Você sabia que será possível ingressar na Universidade de São Paulo (USP) com a sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2023? Conheça o Enem USP e veja como funciona a nova forma de ingresso na USP.
+ Saiba mais:
Conselho Universitário da USP aprova Enem USP; entenda
Enem-USP 2024: edital está disponível
Navegue pelo conteúdo
O que é o Enem-USP?
Aprovado pelo Conselho Universitário em 10 de novembro de 2022, o Enem-USP é a nova forma de ingresso na Universidade de São Paulo, que substitui o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Com o Enem-USP, o candidato poderá concorrer às vagas reservadas utilizando a sua nota do Enem, se cadastrando diretamente no site da Fuvest, que é a responsável por fazer todas as seleções para a USP.
A USP não participará das próximas edições do Sisu, e as vagas destinadas ao Sisu 2023 foram transferidas para o Enem-USP 2023, e assim segue também em 2024.
Calendário Enem-USP 2024
- Inscrições: das 02h de 04/12/2023 até às 12h de 05/01/2024;
- Provas Enem 2023: 05/11 e12/11/2023;
- Pagamento taxa de inscrição: até 08/01/2024
- Período para alteração do curso escolhido dentro da área escolhida: das 02h de 18/01 até às 12h de 19/01/2024
- Resultado: 24/01/2024;
- Matrícula: a partir de 30/01/2024.
Quem pode participar do Enem-USP?
Todos os candidatos que tenham prestado a última edição do Enem poderão concorrer às vagas na USP.
Como fazer a inscrição no Enem-USP?
Para fazer a inscrição no Enem USP, é necessário acessar o site da Fuvest até às 12h do dia 05 de janeiro de 2024. Podem participar os candidatos que:
- (EP-L1): Escola Pública – vagas destinadas aos candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras;
- (EP-L3): Escola Pública – vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras;
- (PPI-L2): Pretos, Pardos e Indígenas – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras;
- (PPI-L4): Pretos, Pardos e Indígenas – vagas destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras.
Uma vez iniciado o processo de inscrição, o candidato precisará escolher entre uma das três áreas de interesse – Ciências Biológicas e da Vida, Ciências Exatas e Tecnológicas ou Ciências Humanas e Sociais –, e dentro da área escolhida é preciso selecionar até três cursos, por ordem de prioridade.
Os cursos pretendidos poderão ser alterados, dentro do prazo especificado no edital, mas a área de interesse, não.
Qual é o valor da taxa de inscrição do Enem-USP?
O valor da taxa de inscrição para participar do Enem USP, que deve ser paga até 31 de janeiro de 2024, é de R$ 10,00.
Os candidatos que estiverem inscritos no vestibular da Fuvest, tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas, tenha renda familiar per capta de até 1,5 salários mínimos ou faça parte de uma família de baixa renda inscrita no CadÚnico, são isentos do pagamento da taxa.
Quais são as vagas do Enem-USP?
É previsto que as vagas reservadas ao Sisu 2024 sejam transferidas para o Enem-USP 2024. Com isso, serão 1.500 vagas exclusivas para a nova seleção, sendo:
- 685 vagas (Ampla Concorrência);
- 257 vagas (L1);
- 255 vagas (L3);
- 152 vagas (L2);
- 151 vagas (L4);
Posso participar da Fuvest e do Enem-USP ao mesmo tempo?
De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação da USP, as formas de ingresso não se excluem e os candidatos podem prestas ambas no mesmo ano. Caso seja aprovado nas duas seleções, é necessário optar por uma delas no momento da matrícula.
Entretanto, só será aceita uma inscrição no Enem USP. Nos casos em que o participante se candidatar mais de uma vez, todas as inscrições no processo seletivo serão anuladas.
Quem não pode participar do Enem-USP?
Não podem participar da seleção os candidatos:
- Bolsistas de escolas privadas ou pertencentes a fundações privadas, ainda que gratuitas;
- Candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas pertencentes ao Sistema S (SENAI, SESI e SENAC);
- Candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas no exterior, parcial ou integralmente;
- Candidatos que cursaram o Ensino Médio em instituição de natureza híbrida (pública e privada), administrada por meio de convênio ou ajuste equivalente com associações civis ou outras entidades privadas.
Qual é o formato do Enem?
O Enem será aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame. Veja qual será o formato do Enem 2023:
Enem – primeiro dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
- 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
- 1 redação dissertativa-argumentativa.
O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.
Enem – segundo dia
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
- 45 questões de Matemática e suas tecnologias.
No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.
Guia do Enem
Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada.
Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade.
Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:
- Enem Impresso x Enem Digital
- Calendário do Enem 2023
- TRI: como funciona a nota do Enem
- Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
- Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
- Exemplos de redação nota 1.000
Como estudar para o Enem 2023?
O Enem 2023 está chegando, ou seja, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: