Muitas instituições de Ensino Superior costumam pedir aos seus candidatos do vestibular que tenham conhecimento sobre uma determinada obra literária ou de arte para participar das provas.
No caso da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, é cobrada a leitura de alguns livros que terão seus enredos presentes nas questões. Já na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o livro que exige leitura prévia é parte da proposta de redação.
Existem também as universidades que pedem que os candidatos assistam filmes antes do vestibular, como no caso da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), ou, ainda, que estudem obras plástico-visuais, como a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que tem uma lista só sobre esse tipo de arte.
Outra expressão artística que não fica de fora das exigências das bancas dos processos seletivos nas universidades é a música. Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares listou desde canções selecionadas até álbuns inteiros de músicas que são cobradas nos vestibulares. Confira:
Navegue pelo conteúdo
Vestibular UFSC
Tropicália ou Panis et Circencis — diversos intérpretes (1968)
As provas do Vestibular UFSC 2025, que estão marcadas para 07 e 08 de dezembro de 2024, exigem o conhecimento prévio do álbum musical “Tropicália ou Panis et Circencis”. O álbum foi lançado em 1968, pelos cantores Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, que foram acompanhados dos poetas Capinam e Torquato Neto, além do maestro Rogério Duprat.
A obra é considerada o manifesto musical do Tropicalismo, que foi um movimento artístico brasileiro que mesclou manifestações tradicionais da cultura local com inovações estéticas radicais da época, bem como com correntes artísticas de vanguarda e pop nacional e internacional.
As características do movimento tropicalista permitiram aos artistas, também, escrever letras no álbum Tropicália ou Panis et Circencis que criticassem a Ditadura Militar, que durou de 1964 a 1985 no Brasil.
Vestibular UEL
Cabeça dinossauro – Titãs (1986)
“Cabeça Dinossauro”, terceiro álbum da banda brasileira de rock Titãs, é cobrado para todos os candidatos que farão as provas do Vestibular UEL 2025, nos dias 17 e 18 de novembro de 2024. A obra foi lançada em 1986 e marcou a mudança sonora da banda, que passou a ter influências de ritmos como o punk rock, do pós-punk, do funk rock e do reggae.
O álbum é considerado um dos discos fundamentais do rock brasileiro, e é marcado pela insatisfação e revolta que a banda passava após a prisão de dois de seus integrantes por porte de heroína. Além, é claro, do pano de fundo da produção que era a redemocratização do País e a ainda forte presença do regime militar no imaginário popular.
Outro detalhe marcante de “Cabeça Dinossauro” é sua capa que traz um esboço do pintor italiano Leonardo da Vinci (1452 – 1519), intitulado “A expressão de um homem urrando”.
Vestibular Unicamp
Canções escolhidas de Cartola
Angenor de Oliveira, mais conhecido por Cartola, foi cantor e compositor e é considerado o maior sambista brasileiro. Dez de suas músicas são cobradas pela banca do Vestibular Unicamp 2025, que terá sua primeira fase aplicada no dia 20 de outubro, e a segunda nos dias 01 e 02 de dezembro de 2024.
Cartola começou sua trajetória com a música ao aprender a tocar violão com seu pai. E aos oito anos de idade, em 1916, quando sua família mudou-se para o Morro da Mangueira, passou a ter contato com o samba e a vida boêmia. Por lá, ele também foi um dos fundadores da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que existe até os dias de hoje.
O sambista possui quatro álbuns gravados, alguns inclusive lançados postumamente, além de diversos outros feitos em sua homenagem. Cartola também foi um grande compositor, e emprestou letras para cantores como Carmem Miranda, Beth Carvalho e Ney Matogrosso.
Veja a lista de canções escolhidas, e os álbuns aos quais elas pertencem, para as provas da Unicamp:
- Alvorada – álbum “Cartola” (1974);
- As rosas não falam – álbum “Cartola II” (1976);
- Cordas de aço – álbum “Cartola II” (1976);
- Disfarça e chora – álbum “Cartola” (1974);
- O inverno do meu tempo – álbum “Documento inédito” (1982);
- O mundo é um moinho – álbum “Cartola II” (1976);
- Que é feito de você? – álbum “Verde Que Te Quero Rosa” (1977);
- Sala de recepção – álbum “Cartola II” (1976);
- Silêncio de um cipreste – álbum “Cartola 70 Anos” (1979); e
- Sim – álbum “Cartola” (1974).
Vestibular UFGD
Canções escolhidas
O Vestibular UFGD 2025, com as provas marcadas para 20 de outubro, tem uma lista grande de obras obrigatórias, e dentre elas, estão três canções escolhidas. A primeira é “Kizomba, Festa da Raça”, que foi samba enredo da escola carioca Vila Isabel, quando conquistou seu primeiro título do carnaval, em 1988. A música celebrava o centenário da abolição da escrivadão e seu nome “Kizomba”, no idioma angola, significa “ confraternização”.
A segunda escolha para a prova é a música “Resiliência”, do grupo Tribo da Periferia, que aborda a capacidade de recuperação frente às adversidades e a importância de enxergar momentos de dificuldade como parte do processo de crescimento pessoal.
Por último, há a única música internacional da lista. “(Sittin’ On) – The Dock Of The Bay”, do cantor estadunidense Otis Redding, foi lançada postumamente em 1967, e trata da reflexão do eu-lírico sobre a vida e a passagem do tempo, enquanto observa o mar a partir do pier.
Confira a lista das canções selecionadas para a prova, bem como seus respectivos intérpretes:
- Kizomba, Festa da Raça – Rodolpho/Jonas/Luís Carlos da Vila;
- Resiliência – Tribo da Periferia;
- (Sittin’ On) – The Dock Of The Bay – Otis Redding.
Vestibular UFRGS
Canções escolhidas de Lupicínio Rodrigues
Lupicínio Rodrigues, ou apenas Lupi, foi um cantor e compositor nascido em Porto Alegre (RS) e tem 16 de suas canções exigidas no Vestibular UFRGS 2025, instituição que possui sede em sua cidade natal.
As produção de Lupicínio eram letras de marchinhas de carnaval e sambas-canção, com letras que expressam bastante os sentimentos do intérprete e com fortes traços de melancolia. Prova disso é que Lupi foi o inventor do termo “dor-de-cotovelo”, que se refere à desilusões amorosas.
Veja a lista de canções escolhidas pela UFRGS para compor as provas do processo seletivo:
- Cadeira vazia – com Alcides Gonçalves;
- Castigo – com Alcides Gonçalves;
- Cevando o amargo – com Piratini;
- Dona Divergência – com Felisberto Martins;
- Ela disse-me assim (Vai embora);
- Esses moços (Pobres moços);
- Foi assim;
- Loucura;
- Maria Rosa – com Alcides Gonçalves;
- Migalhas – com Felisberto Martins;
- Namorados;
- Nervos de Aço;
- Nunca;
- Se acaso você chegasse – com Felisberto Martins;
- Vingança;
- (Xote da) Felicidade.
Conquiste a vaga no vestibular dos seus sonhos!
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares brasileiros, incluindo aulas sobre obras obrigatórias!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre processos seletivos específicos e sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Aulas de obras obrigatórias;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!