A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é organizada pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Ela se destaca por seu caráter mais seletivo e avançado em comparação com outras olímpiadas.
Os candidatos são convidados com base no desempenho em outras competições de matemática, como a OBMEP, o Torneio Meninas de Matemática, a Competição Jacob Palis Júnior de Matemática e outras Olimpíadas Regionais, além da Competição Elon Lages Lima de Matemática para o nível universitário.
Se você vai participar da OBM e quer saber mais sobre ela, veio ao lugar certo! Conheça, a seguir, um pouco mais sobre as provas, premiações e como é calculada a nota do Olimpíada Brasileira de Matemática!
Leia também:
+ Como é calculada a nota da OBMEP?
+ Como é calculada a nota do Concurso Canguru de Matemática?
+ Quais são as diferenças entre as principais olimpíadas de Matemática?
Navegue pelo conteúdo
Como é calculada a nota da OBM?
A pontuação total da OBM é obtida na Fase Única, a partir da somatória dos pontos alcançados pelo candidato, que é multiplicada por cinco. Cada questão da prova é corrigida de 0 a 10 e, no final, a pontuação é somada e multiplicada por 5.
Ou seja, se um candidato do nível 1 (prova composta por cinco questões) tirou 9 em todas as cinco questões, a somatória dá 45. A pontuação final será então 225, que é a somatória das questões multiplicada por 5 (45 x 5 = 225).
Vale destacar que são dados pontos por soluções parciais e por casos particulares que mostram avanço na resolução da questão. Todas as questões devem ser solucionadas, portanto, questões apenas com o resultado correto receberão pontuações inferiores.
Como são as provas da OBM?
As provas da OBM são organizadas de acordo com o nível de participação. Confira:
- Nível 1: as provas são aplicadas em um único dia e compostas por cinco questões discursivas, que devem ser realizadas em 4h30.
- Níveis 2 e 3: as provas são aplicadas em dois dias consecutivos, compostas por três questões discursivas por dia, que também devem ser respondidas em 4h30.
- Nível Universitário: composta por duas fases;
- 1ª fase (Competição Elon Lages Lima de Matemática): prova objetiva com 25 questões de múltipla escolha, duração de 3 horas, realizada virtualmente;
- 2ª fase: as provas são realizadas em dois dias consecutivos, com 3 questões discursivas por dia e duração de 4h30 por dia, aplicadas presencialmente.
+ Como funciona o nivelamento da OBM?
+ Quais são os requisitos para participar da OBM?
+ O que cai na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)?
Quem conquista premiação na OBM?
Os estudantes que tiverem as maiores notas na OBM receberão prêmios, organizados conforme a ordem da pontuação.
Esses prêmios são as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, distribuídas em uma proporção aproximada de 1 ouro para cada 2 pratas e 3 bronzes, dentro de cada nível da competição.
Além disso, a banca avaliadora poderá conceder Menções Honrosas a alguns participantes, de acordo com seu critério.
O que causa a eliminação da OBM?
Segundo a OBM, para realizar a prova, é necessário que os candidatos levem lápis, borracha, apontador, compasso, régua e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
Eles devem, também, manter os princípios de honra olímpica, já que o regulamento prevê algumas atitudes que podem causar a desclassificação do estudante. São elas:
- Tentar copiar as respostas de outro candidato;
- Utilizar materiais externos, como anotações, cadernos, livros, manuais e similares;
- Utilizar equipamentos eletrônicos;
- Comunicar-se com outros candidatos; e
- Divulgar o conteúdo das questões ou as soluções por qualquer meio (oral, visual, escrito ou eletrônico) até o fim do prazo estabelecido pela OBM.
Baixe grátis o e-book Guia Olimpíadas do Conhecimento
O livro digital “Guia Olimpíadas do Conhecimento” traz tudo o que você precisa saber sobre as competições do conhecimento: quais existem, como funcionam, quando e como participar, quais os níveis, premiações e muito mais.
Além disso, o e-book reúne todas as informações para você que quer se tornar um medalhista de Olimpíadas do Conhecimento para ingressar em uma universidade pública através das Vagas Olímpicas: veja quais instituições aceitam a modalidade, quais pontuações exigidas e como é a graduação para um medalhista. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito do material.
Conte com o Estratégia para conquistar a vaga dos seus sonhos!
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares. Além disso, você ainda pode aproveitar a plataforma para complementar seus estudos rumo à medalha em Olimpíadas Científicas.
E se a universidade que você deseja ingressar não oferece a opção de entrada por Vagas Olímpicas, o Estratégia ajuda você a conseguir a sonhada aprovação no vestibular tradicional, com cursos específicos sobre as bancas mais concorridas do País. Dá uma olhada nos benefícios que a Coruja oferece:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.,
Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!