Redação da Unicamp: confira as dicas e os gêneros textuais

Redação da Unicamp: confira as dicas e os gêneros textuais

A redação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a diferentona entre a maioria dos vestibulares. Isso porque não cobra uma dissertação-argumentativa, deixando em aberto os gêneros textuais que podem cair na prova. 

Mesmo com a imprevisibilidade maior, a prova de redação da Unicamp consiste em duas propostas de redação e o candidato deve escolher apenas uma para sua produção. Isso faz com que haja poder de escolha na hora da prova. É preciso usar essa escolha com sabedoria. 

Para te ajudar a compreender quais são esses gêneros e como estar preparado para qualquer texto, reunimos neste artigo tudo o que você precisa saber.

Por que a redação da Unicamp é diferente?

Segundo o edital da Unicamp, o que se busca com a prova de redação é a “capacidade de leitura e escrita dos candidatos na produção de diferentes gêneros discursivos”. Nesse sentido, a instituição busca alunos versáteis, com capacidade de adaptação,  criatividade e bom nível de interpretação, já que é detalhado na proposta o que deve conter no texto.

Segundo as instruções do edital, “a prova de Redação procura simular

situações reais de escrita, por isso é importante que os candidatos fiquem atentos à

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

situação de produção e de interlocução dos gêneros solicitados”. Desse modo, é importante para o aluno que presta Unicamp ser um leitor de diferentes formatos e gêneros textuais, conhecendo as estruturas de cada um.

Veja também: Raio-x do vestibular: quais as diferenças entre as provas do Enem, Fuvest, Unesp e Unicamp?

O que a Unicamp espera da prova de redação?

O texto deve cumprir os requisitos apresentados pela banca e estar de acordo com o gênero textual proposto, “para que um texto seja bem-sucedido é preciso que os candidatos demonstrem ter experiência de leitura e saibam delinear um projeto de texto em função de um ou mais objetivos específicos, que deverão ser cumpridos por meio da elaboração escrita”, diz as instruções da redação.

Para o professor de redação do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, “o aluno precisa saber as características principais dos principais gêneros textuais e ter muito jogo de cintura” para se adaptar à proposta. Por isso entender como funcionam as sequências discursivas é importante.

“Quando a gente fala de texto, estamos falando de combinações e sequências discursivas, de trechos diferentes de escrita que se juntam de forma coerente e coesa”, explica o professor. Ele explica que é preciso compreender o texto como um jogo narrativo, onde vários elementos se unem em torno de uma proposta. 

A Unicamp costuma explicar detalhadamente o que quer da redação, quem é o “personagem narrativo”, a finalidade do texto, o contexto em que se insere, portanto não é um texto “jogado”. 

redação unicamp
Foto Unsplash

Como o texto será avaliado?

A avaliação da redação da Unicamp passa por quatro eixos principais, veja no trecho retirado do edital:

  • proposta temática: os candidatos devem cumprir a(s) tarefa(s) que está(ão) sendo solicitada(s), observando o recorte temático e as instruções do enunciado; 
  • gênero: o texto elaborado deve ser representativo do gênero solicitado tendo em vista a situação de produção e os interlocutores nela implicados;
  • leitura: é esperado que os candidatos façam uma leitura crítica do(s) texto(s) fornecido(s) na proposta e saibam mobilizá-lo(s) em função do seu projeto de escrita, e não simplesmente reproduzir o(s) texto(s) ou partes dele(s) em forma de colagem;
  • articulação escrita: os textos produzidos pelos candidatos devem propiciar uma leitura fluida e envolvente, apresentar uma articulação sintático-semântica ancorada no emprego adequado de elementos coesivos e de outros recursos necessários à organização e clareza dos enunciados. Os candidatos também devem demonstrar competência na seleção lexical apropriada ao estilo dos gêneros solicitados e no emprego de regras gramaticais e ortográficas que atendem ao registro de linguagem esperado no gênero levando-se em consideração a situação de produção da proposta.

