Gabarito UFMS 2022: veja a correção da prova

Gabarito UFMS 2022: veja a correção da prova

Prova possui 60 questões objetivas além da produção de uma redação; confira o gabarito UFMS 2022 e acompanhe a correção ao vivo

A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza neste domingo (05) a fase única do vestibular UFMS 2022. A prova será aplicada das 08h às 13h, com 60 questões objetivas, além da produção de uma redação.

No total, serão ofertadas 3.353 vagas para os cursos da instituição. Junto ao Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe), mais de 25 mil pessoas candidataram-se à seleção.

gabarito ufms

Gabarito UFMS 2022

Confira a correção da primeira fase e o gabarito da UFMS 2022*, de acordo com o Estratégia Vestibulares:

1 – E13 – B25 – D37 – C49 – A
2 – A14 – D26 – B38 – C50 – D
3 – D15 – C**27 – B39 – C51 – D
4 – D16 – E28 – C40 – B52 – C
5 – A17 – A29 – C41 – C53 – C
6 – C18 – B30 – D**42 – D54 – A
7 – B19 – B31 – A43 – B55 – C
8 – B20 – B32 – D44 – A56 – D
9 – C21 – A33 – E45 – C57 – B
10 – B22 – B34 – E46 – C58 – D**
11 – A23 – E35 – A47 – B59 – C
12 – B24 – C36 – D48 – E60 – B

Gabarito UFMS 2022 – Espanhol

1 – C
2 – C
3 – B
4 – C
5 – A

*Gabarito divulgado nesta publicação é a correção extraoficial realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares.
**Questão passível de anulação e/ou revisão.
*** Questão retificada no gabarito oficial (correção da banca está de acordo com a correção do Estratégia Vestibulares)
X – questão anulada pela banca

Assista a correção ao vivo do vestibular UFMS 2022

Confira a correção ao vivo da prova realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares e a divulgação do gabarito em primeira mão:

Tema de redação da UFMS 2022

O tema de redação escolhido para essa edição da prova foi:

"A importância do episódio do 'grito' de Dom Pedro I para o Brasil do século XIX e o que ele ainda significa para o Brasil do século XXI" 

Correção comentada da UFMS 2022

Além de fazer a correção ao vivo do gabarito do vestibular UFMS 2022, os professores do Estratégia Vestibulares também divulgarão a correção comentada das questões cobradas na prova.

Assim que a correção for divulgada, esse post será atualizados com os links das correções detalhadas.

Como solicitar recurso contra o gabarito UFMS?

É possível entrar com recurso e pedir a mudança ou a anulação da questão que você discorde do gabarito oficial divulgado pela banca. Veja abaixo o passo a passo para a solicitação de recurso:

  • Acesse a Área de Candidato do site do UFMS 2022;
  • Informe seus dados;
  • Informe a questão de deve ser analisada e também a justificativa.

Lembrando que o prazo para pedido de recurso do vestibular entre os dias 07 e 08 de dezembro.

Veja abaixo a justificativa de recurso das questões passíveis de anulação de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

  • Questão 09: Português

Pede-se revisão do gabarito apresentado pela banca, alterando-o da alternativa B para a alternativa C, dado que, no contexto em que se inserem os futuros do pretérito, não há possibilidade de leitura de fatos imaginários. Note-se que, no texto, há indicação de que houve realmente a indicação para o prêmio e o jogador ganhou o referido prêmio. A epifania, nesse caso, está relacionada textualmente à noção do gol inesperado, sendo entendida como um momento de brilhantismo e de inspiração máxima no jogo. Segundo o texto, ainda que com a utilização desse tempo verbal, o jogador é indicado e recebe o prêmio. A interpretação textual com a utilização dos tempos verbais em questão nos leva à ideia de que o jogador não imaginava que isso pudesse acontecer e não que os fatos são imaginários. Compreende-se, ainda, que a análise feita pela alternativa C está perfeita, dado que o a indicação ocorre depois dele ter feito o gol e, além disso, anteriores ao momento em que são analisados pelo repórter. Reforça-se, portanto, a necessidade de uma revisão com modificação de gabarito para a questão apresentada.

  • Questão 10: Português

Pede-se revisão do gabarito apresentado pela banca, alterando-o da alternativa E para a alternativa B, dado que a substituição do adjetivo “mesma”, incorretamente empregado como termo de referenciação, pelo pronome “sua” gera ambiguidade. Segundo os manuais de redação utilizados como referência pela norma culta, em especial o da Presidência da República e o do Senado Federal, a utilização desse tipo de pronome gera possibilidade de leitura com relação ao interlocutor do texto. Dessa forma, não pode-se compreender a noção de substituição plena. Além disso, a terceira oração do período, a saber, “ao florescer em um ambiente de democracia, apresenta leitura de causa, indicando, exatamente, o motivo de a diversidade cultural ser indispensável. É necessário que se considere, segundo Bechara, a oração “celebrada em Paris no ano de 2005” como oração reduzida de particípio. Pede-se, portanto, a alteração do gabarito da alternativa E para a B.

  • Questão 15: Português

Pede-se a anulação da questão 15 da prova UFMS 2022, porque a referida questão não apresenta enunciado para a marcação da resposta. A única indicação de como agir está colocada na ideia de que deveríamos assinalar a alternativa correta, mas sem a indicação do que deveria ser analisado. Note-se, no print a seguir, que temos a construção de uma repetição da alternativa A como enunciado da questão.

Pede-se, assim, a anulação da referida questão.

recurso gabarito ufms
  • Questões 22 e 30: Matemática

Clique aqui e acesse o recurso para as questões 22 e 30 da UFMS 2022.

  • Questão 58: Sociologia

Clique aqui e acesse o recurso para a questão 58 da UFMS 2022.

Qual é o formato do vestibular da UFMS?

A prova tradicional da universidade é aplicada em apenas um dia e possui 60 questões objetivas e a produção de uma redação dissertativa-argumentativa, na seguinte divisão:

Áreas de conhecimentoNúmero de questões
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias15
Ciências Humanas e suas Tecnologias15
Ciências da Natureza e suas Tecnologias15
Matemática e suas Tecnologias15
Prova de redação

Quais são as formas de ingresso da UFMS?

Atualmente, a universidade possui sete formas de ingresso, são elas:

  • Vestibular: processo seletivo tradicional da instituição.
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): vagas reservadas para ingresso pelo programa do governo que seleciona estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  • Passe-UFMS: esse é o programa de seleção seriada. Essa forma de ingresso é voltado para estudantes que desejam realizar provas anuais durante os anos do Ensino Médio. Ao fim do terceiro ano, os candidatos com as melhores notas garantem uma vaga na universidade.
  • Movimentação Interna e Reingresso: programa para estudantes que desejam reingressar no curso, seja por trancamento da matrícula ou por jubilamento, ou para aqueles que já estão matriculados na UFMS e desejam se transferir para outro curso da universidade.
  • Transferência, Refugiados e Portador de Diploma: essa forma de ingresso é reservada para estudantes de transferência externa, refugiados ou aqueles que já possuem diploma do Ensino Superior.
  • Ingresso EaD: processo de seleção voltado para as vagas disponíveis nos cursos de Educação a Distância (EaD).
  • “Quero ser UFMS”: processo seletivo para vagas remanescentes do vestibular UFMS e do Passe.

Como estudar para o vestibular da UFMS 2022?

Agora que você já está por dentro do gabarito UFMS, está na hora de começar a se preparar para as próximas edições da prova, e o Estratégia Vestibulares pode te ajudar nesta missão!

Além das aulas gratuitas no YouTube, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para a UFMS, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também