avaliação educacional realizada anualmente no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O exame que foi criado em 1998 tem como principal objetivo atribuir notas para os participantes do Exame, dando a oportunidades de estudantes usarem este resultado para ingressar em Instituições de Ensino Superior.

O Exame Nacional do Ensino Médio tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final do ensino médio, além de servir como porta de entrada para diversas oportunidades educacionais.

Atualmente, a prova é aplicada em dois formatos: Impresso e Digital, ambos sob responsabilidade do Inep.

O desempenho no ENEM é utilizado como critério de seleção para o FIES, um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas.

O exame também é utilizado como critério de seleção para o ProUni, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

O ENEM é a principal forma de ingresso no Sisu, um sistema informatizado que utiliza a nota do exame para selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior.

As notas obtidas no Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) eFundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Além de tudo isso, os dados do exame permitem a avaliação do desempenho da educação brasileira, através de indicadores educacionais.

Fontes:

  • Ministério da Educação (MEC)
  • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)