Cada um desses itens deve ser preenchido com rigor para que a redação ganhe a nota máxima. Porém, um dos pontos que dificultam a vida do vestibulando é que não há uma lista de gêneros que podem cair, deixando a escolha da banca  imprevisível. 

A importância do treinamento

Para o professor Fernando, a Unicamp quer ver de seus alunos a capacidade de expressão, por isso é preciso treinar diversos gêneros e compreender as estruturas das linguagens, recursos semânticos e lexicais da Língua Portuguesa e inserir esses recursos em situações reais da vida cotidiana.

Por isso, além do domínio da linguagem, é preciso que haja repertório sociocultural, compreensão de atualidades e do que acontece no Brasil e no mundo. “É linguagem na veia. Tenho que saber me expressar com emoção quando for necessário, organizar meu pensamento de forma rigorosa quando precisar defender alguma coisa e poder caminhar entre essas duas linguagens”, elucida.

O professor explica que antes de treinar com os gêneros textuais da Unicamp, que por vezes podem ser complexos, o estudante deve saber escrever redações dos gêneros “puros”, dos quais derivam todos os demais, principalmente o texto narrativo, dissertativo e expositivo.  

Os cinco gêneros-base

Segundo o professor Fernando, existem cinco tipos de texto que servem como base para qualquer tipo de proposta de gêneros textuais. “Ao dominá-los, é preciso saber como fazer as combinações de acordo com o que é exigido na proposta”. São eles:

Esses cinco elementos textuais são estruturantes, eles se combinam na produção de outros gêneros. Esses textos-base possuem estrutura fixa e atendem a necessidades específicas de expressão.

Já as outras modalidades de texto misturam vários desses elementos e é o que normalmente é exigido pela Unicamp. São textos que atendem a finalidades específicas, são flexíveis e circulam no cotidiano social. A circunstância e o contexto define a produção desse texto. 

Unicamp: redações anteriores

Confira abaixo as redações cobradas nos anos anteriores da Unicamp: 

  • Redação 1 Unicamp 2022 – Post “textão” sobre a superexposição de crianças e adolescentes na internet
  • Redação 2 Unicamp 2022 – Manifesto sobre o corte de verbas na ciência e tecnologia
  • Redação 1 Unicamp 2021 – Discurso político sobre retirada de estátuas
  • Redação 2 Unicamp 2021 – Texto de entrada para um diário de trabalhador exposto ao coronavírus
  • Redação 1 Unicamp 2020 – Texto para Podcast: Biodiversidade
  • Redação 2 Unicamp 2020 – Crônica: Micromachismo
  • Redação 1 Unicamp 2019 – Abaixo Assinado: Doutrinação Ideológica em Sala de Aula 
  • Redação 2 Unicamp 2019 – Postagem: IDH e o crescimento do PIB como indicadores de desenvolvimento
  • Redação 1 Unicamp 2018 – Palestra: Pós Verdade
  • Redação 2 Unicamp 2018 – Artigo: Liberdade de Expressão
  • Redação 1 Unicamp 2017 – Texto para Campanha: Arrecadação de Fundos para Biblioteca
  • Redação 2 Unicamp 2017 – Carta do Leitor: A volta do rio que faz sonhar
  • Redação 1 Unicamp 2016 – Resenha: A deliberação tomada pelos ratos
  • Redação 2 Unicamp 2016 – Texto de Divulgação Científica: O Induzir das Emoções

Veja também: Quais são os gêneros textuais da Unicamp?

Corrija sua redação da Unicamp com o Estratégia

Com o pacote de redações do Estratégia, você manda quantas redações quiser para serem corrigidas pelos nossos professores. O curso da Unicamp conta com módulo exclusivo que aborda os gêneros que mais caem e algumas apostas do que pode cair. De qualquer forma, com o curso e as correções, você será treinado para lidar com qualquer tipo de texto que precisar. 

CTA Curso Vestibular Unicamp

Veja também:

Você pode gostar também